sexta-feira, 24 de junho de 2016

Melhorar o casamento


Há muitos casamentos que têm três etapas: A primeira é chamada “ideal, a segunda “calvário” e a terceira, “vamos fazer um acordo”. O facto é que, depois de casados durante alguns anos e depois de saírem do “país das maravilhas”, percebe-se que um bom casamento não acontece por acaso.

Casamento é trabalho duro! Salomão, no seu livro de Provérbios 24:3 descreve-o desta forma: “Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece”. O verso seguinte diz: “E pelo conhecimento se encherão as câmaras com todos os bens preciosos e agradáveis.” (Provérbios 24:4).

Portanto, para melhorar o casamento são necessários: sabedoria, entendimento e conhecimento. Estes três encontramos em Provérbios. Neste tema vamos abordar 5 requisitos para melhorar o nosso casamento.

I. Comunicar.

A comunicação é mais do que apenas falar, é sermos capazes de compartilhar livremente os nossos corações. Também devemos lembrar que ganhamos direito de ser ouvidos por ouvir. Uma chave para uma boa comunicação é sermos bons ouvintes. “O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento.” Provérbios 1:5a

Sem uma boa comunicação, e saudável, o casamento não tem a menor hipótese, pois hoje em dia os casais são privados de muitas formas e por muitas razões da comunicação entre eles e a parte mais importante da comunicação é saber ouvir. Para sermos bons ouvintes devemos levar em conta alguns princípios:

a. Invista tempo em abundância com o seu cônjuge.

A maioria das pessoas falam cerca de 150 palavras por minuto, mas é possível ouvir 2 a 3 vezes mais rápido.

Portanto, a tentação é apressar as pessoas ou deixar as nossas mentes vaguear sem prestar atenção ao nosso interlocutor. Tiago no capítulo 1:19b lembra-nos: “Portanto meus amados irmãos, que todo o homem seja pronto para ouvir e tardia para falar.”

A comunicação requer prática. Hoje em dia a falta de diálogo entre as pessoas é agravado, depois do aparecimento da televisão, com os equipamentos portáteis.

b. Evite corrigir ou discutir.

Não importa o quão errado o seu cônjuge possa estar, não discuta ou corrija. Basta acenar com a cabeça para afirmar que está realmente a ouvir o que está sendo dito mesmo se ele/a está errado/a. O que é mais importante é o que o seu cônjuge se sinta livre para expressar os seus sentimentos.

Por vezes, mais do que qualquer coisa, um cônjuge precisa de desabafar sentimentos de mágoa, raiva e frustração. Mas discutir só impede que o seu coração se alivie.

"Se tiveres razão cala-te!", disse alguém. Pense na profundidade e alcance desta ferramenta.

Quando as pessoas podem realmente verbalizar os seus pensamentos, são mais capazes de analisar e avaliar. Se o que dizem soa a tolice ou está errado, provavelmente acabará por soar a erro para eles/as também, assim que terminarem de verbalizar o que os/as inquietam.

Mesmo quando eles/elas são hostis, brutos, rudes, é preciso manter a calma e lembrar a verdade que está em Provérbios 19:11 “A prudência do homem faz reter a sua ira e é glória sua passar por cima da transgressão”.

As nossas mágoas e frustrações na vida podem causar explosões emocionais se não forem expostas. Falar liberta a pressão emocional que pode explodir um casamento, tal como a válvula de segurança numa panela de pressão. Permitir que uma pessoa se expresse é aliviador da pressão acumulada.

Até mesmo as explosões emocionais de raiva podem ser muito boas, porque a pessoa liberta-se de uma forma natural do que está “engasgado”.

c. Olhar bem nos olhos do conjugue.

A audição começa com os nossos olhos e não com os nossos ouvidos. Para sermos bons ouvintes os nossos olhos devem estar focados nos olhos da pessoa que fala. Muitas vezes os nossos olhos dizem algo que os nossos ouvidos não captam.

