quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A bênção e a maldição


De onde vêm as maldições? As maldições são o resultado da desobediência e do pecado. Uma maldição tem que ter uma causa. “Como o pássaro no seu vaguear, como a andorinha no seu voar, assim a maldição sem causa não encontra pouso.” Provérbios 26:2 


Causas de maldições: 

I. A má língua.

“E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha.
Bebeu do vinho, e embriagou-se; e achava-se nu dentro da sua tenda.
E Cão, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, e o contou a seus dois irmãos que estavam fora.
Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre os seus ombros, e andando virados para trás, cobriram a nudez de seu pai, tendo os rostos virados, de maneira que não viram a nudez de seu pai.
Despertado que foi Noé do seu vinho, soube o que seu filho mais moço lhe fizera;
e disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos será de seus irmãos.
Disse mais: Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
Alargue Deus a Jafé, e habite Jafé nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.”Génesis 9:20-27

Uma maldição tem origem num pecado. Noé pecou embriagando-se e fez figuras tristes dentro da sua tenda. Um dos seus filhos viu e contou a toda a vizinhança e o resultado foi uma maldição. Em resumo, a má língua provoca escravidão.

Vulgarmente lembramos a irresponsabilidade de Noé mas ignoramos a peçonha na língua do pai de Canaã. Infelizmente muitos cometem este pecado e que tem consequências mais graves para o próprio. Contar o erro que álguem cometeu traz consequências mais mais graves. Pode dizer-se que o pecado cometido pela língua provoca mais estragos do que uma ação cometida pela mão.


Outra questão importante: quem “expôs” Noé à vergonha foi Cão pai de Canaã. Foi a descendência de Canaã quem carregou a maldição.

“Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra;
e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus:
Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.
Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.
Bendito o teu cesto, e a tua amassadeira.
Bendito serás quando entrares, e bendito serás quando saíres.
O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.
O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo a que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que o Senhor teu Deus te dá.
O Senhor te confirmará para si por povo santo, como te jurou, se guardares os mandamentos do Senhor teu Deus e andares nos seus caminhos.
Assim todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do Senhor, e terão temor de ti.
E o Senhor te fará prosperar grandemente no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto do teu solo, na terra que o Senhor, com juramento, prometeu a teus pais te dar.
O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar à tua terra a chuva no seu tempo, e para abençoar todas as obras das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.
E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás por cima, e não por baixo; se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, para os guardar e cumprir,
não te desviando de nenhuma das palavras que eu hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, e não andando após outros deuses, para os servires.
Deuteronómio 28:1-14

A Bíblia, por instrução de Deus, refere que há bênçãos e maldições. O Deus que profere o castigo é o mesmo que declara a salvação.

O caso de Caim:

“E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra.
Agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para da tua mão receber o sangue de teu irmão.
Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha punição do que a que eu possa suportar.
Eis que hoje me lanças da face da terra; também da tua presença ficarei escondido; serei fugitivo e vagabundo na terra; e qualquer que me encontrar matar-me-á.
O Senhor, porém, lhe disse: Portanto quem matar a Caim, sete vezes sobre ele cairá a vingança. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse.”
Génesis 4:10-15

- A maldição: pobreza, fugitivo e vagabundo;
- A salvação depois do constrangimento de Caim: Não poderia ser vingado por mão humana, ou seja, poderia viver em paz. 


Não podemos exigir as bênçãos da graça e ignorar as maldições descritas na Lei. Deus é o único ser justo e misericordioso. O seu rigor é do tamanho da sua grandeza: Tanto destrói uma cidade como poupa uma das suas prostitutas... ! (Jericó)

Na verdade Jesus no sermão do monte ainda foi mais exigente que os próprios fariseus: “Se a vossa justiça não exceder a dos escribas e dos fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus”  Mateus.5:20

Jesus advoga causa radicais, como “não vim para revogar a Lei ou os profetas mas para cumprir” Mateus 5:17

Muitos crentes insistem no rigor da lei e outros exageram do favor da graça. Como conciliar isto? Ame a lei e viva a graça! A Lei serve como aio para tentar melhorar o ser humano, mas é pela graça que se alcança a redenção.

Lamentavelmente as igrejas estão cheias de justiceiros que querem ser mais rigorosos que os fariseus. Jesus disse que o contrário, agir com bondade para aquele se arrepende é que agrada mais a Deus.

II. Gerizim e Ebal – A idolatria

Antes de Gerizim e Ebal temos a entrada na terra prometida, a Páscoa, a conquista de Jericó, o pecado de Israel e a derrota em Ai. Só depois de ter sido descoberto o prevaricador é que Israel alcançou a vitória.

O povo estava empolgado com as vitórias porém o pecado traz consequências. Acã tinha escondido uma capa da babilónia e prata e ouro de Jericó quando as instruções eram para destruir tudo. Por causa deste acto de desobediência todo o povo pagou por isso. Resolvida a questão prossegue-se para a vitória e rumo ás promessas de Deus.

Resumo: a má língua e a idolatria dão origem a maldições!

Repare na oração de Josué (7:9): “Ouvindo isto os Cananeus e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra...” O mentalidade era a de um jogo entre a benção a maldição: "os malditos são os cananeus, não nós. Então porque é que somos derrotados?"

“Respondeu o Senhor a Josué: Levanta-te! por que estás assim prostrado com o rosto em terra? Israel pecou; eles transgrediram o meu pacto que lhes tinha ordenado; tomaram do anátema, furtaram-no e, dissimulando, esconderam-no entre a sua bagagem.” 
Josué 7:10,11

As bênçãos e as maldições proferidas sobre os montes Gerizim e Ebal fazem parte das instruções de Moisés para o povo assim que entrassem na terra prometida.

Foi Josué quem cumpriu estas instruções:

“E todo o Israel, tanto o estrangeiro como o natural, com os seus anciãos, oficiais e juízes, estava de um e de outro lado da arca, perante os levitas sacerdotes que levavam a arca do pacto do Senhor; metade deles em frente do monte Gerizim, e a outra metade em frente do monte Ebal, como Moisés, servo do Senhor, dantes ordenara, para que abençoassem o povo de Israel.
Depois leu em alta voz todas as palavras da lei, a bênção e a maldição, conforme tudo o que está escrito no livro da lei.
Palavra nenhuma houve, de tudo o que Moisés ordenara, que Josué não lesse perante toda a congregação de Israel, e as mulheres, e os pequeninos, e os estrangeiros que andavam no meio deles.”
Josué 8:33-35

“Nesse mesmo dia Moisés deu ordem ao povo, dizendo:
Quando houverdes passado o Jordão, estes estarão sobre o monte Gerizim, para abençoarem o povo: Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Benjamim;
e estes estarão sobre o monte Ebal para pronunciarem a maldição: Rúben, Gade, Aser, Zebulom, Dã e Naftali.”
Deuteronómio 27:11-13

Deuteronómio 27:14
“E os levitas dirão em alta voz a todos os homens de Israel: Maldito o homem que fizer imagem esculpida, ou fundida, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém.”

Covém sublinhar que as peripécias que Israel viveu no deserto e em todas as páginas da Bíblia são princípios do eterno revelados para a toda a humanidade. Israel sofreu por desobedecer às instruções divinas, então, porque eu e você haveríamos de repetir os meus erros e sofrer as mesmas consequências?

III. Feitiçaria

“Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro.”Deuteronómio 18:10

A bruxaria e todas as congéneres associadas atravessaram séculos e dão lucro a muitos em prejuízo das pessoas que vivem atormentadas pelo seu passado e inquietas com o seu futuro.

Cartas, mesas radiónicas, horóscopo e todo o tipo de adivinhação são um embuste e sem dúvida alguma uma oportunidade para Satanás se apoderar dos mais vulneráveis e incautos. Pessoas perdem dinheiro nestas farsas e pior que isso, perdem a sua paz. Os que têm um passado por resolver desenvolvem angústias ainda maiores e os que queriam certezas para o seu futuro ficam com mais incertezas. Gera-se um ciclo vicioso: o pecado gera uma desgraça e na tentavida de resolver o mal, a bruxaria traz ainda mais inquietação à alma.

A solução não é remediar o mal. A solução está num arrependimento genuíno e na transformação num novo ser com uma nova perspectiva da realidade e da vida. Consultar um bruxo para resolver um mal equivale a chamar um pirómano para apagar um incêndio. 

Aconteceu com Saul:

- É frequente, por causa dos problemas, as pessoas procurarem socorrer-se de adivinhos e bruxos;
- Outra forma de contrair enfermidades espirituais é pela hereditariedade;
- Ainda, fragilidades psíquicas, depressões, idealismos exacerbados, relações ilícitas, pornografia, fragilizam as resistências espirituais e abrem portas a demónios.

Acontece com aqueles que não fazem de Jesus o seu autêntico libertador.

“Ora, havendo o espírito imundo saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para minha casa, donde saí. E, chegando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entretanto, habitam ali; e o último estado desse homem vem a ser pior do que o primeiro. Assim há de acontecer também a esta geração perversa.”Mateus 12:43-45

Satanás acredita que os filhos dos homens são dele! “Voltarei para minha casa”! Jesus pode estar a falar de gerações sucessivas e não de apenas um indivíduo.

IV. O que quebra a maldição.A Bíblia não contém apenas proibições, também contém promessas. Quem estiver atento aos mandamentos irá verificar uma colagem anterior ou posterior com uma promessa. A lista de coisas que podemos fazer e crer é muito extensa e por isso apresentamos apenas algumas:

1. Abençoar.

“Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Génesis 12:3

As maldições por vezes são encomendadas. Quando o povo estava a sair do Egipto o Rei de Moabe pediu ao vidente Balaão para ir amaldiçoar Israel mas este em vez de amaldiçoar abençoou.

“Como amaldiçoarei a quem Deus não amaldiçoou? E como denunciarei a quem o Senhor não denunciou?”
Números 23:8

2. A fé.

Quando o povo pecou no deserto Deus deu instruções a Moisés para o povo olhar para uma serpente, porque estavam sendo consumidos por elas.

“Então o Senhor mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que o mordiam; e morreu muita gente em Israel. Pelo que o povo veio a Moisés, e disse: Pecamos, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor para que tire de nós estas serpentes. Moisés, pois, orou pelo povo. Então disse o Senhor a Moisés: Faz uma serpente de bronze, e põe-na sobre uma haste; e será que todo mordido que olhar para ela viverá.” 
Números 21:6-8

3. O sangue.

Quando Adão e Eva pecaram Deus proferiu as maldições resultantes do pecado e finalizou o acto cobrindo a nudez de ambos com as peles de um animal. Não escapa o facto de que sangue de um inocente foi derramado na terra como consequência do pecado.

A humanidade foi castigada com o dilúvio por causa do pecado. Noé ofereceu sacrifício e Deus disse:

“Edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa, e ofereceu holocaustos sobre o altar. Sentiu o Senhor o suave cheiro e disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como acabo de fazer.”
Génesis 8:20,21

O preço do pecado de Acã foi a sua própria vida e a da sua família. O sangue do prevaricador foi vertido e o povo pode continuar na sua jornada de vitória.


Desde o início da humanidade que Deus estabeleceu um plano de salvação e resgate para todos os homens, de todas raças e povos. Deus criou o homem com livre arbítrio e isso implica escolher entre o bem e o mal, sabendo Ele de antemão as más escolhas que a humanidade também iria fazer.

Portanto, não estamos abandonado a um destino irremediável abandonados às conseguências das nossas más escolhas e do enganador de todo o universo, Satanás.

Deus escolheu para nós um caminho: que sejamos abençoadores e não maldizentes; que sejamos pessoas de fé e não incrédulos. Porém, não sendo estas duas possibilidades suficientes para a nossa redenção e por estar fora do nosso alcance o perdão dos nossos próprios pecados através do sacrifício de animais, Deus providenciou desde o início a única solução possível para resolver o problema: o sangue! "O salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23). Ora, para que nós pudéssemos viver, vontade primária do Criador, Ele providenciou para nós um Cordeiro imacula, o seu próprio Filho, Jesus. 


“Levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.” I Pedro 2:24

Sem comentários:

Enviar um comentário