sexta-feira, 23 de junho de 2017

A vingança de Deus


I. Como nós vemos a justiça? O que é para si justiça? O que é fazer justiça?

Vamos simplificar "justiça": Justiça é punir o culpado e livrar o inocente!


A Bíblia tem muitos versículos sobre justiça. Mais de 362 pelo menos. Um versículo sobre justiça para cada dia do ano.

Vamos recolher dois exemplos: 

"Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda darás testemunho, acompanhando a maioria, para perverteres a justiça;" Êxodo 23:2 
"A benignidade e a fidelidade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram." Salmos 85:10

Não há qualquer dúvida que o tema da justiça toca o coração de Deus. Muitas vezes encontramos os profetas a falar contra os pobres e injustiçados. Jó também referiu isso relativamente ao pobre e a ele próprio, que o que lhe tinha acontecido era uma injustiça.

Mas para o cidadão comum justiça tem uma faceta diferente. Nós preferimos a nossa justiça e descambamos na vingança. Até remetemos as injustiças que nos fazem para o vingador, para o dia do juízo, etc...

II. A vingança.

A vingança é um mal que vem desde Caim. "O Senhor, porém, lhe disse: Portanto quem matar a Caim, sete vezes sobre ele cairá a vingança. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse." Génesis 4:15

E até mesmo a vingança é a razão do justo: "O justo se alegrará quando vir a vingança; lavará os seus pés no sangue do ímpio." 
Salmos 58:10 

E ainda...

"O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; 
a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes". Isaías: 61:1,2

Relativamente à profecia de Isaías o cenário é este: Cerca de uma geração antes Jerusalém tinha sido destruída pelos Babilónios e o templo de Salomão também estava reduzido a escombros. Muito povo vivia no exílio e eram escravos na Babilónia mas Isaías anunciou um novo tempo para o povo.

Somos rápidos a cobrar justiça e se ela não acontece como desejamos esperamos que um dia a vingança ou o castigo merecido venha sobre o ofensor. Lembremo-nos que também os cristãos vêm mais filmes sobre vingança (e tomam partido do vingador) do que lêm a Bíblia, especialmente no que Jesus tem a dizer sobre o assunto.

III. Isaías.

Isaías vê a vingança como uma coroa de glória do povo de Israel. Tudo seria restaurado, o tempo da tristeza iria terminar. O facto é que o povo de Israel viveu sempre rodeado de grandes e poderosos inimigos, Sírios, Persas e Egípcios. Neste tempo o sentido de justiça do povo foi despertado. A justiça seria mais semelhante a uma vingança.

Quando somos pobres e temos falta de alguma coisa nós ficamos com um sentido mais apurado de justiça. Se o patrão não paga e por causa disso temos uma necessidade, queremos justiça e vingança; se um familiar tem um comportamento de abandono para connosco ficamos revoltados e ansiosos por justiça e queremos algum tipo de vingança.

Por outro lado quando tudo está bem a justiça deixa de ser coisa que nos importe assim tanto. Até nos esquecemos dos que sofrem injustiça. E esta era a mentalidade do povo de Israel: justiça..., vingança...; os gentios são maus, têm que ser derrotados; os outros são maus, nós somos as vítimas; Deus vai livrar-nos e será o vingador da nossa razão, etc...

IV. Elias

“Levanta-te, vai para Sarepta, que pertence a Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei a uma mulher viúva ali que te sustente. Levantou-se, pois, e foi para Sarepta. Chegando ele à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco d`água, para eu beber. Quando ela ia buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um bocado de pão contigo. Ela, porém, respondeu: Vive o Senhor teu Deus, que não tenho nem um bolo, senão somente um punhado de farinha na vasilha, e um pouco de azeite na botija; e eis que estou apanhando uns dois gravetos, para ir prepará-lo para mim e para meu filho, a fim de que o comamos, e morramos. Ao que lhe disse Elias: Não temas; vai, faze como disseste; porém, faze disso primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois o farás para ti e para teu filho. Pois assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da vasilha não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até o dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra. Ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeram, ele, e ela e a sua casa, durante muitos dias. Da vasilha a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do Senhor, que ele falara por intermédio de Elias.” 
I Reis 17:9-16

Serepta ficava na Síria a norte de Israel, portanto, em território do inimigo e a viúva era uma gentia. Bom, afinal talvez os gentios não sejam assim tão maus; talvez “os outros” não sejam assim tão maus.

Quando nos aproximamos do nosso inimigo talvez nos apercebamos como afinal ele não é assim tão mau.

Mas é a história de uma viúva e todos nós somos humanos para sentir compaixão e acarinhar a razão porque Deus enviou Elias até uma viúva para lhe providenciar pão, mesmo que ela seja do povo que é o nosso inimigo, lembremo-nos.

VI. Eliseu.

Em II Reis capítulo 5 lemos a história de um poderoso general Sírio, um inimigo, que tem um encontro com o profeta Eliseu e que é curado.

Até aqui ainda poderíamos compreender que Elias tenha abençoado a viúva de Sarepta mas como agora podemos encaixar o facto de que o único milagre de cura de lepra foi para um poderoso general Sírio?

VII. O grande vingador.

Finalmente, o grande vingador, aqueles que todos desejavam e aguardavam:

"Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías; e abrindo-o, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos e para proclamar o ano aceitável do Senhor. E fechando o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele." Lucas 4:16-19

Então..., e o dia da vingança? O diálogo prossegue com mais palavras de Jesus. O texto diz a seguir que eles se maravilhavam com a forma de Jesus falar e palavras de graça que saiam da sua boca. Portanto, percebe-se que entre o texto há um diálogo agradável e o momento de satisfação atingiu o rubro e até já estavam a lembrar a família de Jesus. Convém lembrar que Jesus estava em Nazaré onde todos o conheciam e à sua família, pais e irmãos.

Mas..., Rabi...? E o dia da vingança? E a libertação dos Romanos? E os teus milagres? Faze-os aqui também como temos ouvido que acontece por todo o lado.

O texto de Mateus diz-nos que Jesus já era conhecido até na Síria… “Assim a sua fama correu por toda a Síria; e trouxeram-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias doenças e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos; e ele os curou.” Mateus 4:24

E o texto proseegue com este relato:

"Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura aos vossos ouvidos. E todos lhe davam testemunho, e se admiravam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: Este não é filho de José? Disse-lhes Jesus: Sem dúvida me direis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; Tudo o que ouvimos teres feito em Cafarnaum, faze-o também aqui na tua terra. E prosseguiu: Em verdade vos digo que nenhum profeta é aceito na sua terra. Em verdade vos digo que muitas viúvas havia em Israel nos dias de Elias, quando céu se fechou por três anos e seis meses, de sorte que houve grande fome por toda a terra; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Serepta de Sidom. Também muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Elizeu, mas nenhum deles foi purificado senão Naamã, o sírio. Todos os que estavam na sinagoga, ao ouvirem estas coisas, ficaram cheios de ira." Lucas 4:21-28

Jesus fechou, ENCERROU, o livro no “ano aceitável do Senhor”.

Muitas pessoas que andam na Igreja não suportam a ideia de amar os inimigos. Nem precisam de ser inimigos, basta serem “aqueles que saíram da igreja” ou "aqueles que fizeram alguma coisa que lhes desagradou".

Há pessoas que ficam iradas quando o amor transborda para além da razão. Sabem o que essas pessoas são capazes de fazer?

"E, levantando-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até o despenhadeiro do monte em que a sua cidade estava edificada, para dali o precipitarem. Ele, porém, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho." Lucas 4:29,30

É simplesmente impressionante o que pessoas carregadas de religião são capazes de fazer: A forma como reagem…, a forma como se iram… Esta é apenas mais uma prova como todas as religiões são vingativas e apenas Jesus é diferente.

E tu como és? Quantas vezes já quiseste atirar Jesus de um penhasco abaixo?
- Cada vez que desejamos o mal de alguém;
- Cada vez que desejamos que o outro sofra as consequências pelo mal que praticou;

Se ansiarmos por vingança o que Jesus faz? Simplesmente Jesus vai embora!

A religião tem tanta energia que consegue atirar o seu próprio Messias Jesus de um penhasco. A vingança é algo que regressa sempre e acaba por nos ferir. O amor, por sua vez, contagia tudo à nossa volta.

Tira a vingança do teu coração e não atires Jesus do penhasco.

___________________
Adaptado de uma mensagem de Brian Zahnd
Maio 2017, CCVA de Alvalade
Samuel Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário