sábado, 7 de dezembro de 2013

Sugestões para desanimados


O desânimo é uma arma que nos desgasta. É muito difícil fazer uma caminhada onde há obstáculos e ter que carregar com uma pessoa desanimada. Portanto, precisamos de estar num lugar onde não haja desanimados.

Se pudermos encontrar um lugar onde não hajam palavras de desânimo tanto melhor. Mas ninguém está imune ao desânimo.

O desânimo pode trazer várias consequências à nossa vida como:


- promove o fracasso;
- faz com que as dúvidas controlem as nossas ações;
- atrofia nossas mentes para que não sejam criativas;
- paralisa nossa fé;
- amplia os problemas;
- impede-nos de ser uma influência positiva para as outras pessoas;
- força-nos a sermos pessoas introvertidas;
- distorce a nossa visão;
- destrói os nossos sonhos.

O desânimo é uma ferramenta do inferno para abandonarmos a luta, para ficarmos sentados no sofá à espera que outros façam tudo por nós. Frases famosas de desânimo:
- “É a minha sorte…”
- “É a vida…”

Mas não é isto que Deus tem para nós. O que Deus tem para nós é o mesmo recado que deu a Josué: “Esforça-te e tem bom ânimo.”

Isaías 43:1-5 “Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; por teu resgate dei o Egito, e em teu lugar a Etiópia e Seba. Visto que foste precioso aos meus olhos, e és digno de honra e eu te amo, portanto darei homens por ti, e es povos pela tua vida. Não temas, pois, porque eu sou contigo; trarei a tua descendência desde o Oriente, e te ajuntarei desde o Ocidente.”

Bem sabemos que é impossível eliminar os desanimados da nossa presença é possível manter o ânimo na nossa alma. Salmos 73:26: “… do meu coração, porém, Deus é a fortaleza, e o meu quinhão para sempre.”

Quatro sujestões para vencer o desânimo:

I. Pense nas vitórias do passado.
Salmos 42:4-6 “Dentro de mim derramo a minha alma ao lembrar-me de como eu ia com a multidão, guiando-a em procissão à casa de Deus, com brados de júbilo e louvor, uma multidão que festejava. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença. Ó Deus meu, dentro de mim a minha alma está abatida; porquanto me lembrarei de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermom, desde o monte Mizar.”

Quando nos lembramos de quem Deus foi, logo teremos que nos lembrar de quem Deus É.

Salmos 73:26 “A minha carne e o meu coração desfalecem; do meu coração, porém, Deus é a fortaleza, e o meu quinhão para sempre.”

O desânimo faz com que esqueçamos as vitórias do passado. Podemos não repetir os sucessos de antigamente mas não podemos perder a determinação e a força que naquele tempo nos levou a alcançá-los!

O nosso ânimo não pode depender das circunstâncias ou das dificuldades que estamos a atravessar; deve depender de nós e nós devemos depender de Deus. Ou dependemos de Deus ou das circunstâncias adversas. É uma escolha.

As nossas escolhas podem até ter sido erradas no passado e levaram-nos a estar no presente completamente desanimados. Muito bem, então HOJE é o dia para fazermos novas decisões rumo a um destino mais promissor.

Lembre-se de alguma coisa na sua vida em que você foi um vencedor e alimente-se das experiências e aprendizagens com essa vitória. Lembre-se do Deus que lá atrás esteve consigo nos momentos de dificuldade, Ele É o mesmo hoje.

II. Elimine influências negativas na sua vida.

2Co 4:16-18 “Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia.

Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória;

não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas.”

1. Acautele-se com certos “amigos”.

São as coisas que vemos e ouvimos que nos desanimam. Podemos não conseguir deixar de ver uma crise que está aí à porta mas podemos deixar de estar a dar sempre razão aos desanimados.

A Bíblia nesta matéria é absolutamente inspiradora: “… não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem…” (v.17)

Cuidado portanto com os “amigos” que nos roubam a inspiração e que só vêm obstáculos em tudo quanto é oportunidade.

