quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Job, exemplo de perseverança e paciência














A "história" de Jó é uma das muitas "histórias" da Bíblia que me fascina. Certamente que ela nos foi dada como exemplo de perseverança e paciência nas tribulações, para que não desanimemos e desistamos de seguir o Senhor e de fazer a Sua vontade, ainda que venhamos a perder tudo o que prezamos como sendo coisas de valor e necessárias para nós.Se Deus permitir que sejamos despojados destas coisas nós devemos, tal como Jó, perseverar com confiança no nosso amor e dependência no Senhor.


No seu sofrimento, como justo sofredor, Jó aprendeu a viver ainda mais pela fé. Ele percebeu que todas as coisas do mundo são passageiras, e que somente em Deus existe a verdadeira eternidade e felicidade. Os seus olhos espirituais foram abertos para poderem ver esta grande verdade e para viver, desde então, somente para agradar ao Senhor. 


Foi na aflição que ele conheceu, de forma prática, o que é a longanimidade, a paciência, o amor, a bondade, a fidelidade, o domínio próprio, conforme se encontram na natureza de Deus. O sofrimento pelo qual Job passou serviu para o seu crescimento e amadurecimento espiritual.

Crescer e amadurecer espiritualmente é um imperativo necessário para todos os cristãos que pretendam serem achados a viver de modo agradável a Deus.

É através deste crescimento que se aprende a contrariar até mesmo à nossa própria vontade para que seja feita a vontade do Senhor.


É através deste crescimento, para o qual todos são exortados, que se pode perseverar em paz e fidelidade, ainda que debaixo das maiores provações.


A história de Jó, além de tantas outras lições, vem ensinar que em todos os momentos da nossa vida, devemos estar cientes da transcendência de Deus, que Deus não é um ser qualquer. Ele poderoso, infinitamente poderoso, e como diz João Calvino: "O conhecimento de Deus nos leva a conhecer a nós mesmos."

Portanto, ao reconhecer a transcendência divina, também somos levados a reconhecer a nossa condição de criatura limitada, frágil e altamente dependente de Deus para viver, ou seja, que a nossa vida está nas mãos de Deus que nos conhece perfeitamente, porque foi Ele quem nos criou e que conheçe todos os nossos dias por antecipação. Deus conhece a nossa história, os nossos dias, os nossos meses e anos de vida. O Salmo 139 reflete esta verdade, que nos fala que o SENHOR nos sonda e nos conhece e sabe o quando nos assentamos e quando nos levantamos e de longe penetra nos nossos pensamentos. Ele esquadrinha o nosso andar e o nosso deitar e conhece todos os nossos caminhos.

 
Não esqueçamos que a vida cristã é uma chamada, não para vivermos segundo a sabedoria deste mundo, mas para uma renúncia de nós mesmos, da nossa vontade, para que Cristo faça a Sua vontade através da nossa vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário