sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Antídoto para cobras




Muitos adultos ainda sentem dor emocional por palavras impensadas que lhes foram ditas durante a infância.

O livro de Provérbios revela esse incrível poder que as palavras têm. Em Pv 12:18 lemos assim: “Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde”. Este versículo diz-nos que a nossa língua tem o poder de fazer duas coisas impressionantes: ferir ou curar.

Para dominar as nossas bocas, nós devemos considerar em primeiro lugar...



A. A boca descontrolada.

O livro de Provérbios dá-nos pelo menos três formas de identificar bocas descontroladas, ou seja:


1. É uma boca mentirosa.


Em Provérbios Deus tem muito a dizer-nos sobre as pessoas que mentem. É claro que também temos os Dez Mandamentos da Bíblia, bem como uma lista de seis coisas que Deus odeia, e a sétima a sua alma abominaProvérbios 6:16-19: “Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina: olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente; coração que maquina projectos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal; testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.”

O número dois da lista é a língua mentirosa e o número seis, a testemunha falsa que profere mentiras.

Duas das sete coisas de que Deus mais odeia envolve mentir. E porque Deus odeia mentira? Porque a mentira e os mentirosos são pólos opostos da natureza de Deus!

Jesus, que é Deus e veio à terra em carne e sangue disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” Jo 14:6.

Uma boca descontrolada é sempre uma boca mentirosa, e é:

2. É uma boca intriguista.


No livro de Provérbios Deus tem muito a dizer sobre as intrigas ocas e muitas vezes chama uma pessoa que faz intriga um “murmurador” ou um “difamador.”


Uma coisa que faz a intriga muito perigosa e destrutiva é que por natureza gostamos de ouvir. Provérbios 18:8 fala da nossa atitude natural para a difamação: “As palavras do mexeriqueiro são como doces bocados; elas descem ao íntimo do ventre.” ou, “As palavras do difamador são como bocados doces, que penetram até o íntimo das entranhas.”

Assim, ouvir a intriga é como comer a nossa comida favorita, a qual é levada ao nosso íntimo e estimula uma das nossas maiores apetências.

Porque gostamos de ouvir intrigas? Porque temos a ideia errada de que quando os outros nos parecem ruins, julgamo-nos melhores que eles. Quem é exactamente um "mexeriqueiro” ou um “fofoqueiro”? É resumidamente alguém que repete os assuntos particulares dos outros.

Algumas pessoas justificam a intriga dizendo: “É verdade” E daí?" Mas a verdade é que quando você espalha as informações relativas a alguém, isso chama-se “calúnia”.

É “intriga” repetir os assuntos privados dos outros, mesmo quando essa informação é verdadeira. Um dos aspectos mais prejudiciais da intriga é que arruína relacionamentos. Por isso precisa-mos lembrar a verdade que se encontra em Provérbios 17:9 “Aquele que encobre a transgressão busca a amizade, mas o que revolve o assunto separa os maiores amigos.” ou “o que perdoa a transgressão busca a amizade; mas o que renova a questão, afasta amigos íntimos.”

Todos nós já conhecemos relacionamentos e amizades que foram prejudicados e terminaram por causa de uma simples intriga. O facto é que a vítima da intriga normalmente nunca é chamada para se defender ou em última instância tarde demais é convocada para ser crucificada sem oportunidade de se redimir da sua falta.


A única razão porque um cristão bondoso deve partilhar informações pessoais sensíveis é para ajudar a pessoa ou proteger alguém de ser ferido por essa informação.

Tiago lembra àqueles que matam (os outros com as suas línguas) que é o mesmo Deus aquele que disse, “Não adulterarás, também disse: Não matarás.” Tiago 2:11

3. É uma maldição ou profanação.

O caso de Noé é muito conhecido. Vulgarmente lembramos a irresponsabilidade de Noé mas ignoramos a peçonha na língua do pai de  Canaã. A Bíblia diz que a descendência de Cão foi amaldiçoada por ter exposto o seu pai. Para Deus a propagação de uma falta é pior que o próprio erro. (Génesis 9:22 - 25)

Na nossa cultura a profanação e intriga está a tornar-se cada vez mais comum e aceitável. Filmes, novelas e amigos falsos enchem a nossa cabeça com intrigas e induzem-nos inconscientemente a ter o mesmo comportamento. “A Casa dos Segredos” é uma evidência clara de como a intriga conquista milhares de adeptos e de como os que têm pior carácter são os mais premiados.

O sábio em Provérbios dá-nos um comando: “afasta de ti a perversidade dos lábios.” A palavra hebraica traduzida perversidade (lāzût) significa falta ou desviar do que é considerado certo.

Nos Estados Unidos um estudo realizado pela Universidade Estadual da Flórida professor de comunicação Barry Sapolsky diz que: “os palavrões durante o horário nobre da televisão aumentou 58% entre 1997 e 2004”.

