quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Obstáculos pelo caminho



A história de Abraão é uma caminhada. Uma caminhada para a vida. Só o facto de se falar em caminhar já se percebe que estamos com destino a algum lugar. Ninguém caminha estando parado. Ou se está parado, ou se caminha.

“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” Provérbios 4:18

A justiça, a fé, a esperança, uma vida abençoada, são o resultado de uma caminhada, que se inicia com uma luz ténue, "a luz da aurora", até atingir o maior brilho, "o dia perfeito".


Se a nossa luz não aumentar a cada dia que passa então é porque precisamos de examinar a nossa vida e tentar perceber se estamos numa vereda de justiça. A vida cristã deve ser uma caminhada de sucesso e realização pessoal e a Bíblia ensina-nos princípios que podem conduzir-nos a uma vida vitoriosa.

Por exemplo:

- Se um indivíduo teme a Deus, aprende a respeitar o seu próximo feito á imagem e semelhança de Deus;
- Se os habitantes de uma casa servem ao Senhor, porque o amam, os seus elementos estão unidos num mesmo propósito porque sabem que o amor a Deus expressa-se servindo o próximo;
- Se uma nação teme ao Senhor, prospera porque os seus líderes são honestos e têm cuidado pelo bem-estar do povo.


Para aprendermos como podemos fazer com que a luz brilhe cada vez mais vamos focar Abraão:

“... e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 
Responderam-lhe: Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém; como dizes tu: Sereis livres?
Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado.
Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre.
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não encontra lugar em vós.
Eu falo do que vi junto de meu Pai; e vós fazeis o que também ouvistes de vosso pai.
Responderam-lhe: Nosso pai é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se sois filhos de Abraão, fazei as obras de Abraão.” João 8:32-39

Abraão é especial para os judeus como referência patriarcal, de fé, dos que crêem. A Bíblia diz que Abraão é o pai dos que crêem:

“Assim como Abraão creu a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
Sabei, pois, que os que são da fé, esses são filhos de Abraão.
Ora, a Escritura, prevendo que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou previamente a boa nova a Abraão, dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações.
De modo que os que são da fé são abençoados com o crente Abraão.” Gálatas 3:6-9

A Palavra de Deus não nos intitula filhos de Moisés ou de David, mas de Abraão.

Em Romanos cap 4 Paulo diz-nos que somos filhos de Abraão “SE” caminharmos nos passos da fé como o nosso pai Abraão.

“Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
Ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida;
porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça;” Romanos 4:3-5

Assim como o trabalho está para o salário a fé está para a justiça. (Romanos 4:4,5)

Por outro lado: “Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.” Salmo 37:25

Se procurares a justiça que provém de Deus não mendigarás o pão. Ser filho de Abraão significa caminhar como Abraão caminhou confiando em Deus. Até mesmo Jesus desejou que os judeus realmente fossem como Abraão:

“Então iam ter com ele os de Jerusalém, de toda a Judéia, e de toda a circunvizinhança do Jordão,
e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
Mas, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura?
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento,
e não queirais dizer dentro de vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.”
Mateus 3:5-9 

Cinco passos que Abraão deu em direcção a Deus…

À medida que Abraão avançava com Deus mais ele abdicava dos seus desejos. Onde paramos de abdicar dos nossos interesses é onde cessamos de crescer espiritualmente.

“Tomou Tera a Abrão seu filho, e a Ló filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos Caldeus, a fim de ir para a terra de Canaã; e vieram até Harã, e ali habitaram.” Génesis 11:31 

Mas como? Para Canaã e ficam em Harã? Metade do caminho!!

“Foram os dias de Tera duzentos e cinco anos; e morreu Tera em Harã.” Genesis 11:32 

Aparentemente Abraão sabia qual era o seu destino final:

“Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.
Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harã; e saíram a fim de irem à terra de Canaã; e à terra de Canaã chegaram.” Génesis 12:1-5 

Somos levados a concluir que a obediência de Abraão foi progressiva. O seu progresso só durou enquanto cumpria com as condições.

Porque é que Abraão não cumpriu com toda a jornada na primeira vez? A revelação está no discurso de Estêvão:

“Estêvão respondeu: Irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando ele na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã,
e disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela, e dirige-te à terra que eu te mostrar.
Então saiu da terra dos caldeus e habitou em Harã. Dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que vós agora habitais.
E não lhe deu nela herança, nem sequer o espaço de um pé; mas prometeu que lha daria em possessão, e depois dele à sua descendência, não tendo ele ainda filho.” Actos 7:2-5

I. Obstáculo. A terra.

Deixar a terra naqueles dias e sair com uma grande comitiva e gado não deveria ser uma coisa fácil. O apego à terra naquele tempo era uma coisa muito séria. Deixar a sua terra significa deixar o apego ás coisas terrenas, ao conforto, e no caso, deixar para trás os deuses daquela terra.

II. Obstáculo. O pai.

Qual foi o obstáculo portanto? O seu pai.

A ordem era… deixa a tua parentela, a casa do teu pai… Quando o pai morreu, o obstáculo número dois deixou de existir.

Que representa “o pai” na vida de Abraão?
- Excesso de dependência
- Tradições religiosas
- Questões financeiras, dívidas, créditos desnecessários.
- Incapacidade de organizar a sua própria vida independentemente.


Se quiseres progredir tens que deixar a tua parentela.

O compromisso número um era deixar Ur a terra dos caldeus, na Mesopotânea. O segundo seria sair sem as “costas quentes” do pai, e com ele, uma mentalidade que decerto se opunha à visão que Deus lhe tinha dado.

III. Obstáculo.

Porque Ló foi com Abraão se a ordem era “Deixa a tua terra e a tua parentela…”?

“E também Ló, que ia com Abrão, tinha rebanhos, gado e tendas.
Ora, a terra não podia sustentá-los, para eles habitarem juntos; porque os seus bens eram muitos; de modo que não podiam habitar juntos.
Pelo que houve contenda entre os pastores do gado de Abrão, e os pastores do gado de Ló. E nesse tempo os cananeus e os perizeus habitavam na terra.
Disse, pois, Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.
Porventura não está toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se tu escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, irei eu para a esquerda.” Génesis 13:5-9 

Ló significa véu. Abraão ao levar Ló atrás de si levou também a contenda com ele. Quando há contenda a nossa visão fica bloqueada. Uma casa não pode prosperar quando dentro das suas paredes há rixas contínuas, gritaria e vontades diferentes.

Abraão concluiu que poderia prosperar em qualquer lugar daquela terra mas desde que houvesse paz. Tanta confusão impedia-o de focar a sua atenção naquilo que era essencial.

Quando há contenda numa igreja, numa comunidade, numa turma de escola, o progresso estagna porque as atenções ficam bloqueadas em questões perturbadoras que toldam completamente uma visão.

“Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.” João 3:27 

Repare que Abraão podia impor a sua vontade a Lot e ordenar-lhe que saísse daquele lugar e de junto dos seus, mas ao copntrário disse-lhe: “Escolhe…”

Ló escolheu aquilo que estava no seu coração: a prosperidade material.

De seguida lemos:

“E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente;
porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.” Génesis 13:14,15 

Temos então agora um Abraão livre do apego á sua terra, do “pai” e do “véu” que lhe tapava a visão.

Mas ainda existem dois obstáculos.

IV. Obstáculo. Ismael

O filho do seu próprio empenho. Abraão e Sara não têm filhos e então decidem dar uma "ajuda a Deus". É terrível quando um líder gera um Ismael. Põe toda a sua herança em causa e esquece-se de confiar nas promessas de Deus.

Foi Sara que se disponibilizou para dar um filho a Abraão através da sua criada Agar. Mais tarde, a mesma Sara, depois de mais uns quantos aborrecimentos lá por casa, disse a Abraão para mandar Agar embora.

É claro que não é prudente que um homem não dê ouvidos às queixas da sua esposa mas é suicídio quando ele deixa de ouvir a Deus. É caso para dizer que mais vale “agradar a Deus que à mulher”. Contudo, apesar de Abraão se ter livrado de Ismael não livrou a sua descendência de ter problemas até ao dia de hoje.

Neste caso Abraão cometeu um deslize semelhante ao de Adão. Esqueceu-se da sua responsabilidade como homem e como marido, carregou com as consequências e teve que emendar o seu caminho com muita dor.

V. Obstáculo. O seu próprio filho

“Sucedeu, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui.
Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar.
Levantou-se, pois, Abraão de manhã cedo, albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e, tendo cortado lenha para o holocausto, partiu para ir ao lugar que Deus lhe dissera.” Génesis 22:1-3 

Deus não te quer partilhar com ninguém. Deus quer a tua adoração sincera e exclusiva.

Podemos imaginar como seriam os sentimentos de Abraão a caminhar durante aqueles três dias: 

- ... Deus já passei tanto na minha vida; 
- deixei a minha terra; 
- o meu pai empatou a minha vida; 
- livrei-me de Ló que me encolhia a visão; 
- com dor tive de mandar o meu filho e da escrava embora; 
- agora Deus, queres para ti o filho da promessa?

Sim Deus quer tudo para Ele porque Tudo É d’Ele. Sem Ele, és nada!

Note: No dia seguinte Abraão levantou-se cedo! Lembra-te que um homem não pode ter nada se não lhe for dado por Deus. Não te queixes de Deus porque não tens pois ele quer dar-te tudo o que tu precisas.

“Confia no Senhor e faz o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança. Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia.” Salmos 37:3-6

Sem comentários:

Enviar um comentário