domingo, 20 de março de 2016

Três pais


Descrição de PAI, segundo o dicionário: "Pai é uma palavra com origem no latim "pater" e representa a figura paternal de uma família, ou o progenitor de uma pessoa".

O conceito de pai se restringe apenas a uma pessoa que é o pai biológico de alguém. Um pai adotivo ou um pai de criação, apesar de não ter gerado o seu filho, não deixa de ser pai.

O pai que eu não tive

 

As redes sociais, ontem, dia 19 de Março de 2016, encheram-se de mensagens deliciosas, de saudade e de omissões.

Estes são daqueles dias que trazem a uns boas memórias mas a outros as piores recordações. Mesmo que alguém queira esquecer "o pai" ou o "dia do pai", hoje em dia até as redes sociais estão aí para nos lembrar disso. 

Paternidade de Deus



Como cristãos e filhos de Deus, é muitíssimo importante analisarmos a paternidade divina e a nossa filiação espiritual, à luz da Palavra de Deus, a fim de podermos alicerçar as nossas convicções de que Deus é o nosso Pai.
Deus é um Pai íntimo, terno, amoroso, amigo e cuidadoso, e não apenas um Deus estranho e distante; 

  • O pai biológico nem sempre, mercê de certas circunstâncias, age como um verdadeiro pai;
  • O pai biológico deixa de exercer a sua paternidade pela morte;
  • O pai biológico nem sempre está presente para nos proteger, defender, acarinhar, educar ou sustentar;


terça-feira, 15 de março de 2016

Os Des Organizados


"Estou farto da minha igreja. O pastor não me visita, não me telefona, nem sabe que eu existo. Estou cheio de problemas e como não a tenho ajuda que eu quero acho melhor ficar em casa, ler e orar com a minha família. Mas como eu conheço alguém que também não está satisfeito com a liderança talvez seja interessante convidar essa família e assim poderemos fazê-lo juntos."

E assim surgiram os "desigrejados". Ops, desculpem, não devemos colocar rótulos nos outros mas como tenho de dar um título a este blog, resolvi escolher "Os Des Organizados".

Não quero ser malicioso. E garanto-vos que não me dediquei a perder muito tempo com esta nova "denominação", que não querendo, embora desorganizados, são, nem que seja pela utilização do nome. E como desejamos o melhor futuro para todos os habitantes desta terra nunca saberemos, como aconteceu no passado, o que virá a seguir. Pode ser até que se tornem vítimas das suas próprias queixas.

sábado, 12 de março de 2016

A culpa é da vítima


Na pesquisa que elaborei sobre este assunto fui surpreendido com a descoberta de que “o cristianismo é responsável pela mentalidade de conformismo" da vítima por esta não se livrar do pesadelo que lhe consome a vida.

É este o texto justificativo: "Tendes ouvido que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo: Não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te dá na face direita, volta-lhe também a outra; ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e quem te obriga a andar mil passos, vai com ele dois mil. Dá a quem te pede, e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes." Mateus 5:48-42


quarta-feira, 9 de março de 2016

A essência feminina


Deus fez as mulheres porque sabia que não seria bom que o homem vivesse só. E a melhor companhia para eles somos nós, as mulheres. A Bíblia diz que o homem que encontra uma boa esposa, encontra um tesouro, alcançou a benevolência do Senhor, ou seja, a mulher. como a Bíblia a descreve, é um bem valioso, precioso e RARO.

Os bons exemplos são para ser seguidos. Agradeço a Deus que nos deixou bons exemplos de MULHERES para que possamos aprender com elas, observá-las e admirá-las. Que tenhamos a humildade de uma criança para aprender com "Mulheres Virtuosas" que temos o privilégio de conhecer hoje, e nos tempos bíblicos. Que tenhamos a força de uma mulher virtuosa para buscarmos a Deus de todo coração, até que nos tornemos um canal de benção na vida das pessoas ao nosso redor.

A mulher virtuosa é MODERNA À MODA ANTIGA.


Restituição


A história de Rute é fantástica e fascinante.

E porquê uma história fantástica e fascinante? Porque, por um lado a vida de Rute contém luto, lágrimas, perdas e pobreza, por outro, é também uma história de redenção e restituição. Nesta história Rute passa da pobreza para a riqueza; da viuvez para o casamento; de um casamento sem filhos para um casamento com filhos; de estrangeira para israelita.

Assim como nesta história houve um recomeço que culminou numa restituição, e porque Deus estava disposto a escrever uma nova história na vida de Rute, assim também hoje poderá haver um recomeço que poderá culminar com uma restituição na tua vida, pois tal como no passado, Deus ainda hoje deseja escrever uma nova história na vida de cada um de nós.

Oportunidades para crescer


Imagine: um dia como outro qualquer; você levanta-se para ir trabalhar e quando chega, as portas estão fechadas e está um aviso na porta a dizer “encerrado”; inesperadamente você fica desempregado; como tem obrigações a cumprir vai ao banco para levantar algum dinheiro e pagar algumas contas; quando chega ao banco é informado que a sua conta foi fechada e que não tem nem um cêntimo...

terça-feira, 8 de março de 2016

Perfis falsos e destinatários errados


Não são poucas as vezes que nos deparamos com perfis falsos no facebook e colocações que poucos entendem a não ser os que se pretende visar. Que isso aconteça no facebook ainda se compreende, agora quando o autor é um cristão é que se torna completamente estranho.

Porque as pessoas fazem isso?

Os perfis falsos existem para um fim malicioso, perverso e em muitos casos, terrorista. Estas são as características deste tipo de internautas. O perfil deles não é o que eles postam, é o que eles escondem. Há perfis falsos para variados fins, inclusive, alguns, são criados para provocar líderes de igrejas. Ingenuamente, alguns aceitam estes convites a pretexto de “evangelizar” mas na verdade uma espionagem subtil e maliciosa está por detrás do autor do perfil.

segunda-feira, 7 de março de 2016

A autoridade do líder


“Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil” (Hebreus 13:17).

Que texto tão bonito para começar este tema não é? Que fórmula tão simples para resolver problemas e que texto tão gasto finalmente usado quando já está tudo quase sem concerto senão mesmo irremediavelmente perdido.

Micro Homilética


Homilética é considerada a arte de pregar, ou seja, utilizar os princípios da retórica com a finalidade específica de falar sobre o conteúdo da bíblia sagrada cristã.

Etimologicamente, homilética tem a sua origem a partir do grego Homiletikos, que por sua vez derivou de “homilos”, que significa “multidão” ou “assembleia do povo”. Este termo acabou por originar a palavra homilia, que quer dizer “discurso com a finalidade de agradar”. No século XVII, o cristianismo aproveitou as características básicas da retórica criada pelos gregos e introduziu o termo na igreja, dando-lhe o nome de “homilética”.