quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A Refoma Protestante




Martinho ou Martim Lutero, o artífice da Reforma Protestante, nasceu a 10 de Novembro de 1483 em Eisleben e morreu na mesma cidade em 18 de Fevereiro de 1546.

Formou-se na Universidade de Erfurt e obteve bacharelado em Artes em 1502. Também estudou Direito, porém mais tarde entrou na Ordem dos Agostinianos e foi ordenado em 1507. Numa viagem que fez a Roma ficou exposto à ostensiva imoralidade e religiosidade. Em 1512, na Universidade de Wittenberg, doutorou-se em Teologia e mais tarde na cidade de Wartburg dedicou-se à tradução do Novo Testamento para o alemão.

A coragem de Lutero.

Lutero revolta-se principalmente com o caráter mercantilizado das indulgências que o povo pagava á igreja para a remissão dos seus pecados. Elabora 95 artigos e fixa-os na porta de Wittenburg em 31 de Outubro de 1517.

O Papa Leão X excomungou-o da Igreja de Roma em 1519 mas obteve o apoio de muitos imperadores regionais na Alemanha. Depois de muita confusão e guerras muitas igrejas Católicas foram transformadas em Igrejas Luteranas (ou Protestantes) depois de 1521.

A Alemanha e alguns países nórdicos o Protestantismo Luterano tornou-se a religião oficial, o termo “missa” e grande parte da liturgia foram conservados, e também o batismo infantil, sendo Lutero o chefe da Igreja.

Lutero e os anabaptistas.

Os anabaptistas que estavam espalhados por toda a Europa, Boémia, Morávia, Suíça e Alemanha, preservavam fiéis às doutrinas das escrituras não aceitando os desvios da igreja católica e viram inicialmente neste movimento uma oportunidade de sair da clandestinidade e perseguição pois eles pagavam um preço alto pela rejeição das doutrinas católicas e isso muitas vezes significava o afogamento, decapitação e fogueira.

Mas Lutero queria reformar toda a igreja e não juntar-se a um “pequeno movimento”, e também não aceitava o baptismo por imersão largamente difundido e propagado por estes corajosos defensores das Escrituras. Devido a esta rejeição Lutero ordenou a morte de mais de cem mil anabatistas em um só dia na Alemanha.

Lutero e os Judeus.

Lutero escreve que aqueles que continuam aderindo ao Judaísmo "devem ser considerados como sujidade.", escreveu ainda que eles são "cheios de fezes do diabo... chafurdam como um porco" e a sinagoga é "uma prostituta incorrigível" Ele argumenta que as suas sinagogas e escolas devem ser incendiadas, os seus livros de oração destruídos, rabinos proibidos de pronunciar sermões, casas arrasadas, e as propriedades e dinheiro confiscados. Eles não devem ser tratados com nenhuma clemência ou bondade, não permitir nenhuma proteção legal, e esses "vermes venenosos" devem ser dirigidos a trabalho forçado ou expulsos para sempre. Ele também parece tolerar o assassinato de Judeus, escrevendo "temos culpa em não matá-los."

( http://pt.wikipedia.org/wiki/Sobre_os_judeus_e_suas_mentiras )

Conclusão

Martinho Lutero foi corajoso, reformador e importante na viragem da história contudo não deixa saudades a muitos.

Este personagem controverso deveria deixar-nos um alerta para a eventualidade de muitos de nós podermos estar na mesma condição de Saulo, porventura arrogantes nas nossas convicções e teimosos nas nossas práticas.

“Dou graças àquele que me fortaleceu, a Cristo Jesus nosso Senhor, porque me julgou fiel, pondo-me no seu ministério, ainda que outrora eu era blasfemador, perseguidor, e injuriador; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância, na incredulidade; e a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Cristo Jesus”.
I Timóteo 1:12-14

Por nossa parte estamos disponíveis para uma nova reforma. Uma reforma de amor, de perdão, de retorno á simplicidade, da humildade, do serviço ao próximo, da partilha do pão e de uma dependência genuína de Deus.






Sem comentários:

Enviar um comentário