quarta-feira, 21 de novembro de 2012

As sete frases de Jesus na cruz.




Há sete coisas que Jesus disse quando estava na Cruz. São referidas como as últimas palavras de Jesus na véspera do Sábado festivo.

Primeira frase: Perdão.

Lucas 23:34: “Jesus, porém, dizia: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem.”

Eram os soldados Romanos que o estavam a pregar a Cruz. Mas a intercessão de Jesus era por todos aqueles que o rejeitaram.

O Pai atendeu a este pedido? Sim.



Segunda frase: Salvação

Jesus disse ao ladrão que estava sendo crucificado junto dele: "... Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” Lucas 23:43. 

O Pai acolheu esta pessoa? Sim.

Terceira frase: Proteção

Jesus falou para a sua mãe e para o seu discípulo João que estavam por perto.

Para a Sua mãe:
João 19:26. “Ora, Jesus, vendo ali sua mãe, e ao lado dela o discípulo a quem ele amava, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.”

Para o seu discípulo:
João 19:27 “Não disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.”

Este pedido foi atendido? Sim.

Quarta frase: Clamor.

Mateus 27:46-50 “Cerca da hora nona, bradou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactani; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
Alguns dos que ali estavam, ouvindo isso, diziam: Ele chama por Elias.
E logo correu um deles, tomou uma esponja, ensopou-a em vinagre e, pondo-a numa cana, dava-lhe de beber.
Os outros, porém, disseram: Deixa, vejamos se Elias vem salvá-lo.
De novo bradou Jesus com grande voz, e entregou o espírito.”

O pai escondeu o seu rosto do pecado que estava sobre O seu Filho. O pormenor que não pode escapar é a multidão que estava atenta mas fez uma má interpretação do clamor de Jesus: “Ele chama por Elias”. Então, concluímos que a multidão presente estava na dúvida se Ele seria o Messias ou na expectativa de que Elias viesse e o salvasse.

Mateus 4:5-13. “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição. Perguntaram-lhe os discípulos: Por que dizem então os escribas que é necessário que Elias venha primeiro? Respondeu ele: Na verdade Elias havia de vir e restaurar todas as coisas; digo-vos, porém, que Elias já veio, e não o reconheceram; mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim também o Filho do homem há de padecer às mãos deles. Então entenderam os discípulos que lhes falava a respeito de João, o Batista.”

Jesus era o Messias? Sim. E por isso mesmo Ele tinha que ficar na cruz no teu lugar.

Quinta frase: Tenho sede.

João 18:28. “Depois, sabendo Jesus que todas as coisas já estavam consumadas, para que se cumprisse a Escritura, disse: Tenho sede.”

Salmos 69:20 “Afrontas quebrantaram-me o coração, e estou debilitado. Esperei por alguém que tivesse compaixão, mas não houve nenhum; e por consoladores, mas não os achei. Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre.”

Jesus tinha perdido muito sangue e suor, deram-lhe por isso uma bebida barata que estava à disposição.

Este pedido (e profecia) foram satisfeitos? Sim.

Sexta frase: Vitória!

A Sexta frase é uma afirmação de triunfo: Está consumado!

João 19:30 “Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.”

Jesus está no pleno controlo das suas faculdades. O que é que está consumado? A redenção da humanidade! É uma frase de vitória dirigida ao próprio Pai. Consegui! Passei a prova! Venci a tentação! Reconquistei a minha Criação!

Sétima frase: Entrega.

Jesus clamou ao Pai em alta voz: “Pai nas tuas mãos entrego o meu Espírito”

Lucas 23:46-47 “Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou. Quando o centurião viu o que acontecera, deu glória a Deus, dizendo: Na verdade, este homem era justo.”

Depois da missão cumprida na cruz Jesus parte para mais uma etapa etapa do seu plano: o resgate dos justos do Hades para o Paraíso, onde todos nos encontraremos uma dia: nós e aqueles que partiram antes de nós.

Você já aceitou Jesus?

Sem comentários:

Enviar um comentário