sábado, 13 de julho de 2013

Quatro leis do casamento


1ª Lei: Deixará
= lei da emancipação

Não apenas o sucesso do nosso casamento mas também o sucesso dos nossos relacionamentos. Esta é a forma mais simples e mais original de Deus.

Génesis 2:24 “Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne. E ambos estavam nus, o homem e sua mulher; e não se envergonhavam.”

Lei da emancipação

A lei tem de ser acompanhada por honra. Toda a emancipação tem que estar acompanhada de honra. Honra é um indicador elevado de sentido de maturidade.

Emancipação é de seguida a honra. Separação antes de ser uma união.

A principal receita para produzir maturidade é através do casamento. Quando nascemos somos dependentes dos pais. Depois vem a adolescência e é legitimo a busca da individualidade.

Quando o indivíduo se torna adulto ele “deixará”. E se não deixar o relacionamento com os seus pais, o seu novo relacionamento vai adoecer.

Muitos casais têm problemas porque não deixam os seus pais. Há dependências financeiras e emocionais que empatam a independência. Isso não quer dizer que os pais não te possam ajudar mas tu não podes depender dele.

Se tu dependes de alguma forma dos seus pais vai ter que consentir com interferência e do mesmo modo com a obediência aos princípios que eles te impuserem.

No livro de Mateus encontramos um processo de discipulado e maturidade:

Mateus 11:28 Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para as vossas almas”.

Um indicador de maturidade é o desejo de aprender. Quem não é maduro rejeita a aprendizagem.

O primeiro nível de maturidade é VINDE.

Quando te desenvencilhas das ansiedades e excessos emocionais então tornas-te independente. É como encontrares um lugar de descanso, de paz, “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do Senhor Omnipotente descansará” Salmo 91:1

Quem não passa daqui não cresce, está no jardim-de-infância. Ansiedade, dependência, preocupação, colapso nervoso, excessos emocionais estão entre as suas principais características.

O que há mais nas igrejas e na sociedade é pessoas sobrecarregadas que não encontraram o lugar de descanso. Mas Jesus diz: “o meu fardo é leve”, e “os mandamentos de Deus não são pesados”.

O segundo nível de maturidade é “vinde após mim”

Mateus16:24 “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me;”

O segundo nível de maturidade é quando nós conseguimos combinar “renúncia” com “voluntariedade” é quando tu ouves um NÂO de Deus e colocas limites nos teus desejos e nos teus sentimentos. Neste nível, nós sabemos até onde podemos ir e de onde nós não podemos passar.

Quando um Pai diz para uma criança “não” como é que ela reage? Chora, faz birra, esperneia, porque é uma criança.

Hoje em dia há muitos pregadores que ensinam o povo a fazer de Deus um criado, “Se o Senhor não me der isso, se não me curar, se não tiver muito dinheiro, eu saio da igreja” – atitudes próprias de criança!

Sintoma de maturidade é quando sabemos ouvir um não. “Não é o tempo”

- Vinde a mim
- Vinde após mim

Mas ele não disse “fique”, ele disse:
- Ide… Tens que cortar o cordão umbilical.
“Frutificai e multiplicai-vos”, “Ide por todo o mundo…”

O sucesso de um líder não reside na quantidade de pessoas que estão debaixo das suas asas mas na quantidade que ele emancipa.

O sucesso de um pai não reside em tornar-se um super protetor mas um mentor que conduz os seus filhos à emancipação, à independência.

Se não emanciparmos iremos ficar a lamber as feridas uns dos outros
Quando conseguimos que outros assumam a nossa herança nós nos alegramos com isso, e isso sim é sinónimo de maturidade, isso é o que faz crescer.

A capacidade de um líder, de um pai, mãe, de uma pessoa, está na sua capacidade de emancipar pessoas.

As divisões são causadas por pessoas imaturas que passam por cima da liderança mas também por pessoas que não sabem oferecer dar o melhor de si mesmos, ou seja, não sabem emancipar os seus discípulos.
·       São pessoas que não conseguem alegrar-se com a prosperidade dos outros;
·       Não conseguem aceitar que uma pessoa seja mais abençoada que ela própria;
·       Não são maduras, são apenas orgulhosos e ciumentos.

Finalmente a Honra.
… como parte do processo da maturidade.

Uma emancipação tem que ser concedida em honra. Um casamento por exemplo é uma cerimónia de emancipação e de honra.

Há muita divisão que porque há lideres que não conseguem emancipar os seus discípulos. Há os que se emancipam precocemente porque não têm maturidade para esperar e há os que não são emancipados porque os seus tutores não conseguem aperceber-se das suas capacidades.

2ª Lei. “Se unirá”. Lei do esforço.

Unidade não é fácil. Unidade dá trabalho. O verbo vem de uma raiz de “aquilo que se alcança por esforço”. Quando se fala em unir algo é a mesma coisa que dizer que tem que se aplicar algum esforço.

Unidade é uma meta lá para a frente onde você vai atingir um nível de maturidade. Há casais, casados à mais de 20 anos e que até hoje ainda não se uniram !!!

O homem é diferente da mulher. Então tu tens que te ajustar com uma pessoa totalmente diferente, com personalidade diferente, com pensar diferente, mas é um esforço a fazer até que um devolva o outro ao Criador que os uniu.

Mudanças vão exigir disciplina e esforço. Mas há pessoas que se acham tão perfeitas que acham que não precisam de mudar nada.

Unidade ----- esforço ------ mudanças.

O casamento se tu quiseres, pode ser uma ferramenta para Deus fazer estes ajustes. Tens que perseguir o alvo até conseguires.

Casamento é para quem quer exercitar carácter, não é para frouxos.

Martinho Lutero quebrou um paradigma do isolamento quando se casou. Surpreendeu a muitos quando afirmou “Um ano de casamento santificou-me mais do que 10 anos de convento”

3ª Lei. “Serão” … uma só carne. Lei de pertencer.

Quando há casamento nada é só teu. É um check-mate no egoísmo e na independência. Tu perdes tudo em favor da outra pessoa inclusive o teu corpo. “O corpo do homem pertence à mulher, o corpo da mulher pertence ao homem”

João 17:10 “todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado.”

Isto é aliança. Nesta declaração há uma sequência interessante: entregamos, e depois haverá uma fé tal em que tudo é de Deus.

Quando no casamento começa a haver reservas, “isto aqui é só meu”, aqui tu não mexes”, “não tens nada que mexer no meu telemóvel”, isso produz desconfiança.

4ª Lei:  “ambos estavam nus”, Lei da nudez, transparência.

Uma das áreas mais difíceis. Quando se começam a esconder coisas, sonhos, pecados, segredos, a intimidade começa a ser quebrada. A imoralidade, por exemplo, é um dos fatores que produz rotura do casal, porque ele ou ela, encharcam a sua mente com a nudez de outros.

Intimidade implica transparência, verdade. Sem verdade a lei da nudez não produz saúde tão pouco uma relação sexual saudável.

Precisamos de lidar com as nossas mordaças. Há histórias terríveis por resolver de pessoas que foram abusadas, pactos tipo, “ninguém nunca vai saber disso!!!” Isso é um pacto de obscuridade, um pacto com as trevas.

Muitas entidades demónicas alimentam-se desse silêncio, dessa vergonha, a qual nos coloca em desvantagem contra o inimigo. Quem não se abre é como se estivesse a algemar a si próprio e torna-se prisioneiros dos seus próprios segredos, temores e receios.

O princípio para lidar com isso é transparência, ou se quiseres a liberdade de se estares nu diante do outro.

Naturalmente que nudez tem a ver também com sexualidade. Há lugares onde impera cultura de adultério. Há cidades onde a prostituição é uma coisa séria e os casais e as igrejas são afectadas. As vítimas são naturalmente os filhos.

Um caso clássico é o caso de David. David ficou no palácio. Um filme pornográfico onde a estrela de cinema era Betseba. David não apenas adulterou com foi autor de um homicídio e essa foi a acusação do profeta Natã. “Tu mataste Urias com a espada dos filhos de Amom”. E porque David ouviu Natã e nata salvou-lhe a vida.

Há pecados que trazem uma sentença de morte com eles. Pessoas que estão envolvidas em falta de transparência, rebelião contra os pais, falta de respeito aos pais.

David rasgou as suas vestes e toda a corte e Jerusalém soube do caso. Foi tão exposto que saiu na Bíblia.

“Bem-aventurado o homem a quem Deus corrige.”
“Aquele que confessa e deixa alcançará misericórdia”
“Deus exalta o humilde”

Assim que David se arrepende o profeta diz-lhe: “Não morrerás”.

O governo de Deus é um governo de princípios. Dá-nos alicerces. O Reino de Deus não se constrói com profecias avivalistas e promessas repetidamente proferidas. O reino de Deus edifica-se com pessoas que constroem o seu carácter à semelhança do de Cristo.

Depois de ouvir uma reflexão com esta você tem 48 horas para a começar a colocar em prática. Se não o fizer você não o fará mais, perdeu o comboio.

Inspirado em,
Josué Gonçalves
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=qeCzxj4kPts#

Sem comentários:

Enviar um comentário