domingo, 14 de dezembro de 2014

Cinco palavras que geram vida


Salmos 37:3-7 "Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança. Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor;confia nele, e ele tudo fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia. Descansa no Senhor, e Espera nele..."

Aqui estão cinco palavras importantíssimas que precisam ser aplicadas no dia a dia da nossa vida, na busca de soluções para os desafios que enfrentamos todos os dias:


1- Confiança.

"Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra e te alimentarás em segurança”
Quando as coisas não correm muito bem, qual é o objeto da nossa confiança? Quando surge um contratempo, uma doença, uma crise financeira, uma crise pessoal, seja o que for, o que fazemos? Em quem devemos depositar a nossa confiança? Nos médicos, no gerente
do banco? No marido? Na esposa? No pastor da nossa Igreja?
A nossa confiança deve estar firmada em Deus, o Criador de todas as coisas. Aquele que é Soberano sobre as nossas vidas. Para tal, precisamos de o conhecer pessoalmente. Precisamos conhecer os seus atributos tais como: amor, paz, bondade, fidelidade, justiça, etc, pois se conhecemos os Seus atributos, teremos confiança !!!!

A segunda palavra chave é:


2. Deleitar-se ou agradar-se do Senhor.

"Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração”
Não basta somente confiar, é necessário também agradar-se do Senhor. Isto acontece quando adoramos espontaneamente a Deus em espírito e em verdade, quando fazemos uso do livre arbítrio que temos para usufruir de íntima e profunda comunhão com Ele.

É ridículo pensar que Deus nos obriga a amá-lo. Será que é assim que lidamos com os nossos filhos? Na base do autoritarismo, exigindo a qualquer preço o amor deles para conosco? Eu creio que não. Da mesma forma Deus espera que livremente queiramos apreciar a sua presença na nossa vida.


A terceira palavra chave é:

3. Entregar.


“Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e mais ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.”
Entregar tem a ver com dar, ceder, delegar. Quando enfrentamos algum tipo de problema ou aflição na vida devemos colocamos isso nas mãos do Senhor. Só que em vez de Confiar que o Senhor vai agir e resolver tudo, preferimos tomar de novo o problema, como que um círculo vicioso. Entregamos e tomamos, entregamos e tomamos. É como se gastássemos tempo e esforço na preparação de um lindo pacote de presente e que depois de pronto, por não estar atento, colocamos o nosso nome duas vezes, como destinatário e como remetente.

A quarta palavra chave é:

4.  Descansa.

“Descansa no Senhor”.


Confiar, deleitar-se, aprender a entregar tudo que somos e temos aos cuidados do Senhor, com certeza são atitudes muito importantes e que geram em nós vida. Porém não adianta praticá-las sem anexarmos mais um item ao processo: o descanso no Senhor.


Descansar significa descontrair-se, despreocupar-se por completo. Por outras palavras, descansar no Senhor é ausência de ansiedade. É um tipo de calmante sobrenatural que neutraliza todos os nossos esforços sobre humanos, dando-nos a convicção dos resultados já alcançados pela fé nas promessas reveladas por Deus.

No descansar está o nosso comprometimento maior com o mestre Jesus, reconhecendo-O como o nosso principal provedor que seguramente sabe das nossas necessidades pessoais, familiares, sociais, físicas, emocionais, etc e acima de tudo das nossas necessidades espirituais e que segundo a Sua vontade estabelece parâmetros para nos abençoar.

A última e portanto a quinta chave que gera vida é a palavra:

5. Esperar, “Esperar nele”.

Na verdade nós não temos paciência para esperar as respostas que vêm do Senhor. Somos por natureza impacientes. Queremos tudo para ontem. Até confiamos a nossa vida aos cuidados do Senhor, procuramos de alguma forma fazer a Sua vontade através da nossa adoração, entregamos tudo o que somos e o que temos a Ele e até descansamos debaixo da Sua potente mão, contudo muitas vezes não estamos dispostos a esperar pela Sua direção na nossaa vida.
Sabemos que a direção de Deus vem através da Sua Palavra. A Bíblia é a nossa bússula que nos orienta. Às vezes temos a mesma atitude para com a Bíblia como uma pessoa que acaba de comprar um aparelho elétrico: ela toma logo a decisão de ligar o aparelho sem consultar o manual!

Deus é o nosso fabricante e precisa de ser ouvido/consultado. Alguém disse certa ocasião "que Deus responde de três maneiras às nossas orações. Sim, não e espera." O "sim" nos alegra, o "não" nos entristece e ao "espera" não damos ouvidos. Esperar faz parte da ação completa de Deus na nossa vida.


Se aplicarmos estas 5 palavras chave à nossa vida no dia a dia, nós vamos ser cristãos cheios de vida. Vida abundante!

Susana Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário