segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Vacina para raivosos




Quantas vezes você já ficou irritado hoje? E exaltado? Ninguém está imune a ficar irado mas há os que se excedem na raiva e na exaltação.

Os homens costumam ficar exaltados com mais frequência do que as mulheres e tendem expressar-se com agressividade chegando por vezes a ter comportamentos de violência extrema. As mulheres tendem a ser menos propensas a expressar a sua ira externamente mas são mais propensas a permanecer mais tempo amuadas e feridas emocionalmente.


Os homens tendem a gritar com quem eles estão irados e as mulheres tendem responder-lhes com um tratamento de silêncio prolongado. Alguns de nós são mais subtis do que outros, mas todos nós temos uma tendência natural para nos irarmos ou exaltarmos.

(Apenas um aparte: no restante desta mensagem não iremos minimizar a palavra “raiva” substituindo-a por “exaltação” ou “falta de paciência”. Iremos usar cada palavra no contexto necessário da força que precisamos dar-lhe nos diferentes contextos).

No livro de Provérbios, encontramos três coisas que podem ajudar um qualquer “cabeça quente”.  Começamos por...

I. Reflectir sobre os resultados.

Os homens são mais propensos a ficar com raiva de coisas, enquanto que as mulheres costumam a ficar com raiva de pessoas.

No entanto ambos têm mais probabilidade de extravasar a sua raiva na sua própria casa! Antes de perdermos a paciência, deveríamos considerar a verdade contida em Provérbios 19:19: “O homem de grande ira tem de sofrer o castigo; porque se o livrares, terás de o fazer de novo.”

Isto significa para uma pessoa que manifestamente se ira há sempre algum estrago, e que pode ser, consequência por estar zangado, ou uma punição para que lhe sirva de emenda. E não se esqueça que adiar um castigo ao que está irado sem razão aparente fará com que repetidamente ele incorra no mesmo erro, e por consequência, o dano, tarde ou cedo será ainda maior.

Há pelo menos quatro consequências sobre as quais devemos reflectir:

1. A raiva fere os relacionamentos.

Provérbios 29:22 “O homem iracundo levanta contendas, e o furioso multiplica as transgressões”.

Noutra versão encontramos a palavra “irascível”.

A raiva cria contendas em casa, no trabalho e em todos os lugares. Se não aprendermos a controlar a raiva, ela pode arruinar todos os nossos relacionamentos. Mas há um lugar onde a raiva causa os piores estragos: é em casa, no seu lar, o lugar onde você mais precisa de encontrar energias para vencer as adversidades contra os ataques que são inevitáveis do exterior. Um raivoso em casa é a ruína de toda a sua família. A raiva fere relacionamentos em todo o lugar mas especialmente na sua casa.

2. A raiva causa problemas de saúde.

Uma pergunta: Já lhe aconteceu você ficar com tanta raiva que até fica com dor de cabeça? Isso acontece porque quando estamos irritados a nossa pressão do sangue sobe e nosso sistema imunológico diminui. A ira pode até desencadear um AVC.

Os homens que são mais exaltados são mais propensos a ser diagnosticados com doenças cardíacas; têm cinco vezes mais probabilidades de sofrer um ataque do coração antes dos 55 anos do que os seus congéneres que são mais calmos ou “cabeças frias”.

Provérbios 17:22: “O coração alegre serve de bom remédio; mas o espírito abatido seca os ossos.”

Qual é o oposto de estar com raiva? É estar satisfeito. O coração alegre é um bom remédio, diz Salomão. Isso significa que as nossas emoções afectam nossa saúde e a raiva é uma emoção mortal em mais de um sentido. A raiva afecta o nosso ambiente sócio/familiar, laboral, psíquico e físico.

3. A raiva causa comportamento tolo.

Quando estamos zangados, dizemos e fazemos coisas tolas. Provérbios 14:17 “Quem facilmente se ira fará doidices; mas o homem discreto é paciente.”

A Bíblia também diz que o tolo se enfurece, é arrogante e dá-se por seguro. (Provérbios 14:16). Alguém descreve raiva como “insanidade temporária” porque nesse estado fazemos e dizemos coisas realmente tolas. Além disso fica a impressão que o “cão ladra para se sentir seguro” das suas razões e de tão importante que ele próprio se sente aos seus olhos.

Mas o certo é que todos ficamos com irados e exaltados uma vez por outra. Todos nós ficamos com raiva uma vez por outra. Assim sendo, o sábio além de “discreto e paciente” quando fica irado, deve lembrar-se da verdade que se encontra em Provérbios 29:11: O tolo revela todo o seu pensamento, mas o sábio o guarda até o fim.

A raiva leva-nos a fazer coisas tolas. Pense nisto:

Uma senhora foi mordida pelo seu cachorro e dias depois foi ao médico. O médico diz-lhe que ela tem um caso grave de raiva e que tem apenas um período curto de tempo para viver. Ela imediatamente pede uma caneta e um papel e começa a escrever. “A senhora está a escrever um testamento?” Perguntou o médico.Não” respondeu ela: “Estou a escrever uma lista de pessoas que eu quero que o meu cão morda!”

4. Ira abre a porta para Satanás.

A Bíblia nos diz para não deixar o sol se pôr sobre a nossa ira “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira;” (Efésios 4:26) e “nem deis lugar ao diabo” (Efésios 4:27) 

Sempre que ficamos com raiva damos ao diabo lugar para trabalhar nas nossas vidas através de ressentimento, de amargura, de uma boca descontrolada, etc. Salomão diz-nos também que Provérbios 29:22 “O homem iracundo levanta contendas, e o furioso multiplica as transgressões.”
A ira, a exaltação, a raiva, (dê-lhe o nome que você preferir) é um convite ao diabo para que ele estrague o nosso casamento, o nosso lar, e para que os nossos filhos fiquem ressentidos contra nós. Dar lugar ao diabo torna-nos infelizes.

Vamos então agora procurar soluções para exaltados.

II. Arrependimento do pecado.

Um dos passos importantes para superar a nossa raiva é perceber que é uma transgressão contra nós próprios de pecado. Ao lidar com o nosso pecado, temos duas opções: reprimi-lo ou confessá-lo.

Quando ficamos com raiva, muitas vezes “sopramos” o nosso “veneno” sobre aqueles a quem mais amamos, nossos cônjuges e filhos. Isso é um facto constatado em Provérbios 27:4: O furor é cruel e a ira impetuosa.

Nós não podemos fazer um “jogo de culpa,” lançando responsabilidades sobre os nossos pais, os outros ou as circunstâncias. Quando nós ficamos com raiva, isso não é a culpa de mais ninguém senão nossa. Temos que assumir a responsabilidade pelos nossos ímpetos e arrependermo-nos do pecado da ira.

A palavra “arrependimento” significa mais do que estar triste ou com remorso, significa que não faremos mais esse erro. Aquele que se arrepende faz uma viragem total na sua trajectória e não torna a fazer a mesma coisa.

Na última frase de Actos 26:20, Paulo expressa-se assim relativamente ao arrependimento: “… que se emendassem e convertessem a Deus fazendo obras dignas de arrependimento.

Mas isto não significa de que nós podemos logo eliminar a nossa raiva, significa sim que haverá um esforço óbvio para superarmos esse pecado de ira. Devemos sempre aconselhar as pessoas a procurar melhorar e não a ser perfeitas.

Quando realmente você se arrepender do pecado da ira irão notar-se sinais evidentes de melhoras nessa área. Se você quer mudar você precisa de reflectir sobre o que leu aqui, avaliar as consequências que a raiva tem causado na sua vida, arrepender-se do seu pecado, e... SER CONTIDO NAS SUAS REACÇÕES.

