sábado, 15 de dezembro de 2012

A sabedoria produz felicidade



O livro de Provérbios é um compêndio de sabedoria dada por Deus sobre dinheiro, casamento, trabalho, raiva, saúde, pais, fazer amigos, planeamento, sucesso, etc.

Este livro surgiu durante um sonho que Salomão teve, em que Deus lhe diz: Pede o que queres que eu te dê (1 Rs 3:5). Em resposta, o que Salomão pediu sabedoria: A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar teu povo para que prudentemente discirna entre o bem e o mal. I Rs 3:9

Não foi um pedido egoísta, porque Salomão não pediu dinheiro ou poder, fama, nem uma vida longa, etc.. Portanto, Deus concedeu-lhe o seu pedido (1 Rs 3:12), e um dos resultados foi o livro de Provérbios ter chegado até nós.

Salomão tornou-se o homem mais sábio que já viveu até à vinda de Jesus. “E eis que está aqui quem é maior do que Salomão. Mt. 12:42

O livro de Provérbios tem 31 capítulos, um para cada dia do mês. Ler um capítulo por dia por um mês seria uma ideia fantástica para se tornar sábio.

A palavra “sabedoria” é encontrada 50 vezes no livro de Provérbios. Provérbios é um dos cinco livros que compõem a “sabedoria, ou poesia ou literatura” do VT: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão.

Tornar-se sábio requer entender três coisas:
1. O significado de sabedoria,
2. Os benefícios da sabedoria,
3. E a aquisição de sabedoria.

I. O Significado da Sabedoria.

Sabedoria não é o mesmo que conhecimento. Todos conhecemos as pessoas que têm imenso conhecimento, são muito bem-educados, e até são licenciados e doutores, mas não são sábios. Mas também os há muito mal-educados, arrogantes e presunçosos porque estudaram muito e acham-se muito inteligentes. É a diferença entre formação e educação.

A palavra hebraica traduzida para sabedoria (ḥokmâ) significa habilidoso, inteligente, ou entender como usar o conhecimento ou usar a informação.

Há uma grande diferença entre ser educado ou letrado e ser sábio. Podemos ter uma boa educação e não saber como aplicar o que aprendemos.

Em Pv 8:11 o valor da sabedoria é expressado assim: Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela.

Sabedoria bíblica é saber viver “sabiamente em um mundo insensato.”

Agora que sabemos o significado de sabedoria, agora vamos ver:

II. Os Benefícios da Sabedoria

Há pelo menos cinco benefícios de sabedoria:

1. Sabedoria protege contra o engano.

Cada geração tem a sua classe de vigaristas que tentam tirar vantagem de muitas pessoas:
- Anúncios comerciais são sem conta na TV, e-mails intermináveis;
- Inúmeros convites para créditos e supostas vantagens de produtos bancários;
- Esquemas imobiliários, empresas de internet  metais preciosos, moedas, etc.

No entanto, o que diz Pv 2:12 sobre a valor da sabedoria contra estas vigarices? Para te afastar do mau caminho, e do homem que fala coisas perversas.

O sábio afasta-se prudentemente do engano.

2. Sabedoria produz uma vida saudável.

Alguns dos negócios mais rentáveis hoje estão relacionados com a saúde, tais como programas de dieta, equipamentos de exercício físico, etc.

Quase toda a programação de televisão pela manhã cedo é paga pelo último programa de dieta ou máquina de exercício.

Mas que diz o livro da Sabedoria sobre a vida saudável? Vida longa de dias está na sua mão direita. Pv. 3:16

Por um lado, quem vive sabiamente remove imenso stress das suas vidas, porque simplesmente não toma decisões erradas sobre finanças, créditos, relacionamentos, empregos, etc.

Por outro lado quem é sábio evita muitos acidentes que os loucos cometem. Nós não vamos fazer coisas insensatas, como “serrar um galho de uma árvore sentados nele” ou “cuspir no prato em que se come”.

Então, se formos sábios, vamos ter hábitos saudáveis ​​de alimentação, exercício e um estilo de vida saudável sem abuso de doces, de salgados, de bebidas alcoólicas e sem vícios como o tabaco, jogo, internet e imoralidade.

3. A sabedoria promove sucesso financeiro.

Uma das coisas mais tolas neste mundo é como muitas pessoas insensatamente lidam com as suas finanças pessoais. As pessoas ricas costumam dizer; “Ganhar o dinheiro é fácil, mas guardá-lo é que é difícil.”

Mas o que é que Pv. 17:16 sobre isto? De que serviria o preço na mão do tolo para comprar sabedoria, visto que não tem entendimento?

Em outras palavras, o tolo a única coisa que sabe fazer é desperdiçar e perder o seu dinheiro.

O que motiva Salomão a dar este conselho é que a maioria das pessoas não sabe como lidar com dinheiro. Independentemente do muito que têm nas suas mãos gastam tudo muito depressa sem saberem sequer onde.

