domingo, 31 de agosto de 2014

O poder de um encontro com Deus


Toda a pessoa que tem um encontro com Deus não fica igual; toda a pessoa que tem um encontro com Deus, muda, melhora, fica diferente; os valores mudam, os hábitos mudam, a visão muda.

O texto que vamos ler fala nisso, fala no grande poder que tem o nosso encontro com Deus. Há um grande poder quando temos um encontro com Deus.

Isaías 6:1-8 "No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo. Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória. E as bases dos limiares moveram-se à voz do que clamava, e a casa se enchia de fumaça. Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado. Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim."

Isaías é considerado um dos grandes profetas da Bíblia e motivado por uma visão inesquecível. Ele pregava de uma forma fantástica e poderosa sobre o perdão. A pregação dele era assim fantástica e poderosa porque ele não pregava baseado em algo que ele tinha ouvido falar… a mensagem que ele pregava a respeito do perdão era algo que ele mesmo tinha experimentado, era uma experiência pessoal do profeta Isaías.

Nesta passagem que nós vemos que neste encontro que ele teve com Deus, o profeta Isaías teve algumas revelações que mudaram a sua vida. Neste encontro que Isaías teve com Deus mudou a sua vida. Nesse encontro Isaías percebeu que ele precisava mudar, que ele precisava ser uma pessoa melhor e ele também percebeu que isso seria possível com a ajuda de Deus.

Um encontro com Deus faz toda a diferença na vida de qualquer cristão. Por isso eu quero aqui falar do poder de um encontro com Deus. E eu não estou a falar do encontro que temos quando aceitamos Jesus, quando tomamos a decisão de entregar a nossa vida ao Senhor. Também não estou a falar do encontro que temos com Deus quando somos batizados ou quando confirmamos essa nossa decisão de entregar a nossa vida a Jesus através do batismo. Eu estou a falar do encontro que temos de ter com Deus diariamente. Todos nós precisamos de ter um encontro diário com Deus e porquê? Porque à semelhança do que aconteceu com o profeta Isaías, esse encontro vai-nos trazer revelações importantes para a nossa vida e é sobre essas revelações que eu quero aqui compartilhar.

Através deste texto podemos ver 4 revelações importantes que um encontro com Deus vai trazer para a nossa vida:

1ª REVELAÇÃO: A REVELAÇÃO DE QUEM É O SENHOR.

Isaías 6:1 "No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo."

Quando nós temos um encontro com Deus, nós temos a revelação de quem é o Senhor. Isaías percebeu toda a grandeza de Deus. Ele percebeu que toda a terra demonstrava a glória de Deus, ele percebeu que toda a criação revelava o poder e a majestade de Deus. Deus é muito poderoso. É só olharmos para tudo o que Ele criou, olharmos para a diversidade, olharmos para a complexidade. Se nós analisarmos por exemplo a complexidade do corpo humano … só Deus poderia fazer tudo isso.

E agora vocês podem perguntar: e o que é que esta revelação sobre o poder e a grandiosidade de Deus tem a ver com a nossa vida, porque é que necessitamos de conhecer e saber sobre isso? Muitas das preocupações e ansiedades que temos na nossa vida devem-se ao facto de nós não sabermos quem o Senhor realmente é. Porque se nós temos a noção exata de que Deus é fiel, se temos a noção exacta do amor de Deus, se temos a noção exacta da protecção de Deus, se temos a noção exacta da ajuda de Deus, porque será que nós estamos tão focados nos problemas e esquecemos o poder de Deus? Isso deve-se ao facto de nós não sabermos exactamente de quem Deus é, porque se nós temos essa certeza no coração de que Ele é poderoso, de que ele é fiel, que ele caminha conosco, os nossos problemas ou melhor a nossa ansiedade, angústia e desespero não seriam tão grandes.

Há pessoas que aumentam, subdimensionam os problemas, mas aquele que conhece e sabe quem Deus é não tem essa atitude, porque a nossa fé minimiza os problemas, porque Deus nos dá a certeza de que, apesar de estarmos a passar por determinada luta, Ele está conosco.

A Palavra de Deus diz que eu posso todas as coisas naquele que me fortalece. A Palavra de Deus diz que na tribulação Deus dá o escape, que Deus não dá um fardo maior do que aquele possamos suportar.

Isso é revelação de quem Deus realmente é … é ter essa certeza no coração.

Se isso tem estado a acontecer consigo, se os problemas o têm sufocado de tal forma que não consiga colocar os olhos em Deus e ficar em paz, é sinal que você precisa de ter um encontro com Deus, um encontro diário!

Como é que nós conseguimos confiar numa pessoa? Nós só conseguimos começar a confiar numa pessoa à medida que a vamos conhecendo, à medida que vamos tendo um relacionamento com essa pessoa. Começamos a conviver com essa pessoa, começamos a passar mais tempo com essa pessoa, começamos a conversar cada vez mais com essa pessoa e com o tempo esssa pessoa começa a demonstrar que ela é uma pessoa confiável.

Com Deus é parecido. À medida que nos vamos relacionando com Deus, nós conhecê-mo-lo cada vez mais. Além do mais, o Senhor não precisa nos provar que Ele é uma pessoa confiável, porque Ele já demonstrou isso; Ele não precisa de demonstrar que é uma pessoa poderosa, porque Ele já demonstrou isso; Ele não precisa mais demonstrar que Ele nos ama, porque ele já demonstrou isso ao dar o Seu filho por nós. Esta é a diferença entre Deus e uma pessoa “normal”. Uma pessoa normal tem que nos demonstrar com o tempo que é uma pessoa confiável, etc etc.

Deus já não precisa de demonstrar mais nada, apenas tem de se revelar a nós, e essa revelação, Ele a faz no dia a dia do nosso relacionamento com Ele. É durante esse relacionamento diário que nós vamos adquirindo a certeza de quem Deus é, e assim vamos tomando posse daquilo que ele nos promete.

Não há outra forma.

É ao nos encontrarmos diariamente com ele que somos cheios com o Seu amor, com a Sua paz e com o Seu poder!

Isaías ficou impressionado com a grandeza de Deus. Há muitas pessoas, incluindo crentes que perdem a visão da grandiosidade e do poder de Deus. E porquê? Porque deixaram de se relacionar com Ele. Porque não lêm a Palavra de Deus. Por isso nós aqui estamos a insistir tanto e a tentar motivar os irmãos a uma leitura diária da Palavra de Deus. Pois é impossível ler a Palavra de Deus e ficar indiferente.

É impossível ler a Palavra de Deus sem ficar maravilhado com a grandiosidade de Deus.

Slm 25:14 O conselho do Senhor é para aqueles que o temem, e ele lhes faz saber o seu pacto. (aliança = promessa)

Você quer conhecer as promessas de Deus para si, para a sua vida? Então você precisa de ter um encontro diário com Deus e aí você vai receber a revelação de quem realmente o Senhor é e dos sentimentos que o Senhor tem a respeito de si, da preocupação que Ele tem consigo, com a sua vida!

2ª REVELAÇÃO: A REVELAÇÃO DE QUEM NÓS SOMOS!

Isaías 6:5 "Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!"

Quando nós temos um encontro com Deus nós temos a revelação de quem nós somos.

No encontro com Deus Isaías percebeu o quanto ele era pecador. Ele também percebeu o quanto as pessoas que viviam ao redor dele eram pecadoras, No encontro com Deus Isaías percebeu quem ele era. Vejam o que ele disse “Ai de mim! Estou perdido!"

Então o que aconteceu aqui? Isaías primeiro teve a visão de quem era Deus e agora ele tem a visão de quem ele é. E o que é que ele faz? Ele pesa isso na balança e percebe “ai meu Deus, eu estou perdido, porque Deus é tão grande, tão maravilhoso, tão fiel, tão amoroso e eu sou um pobre pecador, ai de mim, estou perdido!”

Ele começa a pesar as coisas … um encontro com Deus revela-nos quem nós somos realmente! Mas essa revelação não é para nos condenar, mas para nos mostrar o quanto precisamos depender de Deus. Esse é o propósito!

Deus não nos quer trazer condenação ao nos mostrar quem nós somos. Ele quer mostrar o quanto nós precisamos de caminhar com Ele. Esse é o propósito!

Isaías pesou e viu. Ele reconheceu que era preciso fazer mudanças na sua vida. Quando ele teve aquele encontro com Deus viu que precisava de mudar. Vejam o que ele diz no texto “sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios”

Isaías reconheceu que as coisas não podiam continuar da forma como estavam, alguma coisa precisava mudar.

Quando nós temos um encontro com Deus, Deus vai-nos mostrar o que precisa ser mudado na nossa vida: o que precisa ser corrigido; o que precisa ser deitado fora. Deus vai-nos dando essa revelação assim como fez com Isaías.

Sabe porque é que muitas coisas não mudam na nossa vida? Porque nós não estamos a ver corretamente o que nós somos e o que estamos a fazer. Por isso é que as coisas não mudam, porque nós não vemos o que estamos a fazer de errado. E porque é que não conseguimos ver? Porque falta termos um encontro com Deus. Se queremos que as coisas mudem, temos de ter um encontro diário com Deus para que Ele nos possa revelar quem nós realmente somos e o que precisamos de mudar. Por vários motivos estamos por vezes cegos em determinadas áreas da nossa vida e isso prejudica-nos.

Mas um encontro com Deus vai abrir os nossos olhos espirituaise fazer com que as escamas caiam.

Às vezes queremos que as coisas mudem, queremos que as pessoas à nossa volta mudem porque temos problemas nos nossos relacionamentos. Queremos que as circunstâncias mudem porque estamos a enfrentar várias lutas e tribulações. Queremos que a igreja mude porque sentimos um vazio espiritual. Mas na realidade não são essas coisas que precisam mudar.

Nós precisamos dessa revelação, de quem realmente somos, para permitir que Deus faça uma mudança em nós; para permitir que Deus trabalhe em nós; para que então as coisas à nossa volta possam mudar. Por isso é que há um grande poder no encontro com Deus e nós precisamos de nos encontrar-mos diariamente com Deus.

Um encontro com Deus vai permitir-nos reconhecer os nossos erros e corrigi-los. Um encontro com Deus vai dar espaço para Deus trabalhar, sabe porquê? Porque no encontro com Deus você diminui e Ele cresce. No encontro com Deus você esvazia-se de tudo o que não interessa e é cheio de Deus.

Busquemos ter um encontro com Deus para percebermos quem realmente somos e assim termos oportunidade de fazer as devidas mudanças e deixar Deus operar na nossa vida.

3ª REVELAÇÃO: A REVELAÇÃO DA GRAÇA DE DEUS

Isaías 6:6.7 "Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado."

Quando temos um encontro com Deus experimentamos mais da Graça de Deus.

Isaías já tinha reconhecido que era um pecador e agora ele recebe o perdão dos seus pecados. Então Isaías experimentou mais da Graça de Deus através desse encontro que ele teve com o Senhor.

Vamos ler novamente “a tua iniqüidade foi tirada e perdoado o teu pecado”. Um encontro com Deus leva-nos a experimentar dessa graça, desse amor, do cuidado de Deus sobre a nossa vida.

Às vezes chegamos à presença de Deus totalmente feridos e culpados. Achamo-nos a pior pessoa do mundo, achamo-nos imperdoáveis, imerecedores, mas então Deus vem com a Sua graça e diz “recebe filho, recebe o perdão para a sua culpa, pára de te acusares, recebe o perdão do teu pecado, levanta a cabeça e anda em frente.”

Como não amar um Deus assim? Como não querer ter um encontro diário com um Deus tão grande, tão amoroso?

Quando não nos encontramos com Deus Ele fica triste e somos nós que perdemos. O desejo de Deus é ter um relacionamento conosco e por isso Ele fica triste quando isso não acontece … e nós perdemos! Se observarmos o texto vemos que Deus tratou do problema de Isaías. Vejamos: “ Então voou para mim um dos serafins … e com a brasa tocou-me a boca”

Lembra-se do que Isaías tinha dito a seu próprio respeito antes? Ele disse “sou um homem impuro, de lábios impuros”. Onde Deus tocou? O que isso significa? No encontro com Deus, Deus vai trabalhar exactamente na área que você precisa de ser trabalhado. Se está com problemas no casamento, Deus vai trabalhar no casamento. Se está com problemas nos relacionamentos, Deus vai trabalhar nos relacionamentos. Se está com problemas na vida espiritual, Ele vai trabalhar na sua vida espiritual.

Por isso quando você não se encontra com Deus, Ele fica triste, mas quem perde é você! Você e eu, nós precisamos ter um encontro com Deus. E não é um encontro mensal, não é um encontro semanal, não é um encontro em ocasiões especiais, mas sim um encontro diário! Assim como nós comemos todos os dias, como lavamos todos os dias os dentes, também precisamos de nos encontrar com Deus todos os dias.