III. Conter nossas reacções.

Há quatro coisas que devemos fazer para conter as nossas reacções.

1. Vigiar as nossas palavras.

Qual é a primeira coisa que você é tentado a fazer quando fica com raiva? Você quer verbalmente vomitar tudo para fora, certo? Mas o que o livro de Provérbios nos diz no capítulo 10 e verso 19? Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio.

Ainda, no mesmo livro (21:23) você pode aprender que O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias.

2. Lidar com as nossas dores.

Uma das principais causas de raiva é ter sido ferido por outra pessoa algures no tempo. Como seres humanos que somos por vezes magoamos alguém ou somos magoados. Atos, palavras, mal-entendidos, são realidades a que todos nós estamos sujeitos, quer provocados por nós, quer concretizados contra nós. Em Provérbios 12:16 nós lemos assim: “A ira do insensato logo se revela; mas o prudente encobre a afronta”.

As pessoas inseguras são mais fáceis de se sentir insultadas porque eles têm uma baixa auto-estima. Mas também os tolos têm sempre a língua afiada para disparar na primeira oportunidade para se sentirem superiores aos outros. Contudo certos insultos só nos atingem se alimentarmos a suspeita de que são verdadeiros.

As pessoas inseguras não podem ignorar um insulto ou ferida, em vez disso elas ficam com raiva. Ao contrário, pessoas seguras e prudentes até um afronta descarada conseguem superar porque sabem que se forem inconsequentes poderão provocar um dano ainda maior.

3. Segurar a nossa hostilidade.

Reflectindo mais um pouco em Provérbios 12:16 “A ira do insensato logo se revela...” aqui temos um boa pista para por à prova a “capacidade de encaixe” de certas pessoas que têm um “pavio muito curto”. Qualquer adversidade faz com que desatem numa explosão de impropérios e violência contra tudo e todos.

Noutra versão lemos
A ira do insensato se conhece no mesmo dia. Não tem que ser imediatamente, basta esperar algumas horas.

Tive um vizinho que foi a uma discoteca e pisaram-lhe os ténis novos da Nike! Saiu calmamente e foi ao carro buscar uma navalha e à frente de toda a gente na pista de dança esfaqueou o seu “agressor” que nem sequer conhecia. O resultado foi um estrago enorme na sua juventude e na sua família por causa de uma “coisa” nova que tinha nos pés. A sua insensatez sai-lhe cara, não no mesmo instante, mas premeditadamente cerca de 10 minutos depois.

Não é por ter “pavio curto” que faz com que você seja um “cabeça-quente, ou um “exaltado”; mas é porque você É TOLO! Leu bem? VOCÊ É UM TOLO.

4. Ore por paciência.

Raiva é falta de paciência. A cura para controlar a raiva passa por permitir que o Espírito de Deus controle a sua vida. A Bíblia desafia-o a ser “cheio do Espírito”, o que a Bíblia chama ser cheios, ou controlados pelo Espírito Santo.

“E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito.” (Ef. 5:18) É caso para dizer que os que se embriagam são tolos, porque tolices já sabemos que fazem, mas os que são sábios e querem prosperar na vida enchem-se do Espírito de Deus.

Quando estamos cheios do Espírito Santo, o resultado inerente é o fruto do Espírito produzido nas nossas vidas. O quarto componente do fruto do Espírito é longanimidade (Gálatas 5:22) que significa paciência para suportar as ofensas.

Paciência, ou longanimidade, é evidência de ser controlado pelo Espírito. Enquanto raiva é um indicador de quem é controlado pelo diabo.

Conclusão:
I.   Reflicta sobre os resultados da sua raiva;
II.  Arrependa-se do pecado da raiva;
III. Seja contido nas suas reacções.

Quais são as acções que precisam de mais atenção na minha vida, e o que vou fazer sobre isso a partir de hoje?

Sem comentários:

Enviar um comentário