quarta-feira, 15 de julho de 2015

As vestes de José


José era o filho da sua amada Raquel, pela qual Jacó tinha trabalhado durante 14 anos de trabalho. Raquel, que no início do seu casamento não podia conceber, teve ainda outro filho, Benjamin.

Vamos analisar a vida de José pela sua roupa. A roupa que vestimos diz-nos alguma coisa sobre o que fazemos, em que circunstâncias estamos e porventura alguma coisa do que somos.

José, em determinada altura da sua adolescência começou a ter sonhos “estranhos” os quais não escondia e somando a isto a preferência que Jacó tinha por ele, começou a ser alvo do ciúme dos seus irmãos.

1. A túnica de várias cores

Gen 37:3-11 “Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente. José teve um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. Pois ele lhes disse: Ouvi, peço-vos, este sonho que tive: Estávamos nós atando molhos no campo, e eis que o meu molho, levantando-se, ficou em pé; e os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. Responderam-lhe seus irmãos: Tu pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por causa dos seus sonhos e das suas palavras. Teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, dizendo: Tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam perante mim. Quando o contou a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é esse que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos com o rosto em terra diante de ti? Seus irmãos, pois, o invejavam; mas seu pai guardava o caso no seu coração.”

O texto revela que Jacó nutria uma preferência especial por José, o que, não sendo o mais correto, não deixa de ser também vulgar este sentimento de “super proteção” exercida sobre os filhos mais novos por parte de pais mais idosos, entre outros.

Como resultado dessa preferência o autor destaca uma túnica de várias cores, coisa que certamente os seus irmãos nunca teriam tido. Em qualquer lugar onde José estivesse, ele destacava-se pelas cores que trazia sobre si e isso revelava, a criança especial e preferida que ele era.

2. José sem roupa.

Génesis 37:18-23 “Eles o viram de longe e, antes que chegasse aonde estavam, conspiraram contra ele, para o matarem, dizendo uns aos outros: Eis que lá vem o sonhador! Vinde pois agora, matemo-lo e lancemo-lo numa das covas; e diremos: uma besta-fera o devorou. Veremos, então, o que será dos seus sonhos. Mas Rúben, ouvindo isso, livrou-o das mãos deles, dizendo: Não lhe tiremos a vida. Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cova, que está no deserto, e não lanceis mão nele. Disse isto para livrá-lo das mãos deles, a fim de restituí-lo a seu pai. Logo que José chegou a seus irmãos, estes o despiram da sua túnica, a túnica de várias cores, que ele trazia.

Pela primeira vez na vida José é humilhado e não tem o seu pai presente para o defender José perde a sua identidade a qual lhe era conferida, também, pela bonita veste que trajava. José foi roubado, humilhado, abandonado e deixado num buraco. De seguida, os seus irmãos vendo passar uns mercadores venderam-nos como escravo, despido.

Os seus irmãos não tiveram dó ao verem a sua aflição e desespero estampado no seu rosto. A vingança dos seus irmãos foi consumada e José é agrilhoado a um carro de escravos.

Quantas vezes nós não somos também vendidos… Tiram-nos tudo o que temos, a família, os amigos, e vendem-nos para o desconhecido. Trocam-nos por coisas tão banais, por outros interesses.

3. José veste uma roupa de mordomo no Egipto

Genesis 39:1-4 “José foi levado ao Egito; e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o haviam levado para lá. Mas o Senhor era com José, e ele tornou-se próspero; e estava na casa do seu senhor, o egípcio. E viu o seu senhor que Deus era com ele, e que fazia prosperar em sua mão tudo quanto ele empreendia. Assim José achou graça aos olhos dele, e o servia; de modo que o fez mordomo da sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.”

José é comprado e vestido com roupa de escravo. José ganha uma nova identidade e começa a gerir tudo quanto diz respeito á casa de Potifar. Enquanto escravo aos poucos vai ganhando a confiança do seu senhor e prospera. O jovem ganha robustez e beleza física, mas por dentro é um homem ferido.

4. José veste uma roupa de prisioneiro

Genesis 39:6-7 “Potifar deixou tudo na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. Ora, José era formoso de porte e de semblante. E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José, e lhe disse: Deita-te comigo.”

José é tentado. Um escravo é por natureza uma pessoa fragilizada nas suas emoções, privado de relacionamentos sociais saudáveis, logo fica com o carácter fragilizado também. Mas José não, ele resiste:

Genesis 39:11-12 “Mas sucedeu, certo dia, que entrou na casa para fazer o seu serviço; e nenhum dos homens da casa estava lá dentro. Então ela, pegando-o pela capa, lhe disse: Deita-te comigo! Mas ele, deixando a capa na mão dela, fugiu, escapando para fora.”

A mulher vê que ficou com roupa dele, começa aos gritos e José é preso. José fica de “tanga” outra vez. De novo José perde a sua capa. Não era uma capa de “várias cores” mas era uma veste que lhe garantia uma certa identidade, quiçá algum conforto naquele contexto de adversidade.

A esta altura muitos de nós no lugar dele já estariam a pensar sobre “a razão pela qual vivemos”. O que seria melhor? Esquecer as convicções e salvar a pele ou preservar os valores que aprendi na minha família e seguir pelo caminho mais penoso?

José perde tudo de novo. Além de viver debaixo de uma carga emocional de rejeição, perda pela rejeição dos seus irmãos e privação da presença do pai que o amava, e ele ao pai, agora perde tudo outra vez e é jogado na prisão.

5. José prospera na prisão, veste roupa de servo.

Genesis 40:3-4 “e mandou detê-los na casa do capitão da guarda, no cárcere onde José estava preso; e o capitão da guarda pô-los a cargo de José, que os servia. Assim estiveram por algum tempo em detenção.”

A sua roupa de José pode ter mudado um pouco mas por dentro José continuava igual.

Depois que passou algum tempo, dois servos de Faraó vão para a prisão fazer companhia a José. José na prisão desempenha agora um papel de servidor com relativa liberdade de movimentos e estes homens são entregues aos seus cuidados. Cada um destes dois homens sonham, e depois da interpretação dada por José, um volta para a côrte e outro é enforcado.

Passados dois anos, o copeiro, aquele a quem tinha sido restituído o seu cargo, diz a Faraó que há um hebreu na prisão com capacidade de interpretar os sonhos estranhos que o imperador teve.

6. José lava-se e veste-se decentemente para ir á presença de Faraó

Gen 41:9-14 “Então falou o copeiro-mor a Faraó, dizendo: Dos meus pecados me lembro hoje: Estando faraó mui indignado contra os seus servos, e pondo-me sob prisão na casa do capitão da guarda, a mim e ao padeiro-mor. Então sonhamos um sonho na mesma noite, eu e ele, cada um conforme a interpretação do seu sonho sonhamos. Ora, estava ali conosco um mancebo hebreu, servo do capitão da guarda, ao qual contamos os nossos sonhos, e ele no-los interpretou, a cada um conforme o seu sonho. E como ele nos interpretou, assim mesmo foi feito: a mim me fez tornar ao meu estado, e a ele fez enforcar. Então enviou Faraó, e chamou a José, e o fizeram sair logo da cova; e barbeou-se e mudou os seus vestidos, e veio a Faraó.

José mudou as suas vestes para comparecer diante de Faraó. Ninguém pode comparecer diante de um rei trajado indecentemente. Para comparecer diante de Faraó, José tem que no mínimo mudar de aparência. Ninguém lhe perguntará como ele está por dentro, contudo, chegou a hora de uma nova oportunidade.

7. José veste a roupa de Primeio-ministro.

José interpreta os sonhos de Faraó e é promovido.

Genesis 41:38-44 “Perguntou, pois, Faraó a seus servos: Poderíamos achar um homem como este, em quem haja o espírito de Deus? Depois disse Faraó a José: Porquanto Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu. Tu estarás sobre a minha casa, e por tua voz se governará todo o meu povo; somente no trono eu serei maior que tu. Disse mais Faraó a José: Vê, eu te hei posto sobre toda a terra do Egito. E Faraó tirou da mão o seu anel-sinete e pô-lo na mão de José, vestiu-o de traje de linho fino, e lhe pôs ao pescoço um colar de ouro. Ademais, fê-lo subir ao seu segundo carro, e clamavam diante dele: Ajoelhai-vos. Assim Faraó o constituiu sobre toda a terra do Egito. Ainda disse Faraó a José: Eu sou Faraó; sem ti, pois, ninguém levantará a mão ou o pé em toda a terra do Egito.”

Uma nova roupa, uma nova identidade. José recompõe-se no que toca à sua liberdade e como pessoa honrada. Casa com uma mulher egípcia e aos seus filhos chama Manasses e Efraim.

Genesis 41:51 “E chamou José ao primogênito Manassés; porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai. Ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição.”

Uma análise rápida sobre os diferentes tempos em que os dois filhos nascem permitem-nos dizer que o primeiro filho foi um renascer da sua alegria: “Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai” (Mamassés). Mas não é bem assim porque ao segundo ele chama: “Deus me fez crescer na terra da minha aflição” (Efraim).

Ou seja, a liberdade, a posição social, a família, ou qualquer coisa que ele viesse a ter não apagaria a sua dor interior. Talvez até, ter filhos, lhe lembraria como o seu pai ficaria feliz se os visse.

O tempo passa, a fome estende-se pela terra e como também havia fome em Canaã José vê chegar os seus irmãos em busca de comida. Reconhece-os imediatamente mas não é reconhecido por eles.

Genesis 42:6, 7 “José era o governador da terra; era ele quem vendia a todo o povo da terra; e vindo os irmãos de José, prostraram-se diante dele com o rosto em terra. José, vendo seus irmãos, reconheceu-os; mas portou-se como estranho para com eles, falou-lhes asperamente e perguntou-lhes: Donde vindes? Responderam eles: Da terra de Canaã, para comprarmos mantimento.”

Chega a hora da aflição dos seus irmãos e o reconhecimento pelo mal que tinham feito a José sem saberem que era diante dele que estavam.

Genesis 42:21-25 “Então disseram uns aos outros: Nós, na verdade, somos culpados no tocante a nosso irmão, porquanto vimos a angústia da sua alma, quando nos rogava, e não o quisemos atender; é por isso que vem sobre nós esta angústia. Respondeu-lhes Rúben: Não vos dizia eu: Não pequeis contra o menino; Mas não quisestes ouvir; por isso agora é requerido de nós o seu sangue. E eles não sabiam que José os entendia, porque havia intérprete entre eles. Nisto José se retirou deles e chorou. Depois tornou a eles, falou-lhes, e tomou a Simeão dentre eles, e o amarrou perante os seus olhos. Então ordenou José que lhes enchessem de trigo os sacos, que lhes restituíssem o dinheiro a cada um no seu saco, e lhes dessem provisões para o caminho. E assim lhes foi feito.”

Porquê Simeão, o segundo filho de Jacó? Será que ele ficou em silêncio aquando do trama contra José? Terá sido o único que o defendeu por ser o mais responsável, o mais velho, na cena, pois Rúben estava ausente quando ele foi vendido aos mercadores? Haverá alguma relação com aquilo que o seu nome significa “Concebeu outra vez, e deu à luz um filho; e disse: Porquanto o Senhor ouviu que eu era desprezada, deu-me também este. E lhe chamou Simeão. (Génesis 29:33). Será que o filho desprezado aprisionou o filho da desprezada? Não sabemos! 

José exige ver o outro filho e até que José veja Benjamin, Simeão fica preso. A comida acaba e eles não têm outro remédio senão regressar ao Egipto tendo Rúben assumido a responsabilidade perante Jacó pela troca dos seus dois filhos.

De regresso ao Egito, os irmãos são levados para a casa de José, apressam-se a justificar perante o despenseiro a presença do dinheiro nos seus sacos, os animais deles são bem tratados e Simeão é-lhes devolvido. Assim que José entra pergunta pelo pai:

Genesis 43:28-30 “Responderam eles: O teu servo, nosso pai, está bem; ele ainda vive. E abaixaram a cabeça, e inclinaram-se. Levantando os olhos, José viu a Benjamim, seu irmão, filho de sua mãe, e perguntou: É este o vosso irmão mais novo de quem me falastes? E disse: Deus seja benévolo para contigo, meu filho. E José apressou-se, porque se lhe comoveram as entranhas por causa de seu irmão, e procurou onde chorar; e, entrando na sua câmara, chorou ali.”

José chora pela segunda vez neste relato (pois não sabemos quantas vezes chorou por causa disto nas suas prisões).

Á mesa foram sentados de acordo com a sua primogenitura.

Genesis 43:33, 34 “Sentaram-se diante dele, o primogénito segundo a sua primogenitura, e o menor segundo a sua menoridade; do que os homens se maravilhavam entre si. Então ele lhes apresentou as porções que estavam diante dele; mas a porção de Benjamim era cinco vezes maior do que a de qualquer deles. E eles beberam, e se regalaram com ele.”