Muitas pessoas querem experimentar o mover de Deus na igreja, nalguma reunião ou evento especial e isso claro que pode acontecer, ou melhor muitas vezes acontece, mas se a pessoa não está preparada para o mover de Deus e por isso a benção vai passar-lhe ao lado. Mas onde é que nós nos podemos preparar? No encontro diário com Deus!

Porque é que muitas vezes no mesmo culto umas pessoas saiem diferentes daquilo que entraram e outras não? Porque é que muitas vezes na igreja, no mesmo culto, umas pessoas estão quebrantadas e outras não estão "nem aí"? Isso é resultado do encontro com Deus. Vou explicar melhor: O culto é somente o resultado do encontro que tivemos com Deus durante a semana. Se tivemos encontros com qualidadem durante a semana, o culto vai ser um banquete; se não tivemos encontros com qualidade, o culto vai ser sobras da comida atrasada, comida reaquecida. Ou seja, tudo depende do que estamos a semear. Se eu semeio no encontro com Deus, eu depois vou colher.

O culto é somente a colheita daquilo que eu fui semeando. Por isso muitas vezes as pessoas saiem do culto somente a criticar ou porque o louvor estava frio, ou porque a palavra não foi boa, ou porque o pregador não estava com a unção … etc, etc, etc.

Se passamos a semana toda sem ler a Bíblia, sem alimentarmos a nossa alma com as coisas do alto, e ao contrário nos alimentarmos apenas com as coisas do mundo então o resultado do culto é uma colheita “mundana”, da carne … ou seja: murmuração, crítica.

Claro que Deus excepcionalmente poderá mover-se e tocar-nos mesmo nessas condições, mas geralmente não é isso que acontece.

Deus opera muito melhor num coração que ao longo da semana se foi preparando para receber.

Nós precisamos entender que Deus está disposto a derramar brasas vivas sobre a nossa vida, mas nós precisamos ter um encontro diário com Ele para estarmos preparados para receber essas brasas vivas.

4ª REVELAÇÃO: A REVELAÇÃO DA NOSSA CHAMADA.

Isaías 6:8 "Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim."

Quando nós temos um encontro com Deus somos despertados para aquilo a que fomos chamados. Todos nós fomos chamados para fazer algo para o Senhor. Por isso Deus dá-nos dons e talentos. E Deus tem um grande desejo de usar cada um de nós nas mãos dele, na obra dele. E o problema que Deus tinha na altura fê-lo dizer: “A quem enviarei, e quem irá por nós?” Este é o mesmo "problema" que Ele ainda tem hoje. Infelizmente hoje, assim como naquela altura, a maior parte das pessoas não querem assumir compromissos.

No texto que lemos vemos que depois que Isaías viu quem era Deus, viu quem ele próprio era, e então experimentou da graça de Deus. Agora Isaías sente o desejo de servir o Senhor com a sua vida.

Observe a grande necessidade que havia na altura: “A quem enviarei?” Essa é a necessidade actual também! Deus pergunta “A quem enviarei?”

No encontro com Deus, Deus desperta-nos para o Seu chamado. No encontro com Deus Ele coloca-nos em movimento, nós deixamos de ser pessoas passivas e passamos a ser uma pessoas ativas.

Precisamos ter esse encontro com Deus, pois esse encontro vai por-nos em movimento, vai abrir os nossos olhos para o chamado que Deus tem para nós.

Por isso o diabo não quer que tenhamos esse encontro com Deus. Já pensaram se todos os crentes dissessem assim: “eis-me aqui, envia-me a mim”?

Por isso o diabo ocupa-nos com outras coisas e nós dizemos que não temos tempo. Mas temos tempo para ver televisão, para estar no computador, se algum amigo nos liga para ir jantar, sair ou o que for, também arranjamos tempo. Precisamos rever a nossa agenda, as nossas prioridades.

Quando Isaías olhou para a sua vida viu que não podia continuar estagnado, ele tinha que fazer alguma coisa. Então quando Deus perguntou “quem vou enviar” ele movimentou-se logo e disse “envia-me a mim”.

E você, o que você têm feito com a sua vida? Tem-se ocupado apenas com você mesmo, com o seu trabalho, sua família e amigos e tem posto de lado o encontro com Deus?

Quando nós deixamos de buscar o encontro com Deus nós começamos a buscar um encontro sabem com quem? Com nós mesmos.

São as minhas coisas, são os meus sonhos, são os meus objectivos … eu, eu , eu!

Jonas teve um encontro com Deus dentro da barriga de um peixe. Irmão, não espere que o Senhor seja forçado a arrastá-lo para um encontro com Ele, talvez para um lugar complicado, para circunstâncias difíceis, comece você mesmo a buscar esse encontro com Deus.

Imagino que talvez se esteja a questionar: mas tem de ser diário? Não pode ser uma vez por semana, por mês ou em ocasiões especiais?

Não, não pode.

Não pode porque nós precisamos de nos alimentar diariamente, precisamos de nos arrepender diariamente e precisamos ser tratados, corrigidos, confortados e guiados diariamente.

O encontro com Deus opera sempre mudanças na nossa vida e sabe porquê? Porque Deus nos chamou para sermos pessoas melhores e esse encontro diário com Deus vai-nos fazer pessoas melhores: um pai melhor, uma mãe melhor, um esposo melhor, uma esposa melhor, um filho melhor, um servo de Deus melhor, um cidadão melhor.

A nossa caminhada neste mundo é uma fase de preparação e a principal preparação que temos ter é aquela que vem do coração de Deus para o nosso coração. Sem essa preparação todas as outras estratégias não irão funcionar.

Vamos preparar-nos com Deus. O nosso encontro com Deus traz-nos revelações importantes. Revelação de quem é o Senhor, revelação de quem nós somos, revelação da graça de Deus e revelação da nossa chamada.

Você pode estar a pensar “ah mas eu já sou crente há tanto tempo, já conheço o Senhor, já conheço a mim mesmo, já experimentei a graça de Deus e também já sei qual é o meu chamado, por isso já não preciso desses encontros...”

A este eu digo: “Que engraçado, então a sua vida nunca muda, é sempre a mesma, os problemas, as situações que vive são sempre as mesmas?” Não, pois não? Pois é, Deus revela-se conforme a situação pela qual estamos a passar, e quem nós somos também não é algo estático, nós mudamos.

Pecados e erros, cometemos diariamente, mas o nosso chamado, esse também pode mudar conforme a necessidade de Deus. Pois é, lamento ter que continuar a afirmar que o encontro com Deus tem de ser diário!

Que Deus nos ajude a desejar ter a experiência que Isaías teve no seu encontro com Deus!

3 comentários:

  1. Que mensagem..como falou comg. disse coisas que mais ninguem sabe só eu e Deus..!
    Encontrei este blog nem sei como, vim aqui parar.
    De agora em diante vou dar uma espreitadela aqui. Que mto me edificou.
    Só uma pergunta..como posso voltar a esse reencontro com Deus, como voltar ao caminho qual me desviei?
    como vou saber o que preciso mudar?Deve haver tanta coisa...
    Obrigado por se deixar usar por Deus.
    Que Deus vos abencoe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Imajiju, é bom saber que o que Deus coloca no nosso coração para partilhar toca outras vidas, isso é tão gratificante!
      Quanto ao seu desejo de um reencontro com Deus, o primeiro passo já está dado ... que é reconhecer que precisa voltar a encontrar-se com Deus, reconhecer que se desviou mas querer voltar! Glória a Deus por isso! Deus está a chamar por si, não fique indiferente a essa chamada! Procure uma igreja evangélica onde se identifique, onde se sente bem e peça ajuda ... muitas vezes sozinhos não conseguimos, por isso Deus coloca pessoas à nossa volta para nos ajudar, pessoas que Ele usa para honra e glória do Seu Nome! É para isso que Ele tem a Sua igreja ainda nesta terra. Se pudermos ajudar nalguma coisa, disponha ...
      Não se esqueça Deus a ama e anseia por ter um relacionamento consigo, um relacionamento onde Ele possa revelar esse amor e aquilo que Ele tem para a Sua vida! Um relacionamento que apesar de todas as circunstâncias lhe trará de volta a verdadeira paz ... a paz que o mundo não conhece ...
      Deus abençoe

      Eliminar
  2. Ola Imajiju.
    Desculpe não termos respondido de imediato pois nem sempre estamos atentos a todos os emails que recebemos.
    Somos de opinião que um relacionamento com Deus implica um relacionamento com os filhos de Deus, ou seja, numa igreja local.
    Haverá possibilidade de regressar de regressar ao local de onde saiu ou contactar irmãos desse início na sua vida.
    se não, procure uma igreja evangélica onde se possa sentir bem.
    A leitura da bíblia e a oração também são essenciais.
    Obrigado pela sua apreciação do nosso trabalho.
    Deus abençoe a sua vida.

    ResponderEliminar