sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Cuidar do corpo


Cuidar do corpo também é um ato de obediência e de gratidão a Deus

É muito comum vermos, no meio cristão, pessoas preocupadas a cuidar da sua vida espiritual por entenderem que há uma ordem divina nesse sentido, porém, negligenciam o cuidado com o corpo, por acharem que o mesmo é apenas a sua habitação temporária, e que, portanto, não sendo eterno, não é tão importante.

Mas não é isso que a Palavra de Deus nos ensina.

É certo que a nossa maior preocupação deverá concentrar-se no cuidado da nossa vida espiritual e da nossa alma. Mas há também um terceiro “elemento” importante, conforme podemos ler em I Tessalonicenses 5.23: “e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”, então, a palavra de Deus afirma que devemos cuidar dos três elementos que fazem parte de nós: espírito; alma; e corpo, os três são importantes!

Independentemente das modas nas diferentes épocas, nós cristãos precisamos e devemos preocupar-nos com a nossa apresentação diante do mundo, não por vaidade e não com o intuito de "forçar” uma certa aparência, mas porque somos “embaixadores de Cristo”.

Além disso a Bíblia é clara ao dizer que nós devemos cuidar bem dos nossos corpos (I Coríntios 6:19-20). E em Efésios 5:29, Paulo diz-nos também: “Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida...”. Por fim, a Bíblia também nos adverte contra a gula (Deuteronômio 21:20; Provérbios 23:2; II Pedro 1:5-7; II Timóteo 3:1-9; II Coríntios 10:5).

Agora talvez comecem a surgir as seguintes questões: 

- Afinal isto é um grupo* sobre alimentação saudável, alimentação Paleo, ou um grupo de “estudo Bíblico”?
- O que é que a alimentação Paleo tem a ver com a Bíblia, com Deus, etc?

Ora bem, para mim tem tudo a ver, por isso iniciei com a explicação acima sobre qual a “posição” bíblica em relação ao nosso corpo, ao nosso estilo de vida relativamente e cuidado com a nossa alimentação.

Em primeira instância podemos pensar que ter uma alimentação saudável e fazer atividades físicas seja apenas para ter um corpo magro ou para ter um “corpinho invejável”. Não, não é bem assim, ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas é essencial para manter a nossa saúde “em dia”, mas todos reconhecemos a importância de uma boa alimentação para a prevenção de doenças, algumas delas graves, como o câncer, e outras.

Por isso, não é só pela aparência, mas pela saúde que devemos prestar atenção à forma como estamos a tratar do nosso corpo. Além disso, não podemos esperar que o Senhor faça tudo por nós. A nossa vida é também uma responsabilidade pessoal.

Já tinha pensado nisso? Se é importante cuidar do nosso espírito e da nossa alma, também é importante cuidar do nosso corpo, pois é nele que eles habitam! E como podemos cuidar da “casa” onde espírito e a alma habitam? Quanto tempo e atenção despendemos nela? 


Pensemos nisso!

Susana Dias

*grupo: Este artigo foi escrito a propósito de um grupo criado para explicar as razões e partilhar informação sobre o estilo de alimentação "paleo". Endereço do grupo: https://www.facebook.com/groups/163469190951755/ 


Sem comentários:

Enviar um comentário