sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Stress no relacionamento conjugal


O relacionamento conjugal está associado à qualidade de vida e à saúde. Contudo, mesmo que um casamento possa durar muitos anos isso não significa necessariamente que é satisfatório para os dois ou pelo menos para um deles.

O stress afecta a qualidade de vida e provoca doenças. Por outro lado “qualidade de vida” não é apenas ausência de enfermidades, é bem-estar físico, social e mental.

Qualidade de vida também não é sucesso, pois se eu não tiver sucesso posso entrar em stress… Qualidade de vida engloba:




  • Satisfação pessoal, nos aspectos físicos, intelectuais e emocionais; 
  • Satisfação nos relacionamentos, nos aspectos conjugais, familiares e sociais; 
  • Satisfação profissional, nos aspectos de realização pessoal, alcance de objectivos e contributo social. (As minhas capacidades profissionais não devem apenas servir os meus interesses) 
Quando este conjunto e os seus sub-produtos não funcionam em harmonia podemos entrar em stress!O stress é um dos mais em voga na actualidade, ou se quisermos na vida moderna. Se o stress afecta a saúde e o bem estar emocional, logo, afecta também o casamento.

O termo stress tem origem no latim “stringere” – que significa estreitar, rodear e ligar, dando posteriormente origem à palavra francesa “étreindre”. O termo stress é usado na engenharia para representar força, tensão, pressão ou carga contra uma determinada resistência.

Segundo Lazarus e Lazarus (1994), as primeiras referências à palavra significando “aflição” ou “adversidade” datam do Século XIV mas só no Século XVIII o termo em Inglês começou a ser usado para expressar "desconforto" e "adversidade”.

E na Bíblia? A palavra não existe, mas existem pessoas em stress por terem cometido erros. Lembro de imediato de David, quase exausto e angustiado com a enfermidade do bebé de Bate-Seba, o qual acabou mesmo por morrer; lembro-me do “moço-rico” incapaz de decidir entre as suas riquezas e a sua salvação; e de Judas, que não conseguiu resistir ao stress de enfrentar a sua consciência por ter vendido o seu Mestre.

Portanto, erros pessoais podem colocar-nos em situação de stress. A falta de prudência, o desconhecimento, ou mesmo um encantamento ocasional podem tirar-nos a paz e colocar-nos em stress crónico. E neste âmbito é evidente que o casamento é mais vulnerável ao stress, tenha ele a origem que tiver.

Definição de Stress: “Stress é a resposta do organismo a acontecimentos que provocam desequilíbrios no bem-estar. É provocado por qualquer acontecimento, positivo ou negativo, que nos obriga a mudar de comportamento. O agente responsável pode ser físico, psicológico ou ambiental.” (Hans Selye)

1. O que provoca o stress?


  • Um acontecimento; 
  • Uma situação; 
  • Uma pessoa; 
  • Um objeto. 
2. Sintomas de stress.

Sintomas físicos:
 contracção de músculos; dores das costas; enxaqueca; insónia; cansaço; tremores; suores; zumbido nos ouvidos; sonolência; dores de estômago; enjoos; vómitos; diarreia; perda de interessa por sexo; alterações de peso; inquietação.

Sintomas comportamentais: procrastinação; ranger de dentes; dificuldades laborais; atitude crítica excessiva; agitação, alterações alimentares; queres estar só ou acompanhado; falar de situações de stress.

Sintomas emocionais: choro; irritabilidade; nervosismo; explosividade; falta significado na vida; solidão; sentimento de infelicidade; depressão.

Sintomas cognitivos: preocupação; ansiedade; medo por antecipação; perca de concentração; dificuldade em pensar; falta de memória; perca de sentido de humor; falta de criatividade; incapacidade para decidir.

Resumo: a sobrecarga de um certo número de factores é variável de pessoa para pessoa mas uma vez que o limite de cada um é ultrapassado, o organismo entra em stress.

3. O que pode causar stress no relacionamento conjugal?

Resposta simplificada: vidas separadas!
Resposta complicada: perturbações internas!

Há agentes externos e internos que originam stress. Os agentes internos são os mais complexos de identificar e tratar e se o próprio não conseguir identificá-los e anulá-los será melhor procurar ajuda “externa”.

Alguns exemplos de agentes internos que causam stress no indivíduo:

  • Expectativas irrealistas; 
  • Perfeccionismo; 
  • Cognições distorcidas; 
  • Sonhos irrealistas… 
Agentes externos prováveis:

a. Finanças e gestão.


Com muito ou pouco dinheiro os casais podem disputar como o dinheiro deve ser gasto. - Um pode ser mais gastador e o outro mais poupado; 
  • Um pode ser mais sobrecarregado no pagamento das despesas e o outro completamente desligado; 
  • Um pode estar mais sobrecarregado com os afazeres da casa e o outro desinteressa-se completamente;
  • Dívidas.
b. Filhos.

A forma de educar os filhos, sermos mais exigentes ou flexíveis. Pontos de vista diferentes sobre a paternidade.

c. Outros membros da família.
Alterações no quotidiano de outros membros podem afectar-nos e exigir também alterações nas nossas rotinas; dificuldades com os sogros.

d. Alterações da nossa disponibilidade, o que pode também afectar as nossas finanças;

e. Excesso de trabalho.

Excesso de actividades. Os casais cristãos são muito “pressionados” para servir em causas e nas suas igrejas locais e por vezes envolvem-se em actividades que lhes ocupam totalmente os fins-de-semana e não reservam espaço para si próprios. Nisto inclui-se os que trabalham por turnos ou em horários diferentes.

f. Doença ou incapacidade.

g. Distracções electrónicas.

Desde o aparecimento da televisão que as nossa disponibilidade para a comunicação e o relacionamento se alteraram. Jogos e telenovelas prendem o indivíduo várias horas por semana que poderiam ser melhor em conjunto. Estas distracções podem, porventura, roubar o tempo a disciplina de horários de refeição.

As pessoas chegam a casa e ligam a televisão até à hora de deitar. E quando conversam? Nunca. Quando é preciso falar sobre algum assunto já não sabem conversar. Se o casal não fala sobre os seus problemas eles irão multiplicar-se.

h. Infidelidade on-line.

A pornografia, seja ela em que suporte for, desvirtua e distorce a sexualidade na mente do viciado.

i. Declínio ético e moral.

A sociedade, ou melhor os seus indivíduos, trocam facilmente a responsabilidade pela vaidade. Até a religião e a Bíblia deixaram de ser autoridade na consciência de muitos. Ensinamento sobre o adultério, por exemplo, deixou de ter a importância que tinha em tempos ainda vivos na nossa memória. O divórcio é mais fácil hoje em dia.

j. Egoísmo no lugar de compromisso.

Há factores externos e factores internos que causam stress nos relacionamentos. Há casais, em que ele ou ela, assenta a sua relação no casamento numa base do que recebo e não no que dou ou ofereço ao outro. Em vez de focar as necessidades do seu cônjuge o egoísta concentra a atenção em si próprio. Se o casamento não o satisfaz entra facilmente em stress e se não tiver uma razão irá inventar alguma.

4. Consequências no relacionamento conjugal.

a. Desentendimentos.

Nota: os homens tendem a reagir de forma diferente das mulheres: os homens isolam-se, as mulheres explodem!

b. Falta de apetência sexual.

c. Depressão.

Doença psiquiátrica de contornos indefinidos que provoca sofrimento em milhões de pessoas em todo o mundo.

d. Tristeza.

5. Como evitar o stress.

  • Afaste-se de situações angustiantes e conflituosas; 
  • Partilhe o seu dia-a-dia com o seu cônjuge; 
  • Seja disciplinado no descanso, lazer e tempo em família; 
  • Faça coisas que lhe agradam; 
  • Desenvolva boas relações sociais; 
  • Seja romântico, melhore a sua vida sexual; 
  • Tenha cuidado com a informação na internet;
6. Tratar o stress.
  • “Amo-te”; 
  • Partilhar ou conversar sobre o agente que lhe provoca o stress; 
  • Boa alimentação; 
  • Ler um livro todos os meses; 
  • Praticar exercício; 
  • Partilhe as bênçãos e as vitórias que já foram alcançadas; 
  • Manter o bom humor; 
  • Façam caminhadas juntos; 
  • Transforme dificuldades em fortalezas; 
  • Orem juntos. Filipenses 4:19 “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” 

Sem comentários:

Enviar um comentário