O que Provérbios 20:12 nos diz? “O ouvido que ouve e o olho que vê, o Senhor os fez a ambos.

Observe a notável ausência duma referência à boca. Se mantivermos os nossos olhos voltados para quem fala as nossas mentes e ouvidos continuarão centrados também.

Aqui convém lembrar os que discutem usando os meios tecnológicos que estão a perder totalmente o seu tempo a anular qualquer hipótese de entendimento. Nem o telefone é uma ferramenta aceitável para um diálogo crispado.

d. Faça perguntas sobre o que não entender.

Fazer perguntas permite que o seu cônjuge saiba do que realmente você quer entender e o que ele/a está a dizer. Mas deve sempre fazer perguntas com paixão e bondade. Nunca diga: De onde é que tiraste essa ideia idiota?

Quando fizeres perguntas precisas de lembrar a verdade de Provérbios 20:5 “Como as águas profundas é o conselho no coração do homem; mas o homem de inteligência o trará para fora” ou “Como águas profundas é o propósito no coração do homem; mas o homem inteligente o descobrirá.” JFA

Os pensamentos e sentimentos do coração de uma pessoa são como águas profundas. Mas se formos sábios podemos tirá-los de lá utilizando duas fantásticas habilidades: perguntas e amor. Comunicação requer planeamento

Portanto, o plano consiste em caminhar lado a lado ou seja, investir tempo, sair uma vez por semana para comer e conversar. No entanto, lembre-se que o seu casamento nunca será o ideal mas poderá chegar muito próximo dele. Casamentos de Príncipes a Cavalo e Fadas nos Castelos são só nos cinemas.

Todos os casais sorridentes que vês no Domingo na Igreja têm problemas semelhantes ou piores que os teus.

Melhorar o nosso casamento requer comunicação.

II. Namorar.

Isto significa continuar a namorar depois de casados. Como alguém disse: “se houvesse mais cortesia no casamento, haveria menos casamentos nas cortes". Pouco depois de casar a maioria dos cônjuges pára de fazer as coisas que antes fazia para conquistar o amor do seu companheiro.

Além disso essa pessoa mais importante nas nossas vidas muitas vezes fica de parte. No período da manhã muitos de nós estamos com pressa, stressados e mal humorados. E há pessoas que de manhã são completamente intragáveis...

Quando chegamos a casa, frequentemente, estamos cansados e queremos que nos deixem em paz. Assim o namoro não existe e isso não é justo para nenhum dos dois. Os casais devem planear tempo para desfrutar um do outro. Todas as semanas deveríamos ter uma saída especial e pelo menos uma vez por ano um fim de semana especial juntos.

Isto irá permitir-nos ter uma experiência que é o desejo de Deus para os nossos casamentos e que se encontra em Provérbios 5:18b “… alegra-te com a mulher da tua mocidade”.

Melhorar o casamento requer namorar, comunicar e…

III. Elogiar

Antes de casar concentrávamo-nos em todos os pontos bons dos nossos futuros companheiros e até as diferenças nos atraíam, mas depois do casamento esses detalhes tornaram-se numa fonte de irritação.

Então, não podemos concentrar-nos apenas no que nos irrita. Precisamos de nos concentrar nos aspectos positivos e elogiar os nosso cônjuges.

Infelizmente, uma verdade é que fazer elogios é difícil para a grande maioria dos homens. É por isso que Deus dá ordem aos maridos sobre as esposas em Provérbios 31:31 “Dai-lhes do fruto das suas mãos e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas". Nos tempos bíblicos as portas eram onde os negócios públicos eram realizados. Era como um salão da cidade. O elogio ou o louvor mais eficaz é o que é proferido na presença dos outros. Louvor em público ou em privado, e que seja correcto, é essencial para melhorar o nosso casamento.