Não pode ter sido uma refeição fácil para José. O texto é claro sobre a disposição das mesas. José está numa mesa aparte e de frente para os seus irmãos alinhados do mais velho até ao mais novo. Será que teria sido aquela a disposição na casa do pai? Será que José sentiu a falta do pai ao seu lado uma vez que era frequente um tratamento especial? Será que José sentiu falta de estar ao lado de Benjamim, um lugar que lhe pertencia por direito e durante tantos anos lhe foi roubado? Os gestos, as expressões, as vozes, tudo isto, terá tomado de assalto a memória e a saudade de José.

O primeiro ministro despede os filhos de Jacó mas eles não sabem que será por pouco tempo. Dentro do saco de Benjamin vai a taça de José e assim que saiem para iniciar a sua jornada são perseguidos e presos.

A sentença seguinte é que Benjamin será escravo no Egito e desde do discurso de culpa de Judá até à revelação, e reconciliação, o tempo voa.

Porquê Judá? Porque primeiro Judá arrasta a todos como culpados e depois quer tomar o lugar de Benjamim? Genesis 44:33 “Agora, pois, fique teu servo em lugar do menino como escravo de meu senhor, e que suba o menino com seus irmãos.”

A resposta tem certamente um sentido profético pois muitas gerações mais tarde, haveria um que tomaria sobre si a culpa de toda a humanidade.

Genesis 45:1-4 “Então José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele; e clamou: Fazei a todos sair da minha presença; e ninguém ficou com ele, quando se deu a conhecer a seus irmãos. E levantou a voz em choro, de maneira que os egípcios o ouviram, bem como a casa de Faraó. Disse, então, José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, pois estavam pasmados diante dele. José disse mais a seus irmãos: Chegai-vos a mim, peço-vos. E eles se chegaram. Então ele prosseguiu: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.”

8. José veste a roupa do discernimento.

Genesis 45:5-8 “Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos aborreçais por me haverdes vendido para cá; porque para preservar vida é que Deus me enviou adiante de vós. Porque já houve dois anos de fome na terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega. Deus enviou-me adiante de vós, para conservar-vos descendência na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como governador sobre toda a terra do Egito.”

Genesis 45:14, 15 “Então se lançou ao pescoço de Benjamim seu irmão, e chorou; e Benjamim chorou também ao pescoço dele. E José beijou a todos os seus irmãos, chorando sobre eles; depois seus irmãos falaram com ele.”

A história de José é um dos exemplos bíblicos mais fascinantes de rejeição, perdão e restauração.

9. José dá roupa aos seus irmãos.

Genesis 45:22 “A todos eles deu, a cada um, mudas de roupa; mas a Benjamim deu trezentas peças de prata, e cinco mudas de roupa.”

Aquele que um dia tinha sido despido pelos seus irmãos agora, é ele mesmo quem os veste. É como se lhes estivesse a dizer: “vocês várias vezes fizeram com que eu ficasse sem roupa, mas agora sou eu que vos visto.” A Benjamim, José deu vestes em muito maior quantidade o que desta vez terá trazido muita satisfação aos seus irmãos. Eles sabiam agora que se Benjamin fosse abençoado o Pai (deles todos) ficaria feliz. O Pai deseja que os seus filhos sejam abençoados.

É isto que o perdão pode trazer: restituição, abundância e prosperidade.

10. José veste a roupa da promessa.

Israel, ou Jacó. pai de José vem para o Egipto e vive 17 anos abençoados com a presença de José.

Genesis 50:15-21 “Vendo os irmãos de José que seu pai estava morto, disseram: Porventura José nos odiará e nos retribuirá todo o mal que lhe fizemos. Então mandaram dizer a José: Teu pai, antes da sua morte, nos ordenou: Assim direis a José: Perdoa a transgressão de teus irmãos, e o seu pecado, porque te fizeram mal. Agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam. Depois vieram também seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: Eis que nós somos teus servos. Respondeu-lhes José: Não temais; acaso estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida. Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei, a vós e a vossos filhinhos. Assim ele os consolou, e lhes falou ao coração.



Só o perdão poderia garantir o futuro desta família. O futuro desta família e o nosso também.

A história de José é um dos episódios bíblicos que mais me quebranta. Não consigo abordar este tema sem ter uma “recaída” emocional. Esta foi também uma das mensagens mais bonitas que ouvi na minha vida e que foi ministrada por Sara Catarino na Igreja Conquistadores para Cristo em Fernão Ferro.

Não é possível reconstituir a forma como a irmã Sara o fez pois esta reconstrução só foi montada passado bastante tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário