segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A importância de congregar




Infelizmente, deixar de congregar é de costume de alguns e isso é bastante triste. Quando estamos reunidos como Igreja do Senhor estamos não só a adorar e a agradecer, mas estamos também a ser edificados espiritualmente, estimulados a fazer o bem ao próximo, e acima de tudo estamos a cumprir com a vontade de Deus.


Afastar da Igreja significa correr riscos. Deixamos de nos alimentar com a a Palavra de Deus, e com o passar do tempo, ficamos cada vez mais fracos.

Nós somos chamados para participar, não somente para crer. Embora o nosso relacionamento com Cristo seja pessoal, Deus nunca quis que fosse particular. Não existe “cristão autónomo”.

Seguir a Cristo inclui integrar, não apenas acreditar. Somos membros do corpo de Cristo, a Igreja. Para o Apóstolo Paulo, ser “membro” da Igreja significava ser um órgão vital de um corpo vivo, parte indispensável e interligada "... assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros". (Romanos 12:4-5)

Nós somos membros do corpo de Cristo. Nós fomos criados para uma função específica e por isso não podemos perder perder esse propósito maravilhoso de deixar de congregar.

Voltemos à "figura" do corpo físico: se um órgão é de alguma forma desligado do corpo, ele murcha e morre. Ele não pode existir por si mesmo. Assim é também o corpo espiritual, o corpo de Cristo. É por isso, que o primeiro sintoma de declínio espiritual é normalmente o comparecimento irregular nos cultos e a outras reuniões. Sempre que nos tornamos descuidados com a igreja, todo o resto começa a desmoronar.

Quatro razões para não deixar de congregar:

  1. Não podemos ser o corpo de Cristo isoladamente, precisamos de outros para expressar essa condição; 
  2. Fazer parte da igreja ajuda a desenvolver “músculos espirituais” Cl. 2.19: "E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus"; 
  3. O isolamento produz a falácia. É fácil achar que somos maduros quando não há ninguém para nos contestar. A verdadeira maturidade manifesta-se nos relacionamentos. Precisamos mais do que a Bíblia para crescer, precisamos de outros crentes. 
  4. Porque o corpo de Cristo precisa de si. Deus tem uma função específica para você desempenhar na sua família. Isso chama-se “ministério” e Deus concede-lhe talentos para essa missão.

A família de Deus irá impedir-nos de decair "Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;" (Hb. 3:13).

Outro benefício da igreja local é que ela também nos proporciona protecção espiritual. Onde mais iremos encontrar alguém disposto a aconselhar-nos e orar conosco, senão na família da fé? Satanás gosta imenso de crentes afastados, desligados da vida do corpo, isolados da família de Deus, porque ele sabe que assim eles ficam indefesos e impotentes contra as suas estratégias.


Alguns perguntam: "qual a diferença entre visitar a igreja e ser membro da igreja?" A diferença está no compromisso:

  1. Visitantes são espectadores que ficam à parte, membros envolvem-se no ministério; 
  2. Visitantes consomem, membros contribuem; 
  3. Visitantes querem os benefícios que a igreja traz sem participar das responsabilidades (são como casais que querem viver juntos sem se casar).
Nascer de novo, tornar-se membro de uma igreja local é o passo que se segue naturalmente. Tornamo-nos cristãos quando nos comprometemos com Cristo, mas tornamo-nos membros de uma igreja local quando nos comprometemos com um grupo específico de crentes. A primeira decisão traz a salvação, a segunda traz a comunhão!

Sem comentários:

Enviar um comentário