sábado, 22 de dezembro de 2012

Coração perfeito




“Onde está Jesus?”

Iniciei esta mensagem na comunidade com esta pergunta e a esmagadora maioria respondeu que Jesus estava no coração. Responderam bem. Jesus não está numa cruz nem no túmulo, está no nosso coração. Nós aprendemos a dar esta resposta porque a aprendemos de um sábio: “Filho meu, dá-me o teu coração…”

Mas Salomão na verdade ensinou mais do que isso: “Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos.” Provérbios 23:26


Agora impõe-se outra pergunta: E onde está o seu coração?

Jesus disse que… “… onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” (Mateus 6:21) Então o seu coração também deve estar em algum lugar. Onde está o seu coração?
  • O seu coração está em coisas ou em pessoas?
  • Está nos preceitos ou em conhecer a Deus mais de perto?
  • O seu coração está na Lei ou no Amor?

Repare neste texto incrível: “Amazias tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. E o nome de sua mãe era Jeoadã, de Jerusalém. Ele fez o que era recto aos olhos do Senhor, mas não o fez com coração perfeito.” II Crónicas 25:1,2.

Uma coisa é fazer o que é correcto, legítimo e legal. Outra coisa é ter um coração perfeito!

V.3,4: “Quando o reino já lhe tinha sido confirmado, ele matou os seus servos que tinham assassinado o rei seu pai. Contudo não matou os filhos deles mas fez segundo está escrito na lei: no livro de Moisés, como o Senhor ordenou, dizendo: Não morrerão os pais pelos filhos nem os filhos pelos pais; mas cada um morrerá pelo seu pecado.”

O Rei Amazias era cumpridor da Lei. E mereceu destaque por isso. Se está na Lei faço, se não está não faço! O que posso fazer eu faço mais do que isso não me peçam!

E o seu rigor não escapou ao cronista: o seu coração não era perfeito!

Todos sabemos o que é ter o coração perfeito com alguém.
  • Um patrão sabe quando o coração do seu empregado não é perfeito;
  • Um conjugue percebe quando o coração do seu companheiro/a não é perfeito para com ele/a;
  • Um pastor sabe quando o coração de um discípulo não é perfeito.
Mais atrás, no mesmo livro de Crónicas lemos assim: “Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte a favor daqueles cujo coração é perfeito para com ele;” II Crónicas 16:9

A história de Amazias (Rei de Judá) resume-se nisto: Derrotou Edom, o acto “subiu-lhe à cabeça”, desviou-se do Senhor, desafiou o Rei de Israel e foi derrotado. O Senhor não é forte com quem não tem o coração perfeito.

Assim, quando alguém falar das nossas realizações, lembre-se de QUEM merece a honra. Deus é Quem se lembra de nós e é Ele que É forte em nosso favor. Se Deus encontrar entre nós corações perfeitos então Ele será forte connosco.

II Crónicas 19:8,9 “Também em Jerusalém estabeleceu Jeosafá alguns dos levitas e dos sacerdotes e dos chefes das casas paternas de Israel sobre e juízo da parte do Senhor, e sobre as causas civis. E voltaram para Jerusalém. E deu-lhes ordem, dizendo: Assim procedei no temor do Senhor, com fidelidade e com coração perfeito.”
Repare na instrução:
  • Temor do Senhor;
  • Fidelidade;
  • Coração perfeito.
Isaías 29:11-13 “Pelo que toda visão vos é como as palavras dum livro selado que se dá ao que sabe ler, dizendo: Ora lê isto; e ele responde: Não posso, porque está selado. Ou dá-se o livro ao que não sabe ler, dizendo: Ora lê isto; e ele responde: Não sei ler. Por isso o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas tem afastado para longe de mim o seu coração, e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens, aprendidos de cor;”

Em conclusão, melhor que uma grande visão ou um grande projecto é um coração perfeito. Quem não tem um coração perfeito, não conhece a Deus só conhece a Lei. Quem não tem um coração perfeito é como quem não sabe ler ou não pode ler porque o livro está fechado.

Mas Deus insiste em fazer a sua obra até mesmo com aqueles que só conhecem a Sua Lei:

Isaías 29:14 “Portanto eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa com este povo, sim uma obra maravilhosa e um assombro; e a sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus entendidos se esconderá.”

O coração perfeito é superior à prática da Lei. Jesus ensinou que o cumprimento de toda a Lei é o amor. Aprendemos portanto que para realizarmos uma visão não precisamos de “entendidos” mais do que “corações rendidos”; até porque “Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes.” I Coríntios 1:27.

“Seja perfeito o meu coração nos teus estatutos, para que eu não seja envergonhado.” Salmos 119:80

Sem comentários:

Enviar um comentário