quinta-feira, 29 de junho de 2017

A teologia da retribuição



A Teologia errada (da Retribuição) em que muitos crentes vivem...

Vocês conhecem o drama de Jó!!! A tese levantada por Satanás é a de que ninguém adora e serve a Deus por nada.

Isto é: Por detrás de toda a rectidão e integridade, o homem esconde sua verdadeira motivação que é a recompensa que espera receber de Deus. Satanás duvida que alguém possa amar a Deus sem esperar alguma retribuição.

Por Daniel Marques Silva
Pastor da Igreja Congregacional de Montargil

https://www.facebook.com/daniel.m.dasilva



No entanto, Deus aposta na resposta do amor, e Satanás na da retribuição como expressão do egoísmo.

Os amigos de Jó concordam com a "teologia" de Satanás. Para eles a lógica é simples: Deus abençoa o justo e pune o pecador, portanto, se Jó esta sofrendo, é porque pecou. Sendo assim, ele deveria reconhecer seu pecado, confessá-lo, a fim de receber de volta o que lhe havia sido tirado.

Noutras palavras, Jó deveria buscar a Deus, não por causa de Deus, mas por causa dele mesmo.

"Jó, no princípio embora adepto desta teologia da retribuição ( do toma lá dá cá), rejeita este argumento e reafirma sua inocência. Na sua luta espiritual, ele tem uma opção em três: reconhecer que seus amigos têm razão e que Deus é justo, o que o levaria a negar sua inocência e a buscar a Deus por causa de si mesmo; reconhecer que seus amigos têm razão e que ele é inocente, o que o levaria a negar a Deus, e reconhecer que Deus é justo e que ele é inocente, o que o levaria a negar a teologia dos amigos". ( Ricardo Barbosa)

A razão de muitos dramas e conflitos dessa guerra espiritual é demonstrar a quem nosso coração pertence. Como?

Deus se faz silencioso enquanto espera nossa resposta.

O reverendo Ricardo a propósito afirma:

"Em algumas situações bíblicas onde Satanás impõe o sofrimento como instrumento de "desmascaramento" de nossas motivações mais secretas, vemos que Deus guarda o silêncio esperando nossa resposta. Foi assim com Jó, com Pedro e com o próprio Senhor. Também foi assim com Abraão quando leva seu filho Isaque para o altar do sacrifício. O papel de "acusador dos irmãos" mostra que Satanás desempenha um lugar importante no plano eterno de Deus: o de denunciar nossas máscaras e hipocrisias. É por isto que Jó, em momento algum de sua guerra espiritual, trata com Satanás, mas com Deus. Deus é seu advogado e justificador, é ele quem defende sua causa e é dele que Jó espera receber a absolvição".

A teologia da retribuição, que pouco difere da teologia da compensação, é utilizada por muitos crentes em seu relacionamento com Deus e o próximo - particularmente na vida religiosa onde o culto público assume, quem sabe, uma maior expressão desse relacionamento... no entanto, olhando para Jesus, nós vimos que Ele não pedia nada de volta, apenas falava para seguir, que a fé já os tinha curado - Jesus é esse Homem que não pede, apenas mostra o melhor, ensina o caminho, aponta como devemos proceder, não vendeu curas, não vendeu orações, não vendeu milagres, não vendeu batismos - anunciava o Reino de Deus e a Sua justiça. A sua teologia era a da Graça - "Vinde a mim vós que estais cansados...".

Sem comentários:

Enviar um comentário