quarta-feira, 28 de junho de 2017

Caia fogo do céu


Os cristãos, tal como os discípulos de Jesus, não estão imunes a sentimentos de ira, indignação, desejo de que o "dia do juízo" caia sobre todos os hipócritas, etc..., etc... A dificuldade com estes desejos não é tanto tê-los, é consumá-los, é atacar os que nos estão próximos e remetê-los para a categoria de inimigos.


É nesta fase que seguir a Jesus se torna mais complicado e difícil, uns retornam à Lei e aos seus aspectos punitivos, enquanto outros regressam aos profetas arvorando-se em arautos da santidade, sem contudo conseguirem deixar de brandir suas lanças vingativas.

Marcos 9:2-8

"Seis dias depois tomou Jesus consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou à parte sós, a um alto monte; e foi transfigurado diante deles;
as suas vestes tornaram-se resplandecentes, extremamente brancas, tais como nenhum lavandeiro sobre a terra as poderia branquear.
E apareceu-lhes Elias com Moisés, e falavam com Jesus.
Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Mestre, bom é estarmos aqui; faça-mos, pois, três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.
Pois não sabia o que havia de dizer, porque ficaram atemorizados.
Nisto veio uma nuvem que os cobriu, e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado; a ele ouvi.
De repente, tendo olhado em redor, não viram mais a ninguém consigo, senão só a Jesus."

Cenário: No monte Tabor a Lei e os Profetas encontram-se com o seu sucessor...

A não esquecer: Jesus veio para transformar o povo de Israel (e a humanidade) num povo único.

1. O resumo e propósito da Lei:

Êxodo 20:3-16

1- Não terás outros deuses diante de mim.

2- Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

3- Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

4- Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

5- Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

6- Não matarás.

7- Não adulterarás.

8- Não furtarás.

9- Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”

10- Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Em suma, de tanto que se pode dizer sobre a Lei, ela foi dada para que o povo soubesse o caminho por onde andar.

2. O “resumo” e o propósito dos profetas.

A missão do profeta é fazer regressar o povo à Lei de Deus para que observando-a possa prosperar e viver em liberdade. Sem dúvida que a vida de muitos correria muito melhor se observássemos a Lei e ouvíssemos os profetas.

Que tal se comecássemos por aqui: “Não terás outros deuses”

Lucas 3:4 “como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai as suas veredas.”

Preparai, endireitai, voltai, arrependei-vos..., são palavras comuns em todos os profetas da Bíblia.

Pense nisto:
O caminho do Senhor é a sua Lei; o profeta diz para endireitar as veredas.
Se nos prepararmos observando os seus mandamentos e se levarmos em conta o desafio dos profetas, acontecerá uma coisa nova!!!

A lei do Senhor prepara-nos para esse encontro; os profetas dizem-nos que esse encontro acontecerá!!!

Figurando: A lei é como a lua; Os profetas são como as estrelas; Mas Jesus é o sol da justiça!

Há portanto quem apenas seja iluminado pela lua, são os que “andam na lua”; E há quem seja guiado pelas estrelas, “só vêm estrelas”…

E também há quem só tenha ideias: Marcos 9:5 “Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Mestre, bom é estarmos aqui; faça-mos, pois, três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.”

"Isto é tão bom, vamos ficar aqui a observar…"

Então vem uma nuvem, Moisés e Elias desaparecem, e Jesus fica.

3. Jesus, Legislador e Profeta.

Antes deste episódio acontecer Jesus esteve no monte a ensinar um extenso sermão sobre misericórdia.
Há dois episódios em que Jesus lida com a terra. Numa ocasião escreve, noutra faz lodo.

a) A mulher adúltera:

João 8:3-11

"Então os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; e pondo-a no meio,
disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério.
Ora, Moisés nos ordena na lei que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
Isto diziam eles, tentando-o, para terem de que o acusar. Jesus, porém, inclinando-se, começou a escrever no chão com o dedo.
Mas, como insistissem em perguntar-lhe, ergueu-se e disse- lhes: Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra.
E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
Quando ouviram isto foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, até os últimos; ficou só Jesus, e a mulher ali em pé.
Então, erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém senão a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
Respondeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais."

As pessoas gostam de agir como multidão. O apedrejamento tem a particularidade de todos poderem atirar uma pedra sem que essa mate a pessoa.

A intriga, a calúnia, a suspeita, a insinuação, têm estas características. As pessoas ficam com a sensação ou alívio de que não estão a matar ninguém, que não é uma questão pessoal, é o que “todos acham”.

Mas Moisés disse e está escrito na Lei!

Mas Jesus escreve no chão. O que é que Ele escreve no chão? Não sabemos.
Podemos apenas imaginar como as pessoas se comportaram enquanto ele escrevia no chão. Talvez... inclinaram-se para tentar decifrar o que Jesus escrevia, umas ficaram em silêncio mas outras insistiram.

Então Jesus desafia-os a ser pessoas individuais: aquele que está sem pecado que atire a primeira pedra.

b) Os habitantes de Samaria

Bem, já sabemos o que diz a Lei, agora falta saber como agem os profetas.

Lucas 9:52-56

“Enviou, pois, mensageiros adiante de si. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe prepararem pousada.
Mas não o receberam, porque viajava em direção a Jerusalém.
Vendo isto os discípulos Tiago e João, disseram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir como Elias também fez?
Ele porém, voltando-se, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.
Pois o Filho do Homem não veio para destruir as vidas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia."

Quando Elias fugia de Acabe por ele ter morto os profetas de Baal, três capitães, cada um por sua vez foram enviados para prender Elias.

“Se eu sou profeta de Deus, caia fogo do céu…” Dois dos três pelotões enviados foram consumidos pelo fogo.

“Não sabeis de que Espírito sois…” Há muita gente na igreja que ainda vive nesta confusão: não sabem de que espírito são.

Qualquer coisa que acontece que não gostam, querem vingança…
Alguém faz alguma coisa que não concorda, falam com quem não convém…
Alguém desiludiu, comenta no facebok para todos saberem...
A carrinha atrasou, já não vou mais ao culto....

“Não sabeis de que Espírito sois…”

Pessoas com este comportamento são incrivelmente perigosas e destruidoras. E pior, encontram argumentos na Bíblia para agir desta forma.

Há algumas décadas atrás os cristãos encontravam argumentos bíblicos para defender a escravatura. Há quem procure na Bíblia por versículos de vingança em vez de procurar pelo: 


Autor da Lei – Jesus;
e pelo maior dos Profetas – Jesus;
e pelo Messias Redentor – Jesus!

b) O cego de nascença.

João 9:1-7

"E passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Respondeu Jesus: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus.
Importa que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar.
Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.
Dito isto, cuspiu no chão e com a saliva fez lodo, e untou com lodo os olhos do cego,
e disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa Enviado). E ele foi, lavou-se, e voltou vendo.
“Quem pecou…?”, equivale a “quem é que nós podemos acusar…?” É uma inclinação humana matar e acusar.

É verdade que a vida do povo de Israel e Judá durante muitos anos foi assim, uma maldição tem na sua origem um pecado. E isto instala-se na vida de muitos:

- a resignação…,
- “é o destino”…,
- “não nasci com sorte nenhuma”…,

É a lógica “bênção vs maldição” a atuar. Se formos bons, vamos colher coisas boas, se formos maus, vamos colher maus resultados.

Mas com Jesus tudo muda, para quem o deseja, claro.

Com Jesus a vida funciona num outro patamar de bênção, de paz, de perdão, de boas palavras, de boas ações… de coisas boas que somos legitimados para pensar.

________________________________
Baseado numa ministração de Brian Zahnd
Celebração de Vida, CCVA Alvalade, Maio 2017


Sem comentários:

Enviar um comentário