O livro de Provérbios está recheado de conselhos sobre como lidar com dinheiro sabiamente.

4. A sabedoria abre o caminho para a paz.

As pessoas tolas são sempre stressadas porque continuamente tomam decisões ruins. Mas o que Pv 3:17 nos diz sobre as pessoas sábias? “Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas são paz.”


Eclesiastes 13-16 “Também vi este exemplo de sabedoria debaixo do sol, que me pareceu grande: Houve uma pequena cidade em que havia poucos homens; e veio contra ela um grande rei, e a cercou e levantou contra ela grandes tranqueiras. Ora, achou-se nela um sábio pobre, que livrou a cidade pela sua sabedoria; contudo ninguém se lembrou mais daquele homem pobre. Então disse eu: Melhor é a sabedoria do que a força; todavia a sabedoria do pobre é desprezada, e as suas palavras não são ouvidas.”

As pessoas sábias são pacificadoras e tentam trazer paz para cada situação, mas as pessoas tolas estão constantemente a criar a divisão e conflito. As pessoas sábias são sempre pacificadoras.
Tiago 3:17 “Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.”

5. A sabedoria proporciona felicidade.

Isso realmente diz tudo o que a sabedoria é e não importa o que você tem ou realiza. Sem a sabedoria nada te satisfaz, nada te faz feliz.

Para desfrutar de todas as coisas boas que temos na vida, é preciso lembrar a verdade encontrada em Pv 3:13 Bem-aventurado o homem que acha sabedoria; o homem que adquire conhecimento.

A Sabedoria produz bem-aventurança, ou a felicidade, porque ela nos lembra de Quem todas as bênçãos provêm.

“Feliz (bem-aventurado) o homem”. A palavra traduzida feliz (esher) refere-se à felicidade que vem só de sabermos que Deus é Quem concede a Sua graça ou bênção sobre nós.

A sabedoria produz felicidade que lembra de qual fato constatado em Tiago 1:17 “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.”

A fama e a fortuna realmente não nos pode fazer felizes a menos que compreendamos que elas são o resultado do favor de Deus em nossas vidas.

Tornar-se sábio exige a compreensão do significado de sabedoria, os benefícios da sabedoria, e...

III. A aquisição da Sabedoria

Nós temos que fazer três coisas para ganhar sabedoria. Isto pode ser chamado como um processo “triplo” para ganhar sabedoria.

1. Adquirir reverência a Deus;
2. Pedir sabedoria a Deus;
3. Aplicar a Palavra de Deus.

1. Adquirir reverência a Deus

Porquê? De acordo com Pv. 9:10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.

A palavra hebraica que traduz o temor (year-awe) significa reverência. Reverência é igual a uma atitude de profundo respeito.

Quando respeitamos as pessoas, valorizamos os seus conselhos e levamo-los a sério. O começo da sabedoria é levar Deus e a Sua Palavra, a sério.

2. Pedir a Deus.

A única Fonte Real da sabedoria é Deus. A Bíblia diz: Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento” Pv. 2:6.

O problema não é de que Deus não nos quer dar sabedoria, o problema é que nós não a pedimos. “…se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus. Tiago 1:5

O verbo traduzido “peça” está no presente, o que significa acção contínua. Não é um pedido feito uma vez com o qual ganhamos sabedoria para a vida toda. Significa antes que pedimos a Deus sabedoria antes de fazer qualquer decisão. Se nós pedirmos sempre a Deus da Sua sabedoria, vamos evitar muitos erros, muita dor, e até muita tristeza.

O processo “triplo” para nossa aquisição da sabedoria é: 1. aquisição de reverência a Deus; 2. pedir sabedoria a Deus, e...

3. Aplicar a Palavra de Deus.

A Sabedoria não vem apenas por ler as verdades no livro dos Provérbios. A sabedoria vem quando na dificuldade ou na adversidade nos lembramos de as colocar em prática.

Pv. 17:24 descreve este princípio desta forma: No rosto do entendido se vê a sabedoria, mas os olhos do tolo vagam pelas extremidades da terra.

As pessoas inteligentes mantêm seus olhos fixos na sabedoria mas os olhos do tolo “vagam pelas extremidades da terra”, pelo que nunca encontram a sabedoria. “Vagam”, nunca se encontram a si próprios, nunca estão satisfeitos, nunca focam um propósito para as suas vidas.

Foca a Palavra de Deus pois ela te fará ganhar sabedoria. A palavra de Deus contém Sabedoria de Deus.

E para que a sabedoria te alcance isso requer estudo pessoal da Bíblia, assistir fielmente aos cultos e aos estudos da Bíblia.

Conclusão: Se queres ser sábio precisas de três coisas: 1. entender o significado da sabedoria; 2. entender os benefícios da sabedoria, e; 3. entender o que é adquirir sabedoria.

Sem comentários:

Enviar um comentário