quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Halloween - a festa de Samhain

               

Há mais de dois mil anos atrás o povo celta festejava no dia 31 de Outubro a festa Samhain (o senhor da morte), que marcava o fim do ano velho e início de um novo ano. Os celtas adoravam o deus-sol Baal, a quem atribuíam a proveniência das reservas de alimentos para o inverno seguinte. 


Nesta comemoração os Celtas acreditavam que as almas dos seus entes queridos falecidos vagueavam pelos montes procurando possuir quem encontrassem, como a única possibilidade de ter vida após a morte. A fim de espantar os espíritos considerados maus, usavam máscaras para não serem reconhecidos pelos demónios, apagavam as tochas e as lareiras das suas casas, e desfilavam nas ruas fazendo ruído e destruição para os afugentar. Faziam também pequenas fogueiras nas ruas e nos montes, esculpiam o nabo (naquela época utilizavam o nabo em vez da abóbora) e colocavam-lhe uma chama por cima.


A festa é essencialmente um banquete ao oculto. Os druidas (espíritas celtas) realizavam cerimónias ao "deus da morte" e ofereciam sacrifícios de crianças em sua honra. Hoje em dia, em países pouco habituados a estas “tradições”, o comércio está a explorar a curiosidade por este evento e promovendo cada vez mais a curiosidade das crianças. A pressão é tal que creches privadas e escolas públicas promovem o dia das bruxas e incentivam à participação com vestes apropriadas e máscaras.

II. A absorção por Roma



No século IV d.C., o imperador romano Constantino, não podendo combater estes rituais, declarou-os legais absorvendo-as com as práticas cristãs. Continuaram também os rituais de fogo para Samhain, o druida conhecido como o “Senhor da Morte”, que passava pelo mundo recolhendo as almas falecidas no ano anterior, que seriam destinadas a habitar os corpos de animais e eram encontradas na forma de fantasmas, espíritos, bruxas ou duendes. A diferença promovida por Roma foi apenas o ensino de que "protegiam contra o demónio".


Até ao século VII d.C., a Igreja de Roma celebrava o “Dia de Todos os Santos em Maio” mas em 834 a data foi transferida por Gregório IV para o dia 1 de Novembro. O festival original para o “Senhor da Morte” transformou-se numa lembrança dos mortos cristãos, com uma vigília preparatória na noite de 31 de Outubro. Era portanto a noite de hallow, (consagração) + Even (noite), acabando por ficar Halloween (a noite antes do dia de Todos os Santos).


No dia 1 de Novembro a Igreja Católica celebra o Dia de Todos os Santos com o propósito de lembrar os mortos, orando pelos mesmos a fim de ajudá-los em caso de estarem cumprindo alguma expiação no purgatório. Muitos destes costumes são agora associados ao "Halloween", como por exemplo, podemos citar o costume de ir de porta em porta pedindo doces. Esta prática era vulgar na Irlanda centenas de anos atrás. Para os que davam comida (hoje em dia doces), era oferecida uma promessa de prosperidade, para os que não davam nada era-lhes desejado que a má sorte os perseguisse. Ainda, a expressão "FELIZ HALLOWEEN" é uma manifestação de desejo de ficar livre dos demónios da sua vida.


III. Simbologia


A bruxa é um símbolo central de Halloween e vem do saxão wica, que significa "mago", possuidor de conhecimentos incomuns. Quando ocorria o pôr do Sol antes de um sábado, as bruxas aplicavam um unguento sagrado na sua pele afim  de "lhes dar a capacidade de voar". 


As crianças escocesas costumam escavar o interior dos nabos e enchê-los de doces. Quando os escoceses e irlandeses chegaram aos Estados Unidos, a partir de 1840, começaram a utilizar abóboras que transformavam em lanternas. 


As máscaras também datam do tempo em que o festival Samhain se fundiu com Halloween. As pessoas não queriam ser reconhecidas pelos fantasmas da noite e assim usavam máscaras. Mais recentemente, as crianças passaram a vestir-se como fantasmas e duendes para assustar os seus vizinhos pedindo doces ou fazendo travessuras.


Portanto, o “dia das bruxas” não é uma festa inocente. Os espíritas retiram o melhor proveito desta época para promover as suas adivinhações e lançarem as suas maldições.

A Palavra de Deus condena claramente estas práticas. Toda a Bíblia está repleta de ensino relativo à bruxaria, encantamentos, espiritismo, adivinhações e contactos com os mortos.


III. O que a Bíblia diz.


Entendemos pela Palavra de Deus que a Igreja de Jesus deve proclamar a verdade e ensiná-la. Não devemos portanto mascarar um prática que é claramente contrária à vontade de Deus.


Quando de alguma forma nos deixamos levar por práticas pagãs, devemos corrigir o nosso erro, para que mais tarde não venhamos a sofrer as consequências. Por exemplo, o Rei Manassés (um dos reis de Israel) “queimou seus filhos como oferta no vale do filho de Hinom, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçarias, tratava com necromantes e feiticeiros e prosseguiu em fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocar à ira" II Crónicas 33.6. Israel, como sabemos, pagou caro estas más escolhas dos seus líderes.

A Palavra de Deus é clara: "Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; ... Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa" Deuteronómio 18.10,11,14.


Entendemos ainda pela Palavra de Deus que a influência de Satanás sobre a vida de muitas pessoas é uma realidade com que temos de lidar. Porém, acreditamos que pela mesma Palavra de Deus e no Nome de Jesus pode ser alcançada a libertação.


As práticas pagãs e de adivinhação, em todas as épocas, tentaram misturar-se com a Igreja. Por exemplo, Paulo teve problemas por causa de uma jovem que tinha um espírito de adivinhação. Mesmo que os espíritos digam a verdade, tal não é aceitável para Deus: “Ora, aconteceu que quando íamos ao lugar de oração, nos veio ao encontro uma jovem que tinha um espírito adivinhador, e que, adivinhando, dava grande lucro a seus senhores. Ela, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: São servos do Deus Altíssimo estes homens que vos anunciam um caminho de salvação. E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou- se e disse ao espírito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora saiu.” Actos 16:16-18


Não se deixe confundir nem envolver com bruxaria, cartomantes ou até mesmo com o horóscopo. "Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus" Levítico 19.31.


Procure um Igreja Evangélica. Jesus tem um futuro maravilhoso e seguro para si! Lembre-se também que a única possibilidade de conseguir a vida eterna com Deus é somente através de Jesus: "Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus." João 1:12

Sem comentários:

Enviar um comentário