Provérbios 14:29b “… mas o que é de ânimo precipitado exalta a loucura.”

Há pessoas que estão sempre a ver tudo pelo ângulo pessimista, derrotista, e desanimado; recusam-se a sorrir, “todos lhe devem e ninguém lhe paga”. Estas pessoas agridem o nosso espírito.

Os amigos verdadeiros são os que elevam o nosso espírito e contribuem para sermos melhores pessoas.

2. Elimine certas coisas.

Examine se há coisas na sua casa que lhe provocam tristeza quando olha para elas. Roupas, jóias, cartas, processos judiciais, fotografias, mails, objetos de idolatria, ou seja, coisas que roubem o lugar de Deus, a sua paz de espírito e a sua alegria. Decida não conviver mais com a presença física de coisas que lhe trazem más recordações. Já basta a nossa própria memória para nos trair.

Jeremias diante da devastação do exílio de Israel proferiu estas extraordinárias palavras: “Quero trazer á minha mente o que me pode dar esperança” Lamentações 3:21.

III. Aperfeiçoe o seu conhecimento sobre as promessas de Deus.

1Crónicas 22:13 “Então prosperarás, se tiveres cuidado de guardar os estatutos e os juízos que o Senhor ordenou a Moisés acerca de Israel. Esforça-te, e tem bem ânimo; não temas, nem te espantes.”

A prosperidade de uma pessoa está diretamente relacionada com o temor e a sabedoria que vêm de Deus. Você pode não ser “bafejado pela sorte” ou não ter nascido num “berço de ouro”. Mas, se você procurar as promessas de Deus para a sua vida, decerto que irá prosperar em tudo quanto colocar as suas mãos.

Se você escolher bem com quem se envolver na jornada desta vida, com toda a certeza que vai ser afetado também na sua forma de viver.

A Bíblia contém promessas para aquele que segue a Palavra de Deus. Participar nas atividades da igreja, grupos de apoio, grupos de famílias, ou seja o que houver na sua comunidade, isso vai fazer com que você se desenvolva como pessoa e o resultado do seu crescimento pessoal acabará cedo ou tarde por se evidenciar.

Jeremias 29:11 “Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.”

Deus não erra. Você e eu é que errámos. Precisamos de nos encontrar com Deus para que a nossa vida dê certo. Deus deu-nos um mapa para nos guiar por um caminho seguro, se nos desviarmos dele morreremos.

IV. Reparta com outros pessoas o que Deus fez por si.

É dando que se recebe. É mentira que “ninguém dá nada a ninguém”.

Actos 20:35 “Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber.”

“Dar” quebra o ciclo do egoísmo nas nossas próprias vidas. Por mais que nós demos de nós a outros nunca chegaremos a retribuir o que Deus nos dá a cada dia e o que Ele fez por nós.

Em Mateus 10:8 lemos assim: “… de graça recebestes, de graça dai”

Quando mudamos a nossa atitude relativamente a dar, nós mudamos também o coração dos que estão à nossa volta e mudamos o mundo. Fazemos, com o nosso exemplo, que os outros saiam do seu lugar de conforto levando-os a um lugar de um sentimento de utilidade, de realização pessoal, felicidade, bem-aventurança e de ânimo nas nossas vidas.

Hoje portanto nós decidimos:

- Lembrar as vitórias do passado;
- Eliminar as consequências negativas da nossa vida;
- Aperfeiçoar o nosso conhecimento sobre as promessas de Deus;
- Repartir com os outros as dádivas de Deus sobre a minha vida.

Seja também um animador dos desanimados. Partilhe esta mensagem com alguém ainda hoje. Tenha cuidado com as suas próprias palavras.

Hebreus 12:12-14 “Portanto levantai as mãos cansadas, e os joelhos vacilantes, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que é manco não se desvie, antes seja curado. Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.”

Sem comentários:

Enviar um comentário