quinta-feira, 19 de março de 2015

Humildade


O que é humildade?

Humildade não é humilhação. Humildade é “uma escolha nobre de esquecer a sua posição e usar a sua influência em benefício dos outros antes de si próprio”.

Humildade é “usar a sua capacidade ao serviço dos outros”

Dicionário informal: Característica de pessoas francas, que aceitam a verdade e que têm senso de realidade apurado. Reconhecem seus erros e acertos com a mesma naturalidade. Não subestimam, nem supervalorizam fatos, pessoas, coisas ou a si mesmos!


Origem da palavra: Humilde é uma palavra com origem no latim humilis, que significa “que fica no chão, que não se ergue”, 

Humildade vem do latim humilitas, e é a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. 

Humildade significa  terra fértil, vem  da palavra húmus que significa : solo sobre nós. É a qualidade das pessoas que procuram se manter no nível dos outros, ninguém é pior ou melhor do que os outros, todos estamos no mesmo nível de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade

Na antiguidade, da Grécia e de Roma, a humildade era comparada a servidão. Aquilo que naquele tempo era valorizado era a honra. Temos algumas pistas da grandeza da humildade no Antigo Testamento mas temos também muitos comportamentos de vingança:

Provérbios15:33 “O temor do Senhor é a instrução da sabedoria; e adiante da honra vai a humildade;” Provérbios18:12 “Antes da ruína eleva-se o coração do homem; e adiante da honra vai a humildade.”


A revolução da humildade aconteceu na metade do primeiro século com um Mestre nascido em Belém e que viveu Nazaré.

I. Sem humildade não há unidade

O soberbo, ou o orgulhoso, vive sozinho. Ele é melhor que todos os outros, está acima dos outros, ninguém é tão perfeito quando ele.

Efésios 4:1-3 “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz.”

Quando se fala em unidade em contexto de igreja logo pensamos rapidamente que deveria haver uma só igreja evangélica em todo o país.

Mas agora imaginemos uma igreja unida na estrutura mas soberba no seu comportamento…

Qual é a unidade que nos interessa? Aquela que guardamos diligentemente no Senhor.

João 17:23  “…eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim.

Jesus disse para sermos perfeitos como o Pai é perfeito. Ora, sendo que perfeição é um tema complexo, pelo menos tente ser humilde. Quem é humilde, não é com certeza perfeito, mas pelo menos fica mais perto. Mas em que contexto Jesus disse para “sermos perfeitos”?

Mateus 5:44-48 “Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo? Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial."
… porque aquele que é humilde, une, ao contrário o soberbo só arranja contendas.

No que diz respeito à unidade há também este tipo de união que não escapa sem humildade:

Efésios 5:31 “Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne.”

II. Sem humildade não há casamento.

Nem casamento nem qualquer relacionamento.

Quem não desenvolve uma cultura de genuína humildade não se deveria comprometer com um relacionamento amoroso, namorar e casar.

Primeiro que tudo está uma aprendizagem da humildade, do serviço, da abnegação. O contrário deste desejo não é um casamento mas o egoísmo de ter um criado “sempre às ordens”

Quando um ou os dois não entende nem pratica conceitos como servir, abdicar, ceder, sacrificar, então teremos um casamento arruinado e desfeito.

Ao contrário aqueles que vivem numa permanente disputa de razão, de atribuição de tarefas, querer mandar um mais que o outro, talvez o melhor seria procurar exercícios de serviço numa organização de solidariedade, procurar fazer coisas menos qualificadas como enxada em vez de caneta, ou agulha de cozer em vez de internet.

“Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos”. Filipenses 2.3;

(Efésios 5:21 “…sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.” )

Efésios 5:22-24 “Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos.”

Ora aí está um dos textos mais preferidos por muitos homens que desejam um casamento que lhes devolvam a mãezinha, mas esquecem-se de que o que é requerido deles é muito mais exigente:

Efésios 5:25 “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,”  !!!

Ora aí está! Não há casamento sem entrosamento, sem humildade de ambas as partes.

Efésios 5:28-31 “Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo à igreja; porque somos membros do seu corpo. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne.”

O casamento exige unidade. Unidade não é possível sem humildade.

III. Sem humildade não há igreja

Igreja. A Igreja é o mais belo que existe na terra. A igreja foi fundada por Jesus. Igreja é a restituição à humanidade da primeira criação.

Para mim o mais belo que possuo nesta terra é a minha esposa. Para Jesus é a sua igreja.

Deus criou a humanidade que com ela vivesse num contínuo relacionamento. Jesus fundou a Igreja para que com ela fosse restaurado o primeiro propósito.

