domingo, 24 de fevereiro de 2013

O pior de todos os pecados



Durante a Idade Média um grupo de monges decidiram amar a Deus com todo o coração, mente e alma, como Jesus ordenou no maior mandamento: “Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.” Mateus 22:36-37.

Eles queriam saber não só o que os atraía a Deus, mas também o que os afastava. Eles compilaram então uma lista de pecados básicos a partir do qual se originam todos os outros pecados. E concluíram num resumo conhecido como “Os 7 Pecados Capitais.” O pior e o mais perigoso de todos os pecados é o primeiro da lista.


Você quer saber o qual é? É o Orgulho. A Bíblia diz em Provérbios 6:16: “Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina”

Provérbios 6:16-19 “Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina:
olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente; coração que maquina projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal; testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.”

Qual é o primeiro pecado na lista? (Provérbios. 6:17) “Olhos altivos”.

Deus odeia este pecado primeiro que todos os outros porque as pessoas que são cheias de orgulho demonstram isso nos seus olhos. O orgulho encabeça a lista dos sete pecados que Deus odeia mais porque esse é o pior de todos os pecados.

Para entender o porquê vamos olhar mais profundamente para a descrição de orgulho, os perigos do orgulho e destruição do orgulho.

A. Descrição do orgulho.

Pois o orgulho é o pior de todos os pecados porque é o primeiro pecado cometido no universo. O orgulho não é “auto-estima elevada” porque dessa nós precisamos. Nós devemos ter uma boa auto-estima.

O orgulho é arrogância ou ter uma opinião exagerada de si mesmo. “Orgulho” é aquela palavra que melhor descreve a tentação de Satanás.

A essência de Satanás é revelada no coração do rei da Babilônia, que foi completamente tomado por Satanás. O rei de Babilônia é uma figura de como Lucífer se transformou em Satanás. Por causa do seu orgulho Satanás liderou uma rebelião contra Deus.

Em seu coração disse: “Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono. Subirei sobre as alturas das nuvens e serei semelhante ao Altíssimo” Isaías 14:13-14.

Veja como Jesus descreveu o resultado dessa rebelião em Lucas 10:18 “Eu via Satanás, como raio, cair do céu”. Quanto tempo demorou a Deus para derrotar Satanás? Você já vi um raio? Jesus disse que foi com essa rapidez com que Deus derrotou Satanás.

Satanás levou Adão e Eva a pecar, apelando para o seu orgulho, o mesmo orgulho que o levou a rebelar-se contra Deus.

Deus disse a Adão e Eva se eles comerem o fruto proibido morreriam mas Satanás diz-lhes: “Certamente não morrereis” Génesis 3:4. De seguida Satanás disse: “E sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” (Génesis 3:5)

A essência do orgulho é tentares ser o teu próprio Deus. As pessoas que querem ser Deus dizem: “Eu posso fazer minhas próprias regras e viver como eu quero. Eu posso viver por meus próprios padrões e moral.” De novo, e por outras palavras, o orgulhoso o que diz é: “Eu serei o meu próprio deus, e serei a minha própria autoridade moral.”

Isto é uma breve descrição do orgulho pelo que agora vamos ver:

B. Os perigos do orgulho

O orgulho provoca todos os tipos de problemas na vida e pode ferir-nos de pelo menos quatro maneiras:

1. Orgulho fere-nos espiritualmente.

Porquê? “Abominação é ao Senhor todo o altivo de coração”. Provérbios 16:5a

Há apenas um motivo para não estar perto de Deus: o orgulho. Outra palavra para orgulho é “ego”. Alguém disse que “ego” é o mesmo que “empurrar Deus para fora.”

2. Orgulho fere-nos nas relações (humanas).

O orgulho é a causa básica dos conflitos em relacionamentos. Onde isto está escrito? Provérbios 13:10: “Da soberba só provém a contenda.”

Todo marido e esposa devem memorizar este versículo. Quando temos um problema com o orgulho, nós chocamos com a família, amigos, parceiros, etc. Orgulho torna-nos exigentes e inflexíveis.

Orgulho provoca a destruição das relações entre pais e filhos. Muitos pais fazem dos seus filhos uns miseráveis pressionando-os a ser “estrelas” na escola, nas artes ou no desporto.

Porque certos pais fazem isso? Eles acham que as realizações de seus filhos passam por terem que ser melhores que os outros. Isso não passa de orgulho. O modelo de um homem e de uma mulher não está nas estrelas de cinema, da música ou do desporto. O modelo deve ser você mesmo apresentando-lhes Cristo como Aquele em quem você se inspira e deseja que os seus o sigam.

Além disso, quando somos orgulhosos, tornamo-nos detestáveis e rudes.

Já viu pessoas orgulhosas num restaurante? Eles são brutos e exigentes. E porque eles são rudes? Alguém já disse acertadamente; “Desrespeito é a imitação de uma pessoa fraca de força.”

3. Orgulho fere-nos emocionalmente.

O orgulho faz-nos sempre tentar demonstrar que somos bem sucedidos para impressionar os outros.

O orgulho faz-nos querer manter as aparências de ricos a todo custo. Portanto, orgulho mantém-nos stressados e infelizes.

O orgulho cega-nos. Jesus declarou em Lucas 12:15: “Porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.”

"Os arrogantes são como os balões: basta uma picadela de sátira ou de dor para dar cabo deles." (Madame de Staël)

4. Orgulho fere-nos financeiramente.

As dívidas pessoais são um dos maiores problemas da nossa sociedade.

Ou mais longe… o endividamento é um dos factores principais de divórcio.

Cada ano que passa as dívidas dos Estados e das famílias aumenta cada vez mais.

- O culpado tem nome: é o ORGULHO.

As pessoas hoje em dia estão mais preocupadas com a opinião dos outros relativamente à sua imagem pessoal do que na verdade em serem bem sucedidos.

Mas Deus acende-nos o semáforo amarelo em Provérbios 16:18: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.”

Nós vimos um pouco uma descrição dos perigos da soberba. Agora vamos aprender sobre...

C. A destruição do orgulho.

Só uma coisa pode destruir o orgulho nas nossas vidas: essa “coisa” chama-se humildade. Humildade pode empurrar orgulho para fora de nossos corações e permitir que Deus tome o seu devido lugar.

Em resumo, hoje nós vamos pôr-nos numa encruzilhada. Hoje nós vamos tomar uma decisão séria na nossa vida. Estão diante de nós dois caminhos:
- o orgulho e a destruição;
- ou a humildade e a vitória.

Mas como nos tornamos humildes? Temos que fazer pelo menos três coisas:

1. Reconhecer o orgulho em nossas vidas

Nós somos incrivelmente cegos sobre o orgulho nas nossas próprias vidas. A Bíblia diz isso em Jeremias 17:9: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas.”

As pessoas arrogantes não sabem e não reconhecem que têm um problema com o orgulho. Porque os seus corações são tão enganosos, nós precisamos orar e de ter a humildade de pedir: “Sonda-me, ó Deus e conhece o meu coração”. Salmos 139:23.

Para reconhecer o orgulho nas nossas vidas, devemos pedir a Deus para nos mostrar algum sinal de orgulho em nossa vidas ou então ser inteligente o bastante para ouvir as pessoas que estão à nossa volta e nos amam.

Depois confessá-lo como pecado.

2. Lembre-se da fonte das nossas bênçãos.

Tudo o que você e eu temos vem de Deus.

É vulgar ouvirmos dizer: “tudo o que eu ganhei foi com estas minhas duas mãos.” Então a pergunta é: E quem te deu essas mãos, a tua mente, os teus talentos e as tuas habilidades?

Lembre-se do orgulho do homem rico: “Alma tens em depósito muito bens, come, bebe, folga…”

Em I Timóteo 6:17b está escrito: “Mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos.” Mas se observamos melhor esta passagem o que diz mais Paulo a Timóteo? “manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a sua esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que nos concede abundantemente todas as coisas para delas gozarmos.”

3. Substituir o egoísmo com serviço

A melhor forma de erradicar o orgulho é envolver-se no serviço aos outros.

Poucas horas antes da crucificação Jesus e os seus discípulos observaram a Páscoa onde Ele também nos ensinou a observá-la repetidamente como um mandamento na forma de “Ceia do Senhor”. Quando Jesus e os seus discípulos estavam a participar da ceia houve um episódio estranho.

Lucas 22:23-27: “Então eles começaram a perguntar entre si qual deles o que ia fazer isso.
Levantou-se também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior. Ao que Jesus lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que sobre eles exercem autoridade são chamados benfeitores. Mas vós não sereis assim; antes o maior entre vós seja como o mais novo; e quem governa como quem serve. Pois qual é maior, quem está à mesa, ou quem serve? porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, estou entre vós como quem serve.”

Normalmente não associamos Ceia com contenda mas isso aconteceu exactamente com Jesus. Dá para pensar nas vezes em que na igreja, no ministério, está tudo a correr tão bem e de repente…, há sempre alguém…, que resolve lançar uma contenda.

Uma contenda “sobre qual deles seria o maior…” em ambiente de ceia?!?!

Mas no canto da sala, perto da porta, havia um jarro de água e um lavatório vazio. Ouvindo o debate orgulhoso entre os discípulos Jesus levanta-se da refeição, envolve uma toalha na cintura e derrama água na bacia.

João 13:5 “Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.”

O Criador do Universo lavando pés sujos dos discípulos. O Mestre, O Filho de Deus está fazer-lhes o que eles orgulhosamente não são capazes de fazer nem a Ele, nem uns aos outros! Os discípulos ficam surpreendidos porque o seu Mestre está a fazer de máquina de lavar pés.

“Ora, depois de lhes ter lavado os pés, tomou o manto, tornou a reclinar-se à mesa e perguntou-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?” (João 13:12)

No verso 16: “Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor.” Não, realmente não é! Mas Jesus, aquele que entre eles era de facto maior não tem problema de orgulho. É por isso que a Bíblia diz: “Humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” Filipenses 2:8b.

O modelo principal de humildade, o qual é o oposto de orgulho, é Jesus Cristo. Ele não tem que provar nada ou impressionar alguém portanto estava livre para servir outros.

Concluímos que o orgulho é um sinal de insegurança e as pessoas inseguras não podem servir os outros porque eles querem ser servidos ou estar no centro de todas as atenções.

Para concluir:

O orgulho é perigoso:

- Fere-nos espiritualmente; fere-nos nos relacionalmente; fere-nos emocionalmente e fere-nos financeiramente.

Para destruir o pior de todos os pecados, nós temos que:

- Reconhecer o orgulho em nossas vidas; lembrar a Fonte de todas as nossas bênçãos; e substituir o egoísmo com o serviço...

Ainda, para remate final, e para nos motivar a nos livrarmos do pecado do orgulho, Provérbios 18:12 lembra-nos que: “O coração do homem se exalta, antes de ser abatido, e diante da honra vai a humildade.” ou, “Antes da ruína eleva-se o coração do homem; e adiante da honra vai a humildade.”



Sem comentários:

Enviar um comentário