Isso indica que a linguagem profana está a tornar-se aceitável e isso está a acontecer mesmo entre os cristãos.

Em Efésios 4:29 diz-nos “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe.” A palavra traduzida torpe (sapros) significa ruim ou podre. Esta palavra era usada para se referir a fruta podre ou alimentos perdidos. A linguagem obscena deve ser repulsiva para o cristão como se trata-se de um ovo podre.

Palavrões, piadas sujas, e vulgaridade nunca devem sair da boca de um cristão. É por isso que a Bíblia diz: “Nem torpezas, nem parvoíces nem chocarrices, que não convêm.” (Efésios 5:4).

Depois de nos tornarmos Cristãos, em média, leva mais de um ano para deixar o hábito de uma linguagem profana e dominar as nossas bocas. A mudança exige muito tempo e esforço.

Uma boca descontrolada é uma boca mentirosa, uma boca intriguista e uma fonte de maldição.

Vamos agora ver como podemos…


B. Dominar a nossa boca.


Há pelo menos quatro coisas que devemos fazer para dominar a boca:

1. Seja sempre sincero.

Significa que deves ser franco, honesto, não enganoso. Se quiseres construir relacionamentos saudáveis com outros tens de ser honesto, verdadeiro e sincero.

O que Provérbios 24:26 nos diz? “Beijados serão os lábios do que responde com palavras rectas”. Isto significa que nós devemos dizer sempre a verdade para as pessoas que amamos. Quando você mente para alguém isso é a mesma coisa que dizer: “Eu não te amo.”

Ser franco e honesto também significa dizer também às pessoas o que elas precisam ouvir, e não o que eles querem ouvir, embora tenhamos também que escolher sempre o momento e as palavras certas para o dizer.


“Leais são as feridas feitas pelo amigo.”
Pv 27:6a Se formos verdadeiros amigos, vamos dizer aos nossos amigos a verdade para os ajudar mesmo que eles fiquem zangados connosco.

Mas lembre-se sempre elogiar em público e corrigir em privado. Nenhum relacionamento, amizade ou casamento pode sobreviver se não for construído em honestidade.

2. Seja sempre confidente.

Poucas são as pessoas que podem ser confiáveis com informações pessoais ou seja privadas. Todos nós precisamos de pessoas com quem podemos compartilhar as nossas mágoas, medos e frustrações. Quando alguém nos compartilha informação pessoal e privada temos de nos lembrar do conselho que se encontra Provérbios 11:13 “O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto.” ou “o que anda mexericando revela segredos; mas o fiel de espírito encobre o negócio.”

Uma das maneiras mais rápidas de ferir pessoas é quebrar a confiança. No entanto, se dominarmos as nossas bocas seremos sempre confidentes ou confiáveis.

3. Seja sempre construtivo.

Poucas coisas são mais necessárias em nosso mundo do que palavras construtivas palavras que curam, elevam e incentivam! Provérbios diz-nos que “palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos” (16:24).

Devemos estar sempre atentos às oportunidades que Deus nos dá para falarmos uma palavra construtiva e de incentivando aos membros da nossa família, amigos e companheiros de trabalho.

Encontramos pessoas todos os dias que desesperam por uma palavra de incentivo. “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25:11) Isto significa que as palavras são valiosas. Uma pessoa que sabe usar as palavras certas é como um artista que pode fazer coisas belas e valiosas. Uma palavra construtiva ou de incentivo é uma das coisas mais importantes que você pode dar à maioria das pessoas.

4. Seja sempre contido.

Às vezes, a coisa mais sensata que podemos fazer é restringir as nossas palavras e dizer pouca coisa ou até mesmo nada.

Todos nós sofremos “língua comprida”. Uma das queixas mais frequentes dos casais que estão a lutar pelos seus casamentos é “ele (ou ela) não me ouve.”

Quando começamos a conhecer as pessoas às vezes ficamos com a sensação de que sabemos o que vão dizer antes de falarem. Então, basta ouvirmos a primeira parte do comentário ou pergunta e podemos começar a responder mas a Bíblia diz em Pv 18:13: “O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua.”

Outro excelente momento que podemos aproveitar a oportunidade para ficar calados é quando alguém diz coisas tolas. Entrar num debate com um tolo é um grande erro porque essa pessoa nunca irá concordar alguma coisa connosco. A Bíblia é precisa em ajudar-nos a lidar com isto em provérbios 26:4 “Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia; para que também não te faças semelhante a ele.”

Portanto, queres ser como o tolo? Dá-lhe conversa. Argumenta com ele e serás como ele. Se entrares numa discussão com um tolo e alguém ouvir essa conversa, a pessoa não saberá distinguir de qual dos dois é o tolo.

Para dominar sua boca, seja sempre sincero, confidente, construtivo e contido.

Sem comentários:

Enviar um comentário