Somos uma criação nova. O propósito de Jesus para a humanidade passa por gerar novas criaturas.

Jesus que a sua igreja seja um exemplo também em humildade: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.” Mateus 11:29

Para estudarmos a relação de Deus com a criação vamos ao Génesis, para estudarmos a relação de Jesus com a Igreja vamos aos Actos…

Actos 2:42-44  “… e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum.”

IV. Sem humildade não há cruz

“… e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.” Filipenses 2:8

A crucificação de Jesus pode levar alguns a pensar que afinal Ele não era tão grande quanto pensávamos mas o facto é que este acto de sacrifício voluntário tornou-se o acto mais relevante de toda a humanidade.

Não há na história feito maior que a crucificação de Jesus. Nenhum outro é mais falado. Nenhum filósofo, nenhuma invenção, causa tanto impacto na vida de tantas pessoas como, efectivamente, o sacrifício que Jesus realizou na cruz.

“O que se humilhar será exaltado e o que se exaltar será humilhado” (Lc. 14: 11)

Mateus, Marcos e Lucas fizeram este registo: “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me;” Mateus 16:24

Humildade não é portanto uma virtude para o uso exclusivo de Jesus: é um mandamento para quem quer ser seu discípulo. Os que seguem Jesus desenvolvem um carácter humilde e tomam cada um a sua cruz.

V. Sem humildade não há grandeza

Mateus 18:4 “Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.”

No mundo os “grandes” procuram dominar o seu semelhante, mas Jesus inverte esta ordem de grandeza: Marcos 10:43 “Aquele que quiser ser grande seja primeiro um servo”

A resposta de Jesus surge da disputa de dois irmãos que queriam no Reino de Deus lugares de destaque, um à direita e outro à esquerda.

Mar 10:42-45 “Então Jesus chamou-os para junto de si e lhes disse: Sabeis que os que são reconhecidos como governadores dos gentios, deles se assenhoreiam, e que sobre eles os seus grandes exercem autoridade. Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.”

Somos mais atraídos pelos grandes que se tornam pequenos do que pelos grandes que procuram exibir a sua grandeza em todo o tempo.

Como definimos grandeza a partir da cruz?

Gostemos ou não, cruzes são colocadas em lugares elevados. A sua elevação faz lembrar acima dela na terra só Deus!

Sir Edmund Hillary  (20 de julho de 1919 — Auckland11 de Janeiro de 2008) o primeiro homem a conquistar o Everest (1953) levou com ele um pequeno objecto que enterrou no topo do monte mais desejado pelos alpinistas: um crucifixo! Deixou assim uma mensagem ao mundo de que a maior conquistada da humanidade não foi a sua, foi a de Jesus na cruz.

Se Jesus, o homem mais conhecido da humanidade, tomou o lugar do pecador na cruz então a grandeza de alguém tem que estar relacionada com sacrifício e usar esse privilégio em favor dos outros.

Reconhecemos grandeza nos que dão aos que não têm, nos que se calam quando têm razão, nos que servem mais do que os que são servidos.

Filipenses 2:3-7 “nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros. Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens.”

Jesus honrou a mulher que o ungiu com o mais precioso que tinha e também a viúva que deu no templo tudo o que possuía.

O que você pode fazer na sua casa, igreja, trabalho, para ser grande? Dominar?

VI. Sem humildade não há salvação.

Dois homens foram crucificados ao lado de Jesus, um à esquerda e outro à direita.
A certa altura e durante o auge do sofrimento um deles zomba de Jesus: “Não és tu o Cristo?, salva-te a ti mesmo e a nós…”

Lucas 23:39-43  Então um dos malfeitores que estavam pendurados, blasfemava dele, dizendo: Não és tu o Cristo? salva-te a ti mesmo e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça; porque recebemos o que os nossos feitos merecem; mas este nenhum mal fez. Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.”

A pessoa orgulhosa não faz cedências mesmo que esteja a enfrentar a maior das adversidades. Irá debater-se até ao fim com as suas razões.

O ladrão orgulhoso porventura quis recolher mesmo no limite a simpatia popular que insultava Jesus.

Ao contrário, aquele que é humilde não olha para as circunstâncias ao redor para agir da forma mais conveniente.

O humilde olha para a sua condição, faz uma introspecção à sua vida, vasculha a sua consciência, e assume: eu falhei, sou pecador, preciso de salvação.

Se Jesus não se humilhasse Ele não teria subido à cruz, se tu não fores humilde não verás resultados da oferta de Jesus na tua vida.

"Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus" (Mateus 18:3-4).


Sem comentários:

Enviar um comentário