domingo, 25 de novembro de 2012

Com quem te pareces mais?


Muitos de nós têm bastante conhecimento bíblico. Contudo, em muitos corações essa capacidade tão grande não se converte em sabedoria, o que impede um reconhecimento do nosso estado interior, levando-nos a crer erroneamente que não nos encontramos em perigo.

“Propôs também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano. O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: Ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho. Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, o pecador!" Lucas 18.9-14 

Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado.”


I. O que é um fariseu?


Nem todos os fariseus eram ruins, os nossos olhos é que têm tendência para focar mais os maus. Há uma tendência generalizada para associar como sinónimos as palavras "fariseu" e "hipócrita", mas isso é um abuso que resulta de algum desconhecimento bíblico, sobre quem eram e no que criam os fariseus.


1. O fariseu mais destacado é sem dúvida Nicodemos: “Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.” João. 3:1,2


2. Os fariseus tinham uma profissão de fé correcta: "Pois os saduceus declaram não haver ressurreição, nem anjo, nem espírito; ao passo que os fariseus admitem todas essas coisas" Actos 23.8. Os fariseus, portanto, criam na ressurreição e, portanto, acreditavam na vida eterna.


3. Foram os fariseus que advertiram Jesus das intenções de Herodes: "Naquela mesma hora, alguns fariseus vieram para dizer-lhe: Retira-te e vai-te daqui, porque Herodes quer matar-te". Lucas 13.31:


4. Simão, um fariseu, convidou Jesus para jantar: "Convidou-o um dos fariseus para que fosse jantar com ele. Jesus, entrando na casa do fariseu, tomou lugar à mesa" Lucas 7.36.


5. Paulo era fariseu, de uma das escolas mais rigorosas da época: "Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas criei-me nesta cidade e aqui fui instruído aos pés de Gamaliel, segundo a exactidão da lei dos nossos antepassados, sendo zeloso para com Deus, assim como todos vós o sois no dia de hoje" Actos 22.3, e "circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu" Filipenses 3.5.


 6. Muitos da seita dos fariseus converteram-se a Jesus, o Messias. "...entretanto, alguns da seita dos fariseus que haviam crido..." Actos 15.5.


Portanto, cuidado quando julgamos os fariseus. Os fariseus são membros de uma facção judaica da antiguidade devota exclusivamente à estrita observância das leis sagradas e opunham-se veementemente às práticas pagãs. O seu fervor moral fez deles uma importante força política em Israel que atinge o seu auge nos dias de Jesus.


Jesus não se opôs aos fariseus pelas suas convicções religiosas e morais, antes condenava a sua incoerência no tocante à prática e às suas obras, chamando-os por conseguinte hipócritas.


II. As diferenças entre o publicano e o fariseu.


A quem se destina a parábola... "Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros."

Os dois foram para orar, mas as suas motivações eram diferentes, um procurava pela misericórdia de Deus, o outro procurava pela justiça de Deus.

O publicano, cobrador de impostos, sentia vergonha da sua condição, da sua traição, da luta entre o dever moral e a obrigação que Roma lhe impunha. E “saiu justificado para casa” disse Jesus. O fariseu, porém, que se achava muito piedoso saiu sentenciado.

III. Características dos fariseus

Virtudes:

a) Eram crentes, criam nos profetas, na ressurreição e na vida eterna;
b) Eram conhecedores da Lei;
c) Eram pessoas inteligentes. Conheciam filosofia. Conheciam história;
d) Eram zelosos pelas coisas de Deus;
e) Davam dízimo.

"Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano."

- Será que temos consciência sobre a nossa própria condição espiritual?
- Como é que nós nos apresentamos diante de Deus?
- Com que atitude oramos?
- Comparecemos diante de Deus com nossos pedidos como pessoas que sabem tudo?

Conhecem
os muito da Bíblia, conhecemos a palavra profética e sabemos mais ou menos o que ainda está por acontecer. 

"Deus, sê propício a mim, pecador!" Há certamente nestes dois retratos coisas que o fariseu fazia bem e outras que não somos capazes de fazer. No que diz respeito ao publicano é a mesma coisa.

Vivemos numa época em que o homem sabe mais do que nunca. Também os cristãos de hoje em dia estão tão bem informados como talvez nunca o foram no passado. Mas assim mesmo em muitas pessoas e em muitas igrejas locais, falta algo mais importante:
- O reconhecimento de sua própria condição;
- O conhecimento da graça de Deus em favor do contrito.

Muitos
 de nós têm bastante conhecimento bíblico. Mas em muitos corações esse conhecimento tão grande impede um reconhecimento do próprio estado interior, levando-nos a crer erroneamente que não nos encontramos em perigo.

A presunção de se considerar melhor que os outros, porque se sabe que os outros são maus e ele não, faz parte da forma de ser de alguns fariseus. Porém, se estivermos conscientes da nossa imperfeição no momento em que orarmos é que poderemos voltar "justificados" para nossa casa. "Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado" Mateus 23.12

IV. Nós. Com quem nos parecemos mais? Com o fariseu ou com o publicano?

"Um dos fariseus convidou-o para comer com ele; e entrando em casa do fariseu, reclinou-se à mesa. E eis que uma mulher pecadora que havia na cidade, quando soube que ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com bálsamo; e estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas e os enxugava com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés e ungia-os com o bálsamo. Mas, ao ver isso, o fariseu que o convidara falava consigo, dizendo: Se este homem fosse profeta, saberia quem e de que qualidade é essa mulher que o toca, pois é uma pecadora. E respondendo Jesus, disse-lhe: Simão, tenho uma coisa a dizer-te. Respondeu ele: Dize-a, Mestre. Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentos denários, e outro cinquenta. Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles, pois, o amará mais? Respondeu Simão: Suponho que é aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe Jesus: Julgaste bem. E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta com suas lágrimas os regou e com seus cabelos os enxugou. Não me deste ósculo; ela, porém, desde que entrei, não tem cessado de beijar-me os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta com bálsamo ungiu-me os pés. Por isso te digo: Perdoados lhe são os pecados, que são muitos; porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama." 
Lucas 7:36-47 

Porquê, deveremos perguntar, a Igreja muitas vezes transmite o espírito de Simão, o fariseu, em vez de transmitir o espírito da mulher perdoada?

Quase que conseguimos ouvir o coração de Simão a bater e a sentir profundamente as palavras de Jesus:

- Tu Simão, que és um homem correcto, que conheces a Lei de Moisés, que acreditas na ressurreição e na eternidade, que fazes orações todos os dias na sinagoga, que participas as festas proféticas, que dás o dízimo de tudo o que ganhas, diz-me Simão, quanto vale o perdão?
- Simão, amas muito ou amas pouco?
- Simão, quando atravessas a porta do templo com um animal para o sacrifício, Deus perdoa-te muito ou perdoa-te pouco? 


Dá impressão que há pessoas que não querem perdoar, porque não querem amar.

O que é uma prostituta? Todos sabem o que é uma prostituta...

4.1. Quem representa a prostituta?

Ninguém está muito preocupado com isso, do que a prostituta representa. Mas eu vou dizer. A prostituta representa:

- Todos os que se afastam de Deus, todos os ladrões, todos os que matam, todos os que caluniam;
- Todos os que erram de propósito, todos os que erram sem querer, todos os que erram para sobreviver;
- Todos os que são falsos com as suas palavras, são inconstantes nas suas acções;
- Todos os que estão feridos por falta de perdão, que têm a consciência pesada por causa dos seus actos;
- Todos os que não conseguem resistir ao vício, mentem, prejudicam a família. Você cabe neste quadro?

4.2. Quem representa o fariseu?

Jesus disse a Simão: “Não me deste água para os pés.”; “Não me deste ósculo”; “Não me ungiste a cabeça com óleo”

Simão representa:

- Todos os que se afastam de Deus, todos os ladrões, todos os que matam, todos os que caluniam;
- Todos os que erram de propósito, todos os que erram sem querer, todos os que erram para sobreviver;
- Todos os que são falsos com as suas palavras e que são inconstantes nas suas acções;
- Todos os que estão feridos por falta de perdão que têm a consciência pesada por causa dos seus actos;
- Todos os que não conseguem resistir ao vício, que mentem e que prejudicam a família. 

O fariseu representa:

- Todos os hipócritas nas Igrejas de hoje que têm as mãos fechadas com pedras dentro prontas a atirar assim que encontrarem uma falha em alguém;
- Todos os que catalogam pecados e confundem a pessoa que Deus ama com o erro que ela comete (ou cometeu);
- Todos os que estão cegos de razão mas completamente despidos de amor pelo próximo;
- Todos os que não amam, não querem amar, para não ter que perdoar. Simão não teve para com Jesus água para os seus pés; ósculo; e óleo.


- Água para os pés: A mulher reconhecia que os pés de Jesus percorriam caminhos bons, os dela não. Lavar os pés de alguém é um acto de humildade e também de intimidade no relacionamento

- Ósculo: Mais do que uma saudação, símbolo de respeito, de reconciliação.

- Óleo: Símbolo de unidade, de eternidade, de redenção.

Hoje, como nos dias de Jesus e Paulo, a Igreja é como nós a vemos que é. Por isso escolha uma Igreja. Queres fazer parte de uma Igreja de fariseus ou de pecadores? Certamente que terás que conviver com as duas. Terás, isso sim, é que escolher entre ser hipócrita ou bater com as mãos no peito e dizer: sou pecador.

- Haverá alguém que esteja ao alcance da tua vista e que tenhas julgado injustamente?
- Haverá algum pecado que tenhas cometido e por isso precisas de te lançar aos pés de Jesus para arrependeres?

Sem comentários:

Enviar um comentário