Devemos criar o hábito de elogiar a esposa e o marido com sinceridade pelo menos uma vez por dia. Não bajulá-la/o mas elogiá-la/o sinceramente. Para o elogio ser eficaz deverá ser genuíno e verdadeiro, sem mentira ou exageros, porque isso só vai ser contra produtivo.

A maioria dos homens precisam de ajuda nesta área e aqui estão algumas dicas: “Querida, que refeição deliciosa” ou: “Eu não sei do que gosto mais, se do vestido ou do que está dentro dele”. Homens sempre que puderem elogiem os corpos das vossas esposas porque a maioria das mulheres são muito sensíveis sobre a sua aparência. As mulheres precisam que os seus maridos elogiem os seus corpos. É por isso que elas demoram tanto tempo a preparar-se. Alem disso, poucas coisas podem magoá-las tão profundamente como a crítica à sua aparência.

Porque não te sentas para relaxar enquanto lavo os pratos? Homens tratem as suas esposas como rainhas e serão tratados como reis. Precisamos de lembrar a verdade em Provérbios 16:24 que se aplica muito bem ao casamento? “As palavras suaves são favos de mel doces para a alma, e saúde para os ossos”.

Não há palavras mais suaves do que os elogios ou palavras de louvor. Elas também ajudam a trazer a cura para um casamento.

Melhorar o seu casamento requer namorar, comunicar, elogiar, e…

IV. Confessar.

Em todos os casamentos há momentos em que falamos palavras duras, coisas desagradáveis são feitas e datas importantes que são esquecidas. Quando estas coisas acontecem, temos uma palavra difícil de dizer no nosso idioma e que é: perdoa-me.

Há outra palavra muito difícil e que é: Errei. No casamento é muito importante obedecer sempre a Tiago 5:16a “confessai as vossas culpas uns aos outros…”

Muitos homens acreditam na mentira terrível de que se admitirem que estão errados as suas esposas não os respeitam. Isto pode pode parecer estranho para alguns mas ainda há homens assim, absurdamente machistas, nunca adimitem que também erram. Nada poderá estar mais longe da verdade. Todas as mulheres sabem que os seus maridos cometem erros. A humildade vem primeiro que a honra. Se errámos, admitimos! Reconhecer, ser autêntico e verdadeiro é um forte contributo para a harmonia no casamento.

Melhorar o seu casamento requer namorar, comunicar, elogiar, confessar e…

5. "Cristo".

De tempo a tempo todos nós temos tempestades nos relacionamentos que podem abalar os nossos casamentos e causar algumas rachaduras graves.

De acordo com Jesus, quando isto acontece se colocarmos em prática as suas palavras, podemos afirmar o que ele promete em Mateus 7:24? “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha”.

Jesus disse que aos olhos de Deus, quando duas pessoas se casam, serão uma só carne, e assim já não serão dois, mas uma só “carne”. Marcos 10:8. Mas como os dois se tornam um? De acordo com este esquema, o que acontece quando você chega mais perto de Cristo?

Ao cada parceiro se aproximar mais a Cristo tornam-se mais e mais um em suas atitudes costumes desejos etc…

Mas, e se o seu cônjuge não está mais perto de Cristo ou não é um cristão? Com é que I Pedro 3:2 diz que a esposa (ou marido) pode ganhar um cônjuge não crente? “Considerando a vossa vida casta em temor”.

Ganhar um cônjuge não crente começa com oração. Pede a Deus para mudar as tuas atitudes e acções negativas para com o teu cônjuge para que o teu exemplo de vida possa levá-lo ao Senhor em vez de afastá-lo.

Alguns não cristãos agem de modo mais correcto para com os seus cônjuges do que muitos cristãos e esse comportamento afasta-os para longe de Cristo.

Melhorar o teu casamento requer NAMORAR, COMUNICAR, ELOGIAR, CONFESSAR e "CRISTO".

Qual e a área que precisas de dar mais atenção ao teu casamento?
O que vais fazer para mudar isso?

Sem comentários:

Enviar um comentário