quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Não troque a sua vinha por uma horta


Desde que o mundo é mundo o homem compra e vende, vende e compra. “VENDE-SE”. Todos nós já vimos uma tabuleta com esta inscrição seja num carro, num jornal, em frente a uma casa ou num terreno. Todos os meios são validos para fazer estas trocas comerciais, seja pela TV ou através da internet, por toda a parte encontramos pessoas a querer vender ou comprar algo.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Cabana ou árvore?



Em primeiro lugar FELIZ NATAL.

Não há consenso possível. Há vários anos que se repetem as mesmas argumentações a favor e contra o Natal.

Ainda que eu acredite que as argumentações "pró Tabernáculos" sejam muito fortes e os seus defensores tenham bons argumentos, o que me incomoda é alguma perca da minha liberdade pessoal e desconforto, quando por vezes desejo "Feliz Natal" a alguém que não gosta do histórico do 25 de Dezembro e suspeito que pode ficar desagradado com a minha expressão. Sei que me sujeito também a um desfile de recados e informação sobre o dia do solstício de Inverno e mais algum paganismo implícito misturado na data. Confesso que já fui mais radical mas não há como ignorar aquilo que parece ser mais a verdade dos factos.

sábado, 21 de dezembro de 2013

A nossa estrutura espiritual


Ossos. O tema deste artigo é "ossos", só que ele não está no título para que você não se assuste e fuja. Quando Deus fala em ossos, no fundo Ele refere-se a outra coisa e isso fica claro quando lemos as 2 seguintes passagens:

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O Escorpião


Um mestre do Oriente viu quando um escorpião estava a afogar-se e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião picou-o. 

Pela reação de dor, o mestre soltou o animal que caiu de novo na água e de novo corria o risco de se afogar. O mestre tentou tirá-lo novamente e novamente o animal o picou.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Como educar os filhos


Não faço ideia de quantos artigos ou capítulos terão este título, “como educar os filhos”, em diversos formatos e por esse mundo afora em todas as línguas. Este pode ser também apenas mais um contributo teórico ou prático; teórico se o achar interessante, prático se tentar aplicar algumas das ideias aqui colocadas e que têm funcionado connosco. Pode não se adaptar a quem o lê ou a quem o ouve mas adapta-se a nós. Também não é nenhum curso, um seminário ou um manual, é apenas um tema que abordámos num dos convívios de casais que realizamos todos os meses na nossa casa e claro está, ajustado ás necessidades pontuais do nosso ministério e igreja local. É portanto um contributo muito ínfimo, portanto não se iluda com as nossas fórmulas e de preferência procure melhores conteúdos noutros locais na internet e claro em bons livros.

A pessoa que atrapalhava a sua vida morreu


Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito: "Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa. Você está convidado para o velório na sala de desporto".

No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhandoa a sua vida e bloqueando o crescimento na empresa. A agitação na sala de desporto era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas se iam aproximando do caixão, a excitação aumentava:


sábado, 7 de dezembro de 2013

Sugestões para desanimados


O desânimo é uma arma que nos desgasta. É muito difícil fazer uma caminhada onde há obstáculos e ter que carregar com uma pessoa desanimada. Portanto, precisamos de estar num lugar onde não haja desanimados.

Se pudermos encontrar um lugar onde não hajam palavras de desânimo tanto melhor. Mas ninguém está imune ao desânimo.

O desânimo pode trazer várias consequências à nossa vida como: