quarta-feira, 22 de abril de 2015

Condicionantes e adversidades


Este tema foi inspirado por um versículo abaixo e que revela uma dificuldade em potencial que um discípulo de Paulo teve para se afirmar no seu ministério.

Conjunção adversativa: Elemento da Gramática que estabelece diferença ou oposição entre o que precede e o que segue.
  • CONJUNÇÕES ADVERSATIVAS expressam ideias contrárias, de oposição, de compensação. Exemplos:
  • “Tentei chegar a horas, porém atrasei-me”.
  • “Ela trabalha muito mas ganha pouco”.
  • “Não ganhei o prémio, no entanto dei o melhor de mim”.
Existem outras “conjunções” como: aditivas, alternativas, conclusivas, explicativas, etc…


MAS, nós vamos ficar pelas adversativas pois a intenção é detetar o que atrapalha a nossa vida e o que podemos fazer para mudar isso. Navegar por alguns exemplos na Bíblia pode levar-nos a algumas conclusões interessantes.

No entanto:
Existem na Bíblia mais de 10 com “no entanto”:
Ex.: João 7:19 “Não vos deu Moisés a lei? no entanto nenhum de vós cumpre a lei. Por que procurais matar-me?”

Porém:
Existem na Bíblia mais de 1.000 “porém”:
Ex.: João 16:20 “Em verdade, em verdade, vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós estareis tristes, PORÉM a vossa tristeza se converterá em alegria.”

Mas:
Existem na Bíblia mais de 3.000 versículos com a palavra “mas”
Ex.: II Samuel 22:28 “Livrarás o povo que se humilha, MAS os teus olhos são contra os altivos, e tu os abaterás.”

Exemplos mais contextualizados:
- Eu gostaria de voltar a fazer o mesmo que antes MAS as pessoas não confiam em mim por causa dos meus erros no PASSADO!
- Eu tenho necessidade de servir mais a Deus PORÉM a minha família é o maior impedimento PRESENTEMENTE.
- Eu sei que isto atrapalha a minha vida NO ENTANTO eu também tenho de pensar no FUTURO.

Portanto, além das condicionantes adversativas nós também temos que lidar com a nossa história e porventura o nosso ambiente do presente.

Então temos,
O passado e o presente bloqueiam a nossa vida. O medo bloqueia o nosso futuro.

Como podemos então romper com o passado? Tornando o nosso presente diferente!

Eu não sei como Deus vai resolver o teu problema mas eu sei, pela Palavra de Deus que temos de ter fé, sabedoria, autoridade e perseverança. Talvez mais mas irei deixar estas como bastantes.

I. No entanto…

1. Dureza de coração:

Êxodo 8:19 “Então disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. NO ENTANTO o coração de Faraó se endureceu, e não os ouvia, como o Senhor tinha dito.”

Assumamos por inteiro: Deus quer libertar-te das coisas que te condicionam mas para isso ele precisa de trabalhar no teu coração em primeiro lugar. Deus não fará nada por ti sem que faças também a tua parte.

Há pessoas que cobram tudo de Deus e nada de si próprios. Errado. Deus também não requer de ti nada que não possas fazer.

2. Incerteza no amanhã:

Tiago 4:13 “Eia agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. NO ENTANTO, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece.”

Não, realmente nós não sabemos o que sucederá amanhã MAS hoje, agora, podemos tomar a decisão de procurar conhecer a sua vontade e segui-Lo.

As nossas incertezas sufocam-nos por vezes.
- Se isto continuar assim, onde irá para?
- Se o meu dinheiro continuar a faltar ao fim do mês vou ficar com a minha vida arruinada.

Nenhum de nós tem certezas sobre o amanhã mas alguns de nós já aprenderam a caminhar num caminho mais perfeito. Outros andam no caminho mas ás vezes metem-se por atalhos tal como está escrito em II Imaginações 3:16 “Quem se mete por atalhos mete-se em trabalhos”

II. Porém

1. Esperança na adversidade:

Génesis 50:20 “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, PORÉM, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida.”

Quem conhece este texto sabe que ele foi retirado do fim de uma história dramática. José perdoou e abençoou os seus que o venderam como escravo para o Egipto.

A nossa vida também cheia de dramas causados por pessoas que nos fizeram sofrer, iludiram, enganaram. Porventura entre nós está quem já foi causa de sofrimento nos outros ou enganou a alguém.

José foi vítima e perdoou. Os irmãos de José passados muitos anos ainda não tinham encontrado paz relativamente ao sofrimento que causaram. E sabem uma coisa? A falta de perdão próprio é um dos dramas que mais temos dificuldade em revelar. Queixamo-nos mais depressa do mal que nos fizeram do que confessamos o mal que fizemos a alguém.

A nossa consciência, quando a abrimos, abre-nos espaço para uma vida nova. É o ponto de viragem. Indivíduos cruéis e insensíveis, “calhaus” e “imbecis” são pessoas bloqueadas que funcionam apenas com instintos, nunca com razão. Se tiver alguma “razão”, está sempre certo; se tiver algum instinto, tem que o satisfazer de imediato.

2. Quando Deus, PORÉM, intervém muita gente recebe uma nova vida!

II Reis 5:1 “Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; era homem valente, porém leproso.”

Não importa o quanto sejas importante, famoso ou rico, pois se tiveres na tua vida um “PORÉM” qualquer negativo, tudo o que tiveres como que “considerado bom” na tua vida, não vale nada.

Bastaram duas palavras para transtornar a vida de uma pessoa: porém, leproso; porém, falido; porém, desacreditado; porém, traído; porém, mentiroso; porém, coxo; porém, cansado; porém, abatido; a lista de PORÉNS é infinita.

Mas o texto de Naamã tem mais dois “PORÉM”:

II Reis 5:11 “Naamã, porém, indignado, retirou-se, dizendo: Eis que pensava eu: Certamente ele sairá a ter comigo, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, passará a sua mão sobre o lugar, e curará o leproso.”

O segundo “PORÉM” é relativo à forma como “eu acho” que os problemas devem ser resolvidos…

O terceiro “PORÉM”:

II Reis 5:13 “Os seus servos, PORÉM, chegaram-se a ele e lhe falaram, dizendo: Meu pai, se o profeta te houvesse indicado alguma coisa difícil, porventura não a terias cumprido? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.”

O terceiro PORÉM da vida de Naamã diz-nos que ele tinha amigos ousados que souberam colocá-lo no caminho direito. A coragem dos amigos de Naamã contrasta com muitos acólitos de hoje que não têm coragem para repreender os líderes populistas que apelam às emoções. Naamã foi confrontado com aquilo que seria menos popular, mais vergonhoso (expor-se nu) e um apelo (profético) à sua consciência e razão.

O exemplo ilustra como pequenas oscilações na nossa vida que derivam das nossas decisões e o ambiente que nos envolve pode mudar tanta coisa. Quase que Naamã perdia o processo da sua cura PORÉM foi humilde o bastante para considerar a opinião dos seus amigos

3. Um estilo de vida novo:

II Timóteo 3:8-11 “E assim como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Não irão, PORÉM, avante; porque a todos será manifesta a sua insensatez, como também o foi a daqueles. Tu, PORÉM, tens observado a minha doutrina, procedimento, intenção, fé, longanimidade, amor, perseverança, as minhas perseguições e aflições, quais as que sofri em Antioquia, em Icônio, em Listra; quantas perseguições suportei e de todas o Senhor me livrou.”

Paulo a Timóteo lembra:
- os que resistem à verdade;
- os corruptos de entendimento;
- os que não têm fé.
… estes não irão avante!

Quem são Janes e Jambres?

O consenso recai sobre os magos líderes que confrontaram Moisés no Egipto.

Eles personificam: “Por outro lado, a citação nominal do apóstolo Paulo sobre as figuras de Janes e Jambres, passaram a representar a personificação daqueles que usam de meios humanos ou até mesmo demoníacos para tentar desqualificar ou banalizar o extraordinário de Deus na vida dos seus servos sinceros. Aqueles que agem assim, infelizmente podem ser considerados seus discípulos (de Janes e Jambres).”

http://www.cacp.org.br/quem-foram-janes-e-jambres-mencionados-por-paulo/

Tu PORÉM tens observado:
- a minha doutrina,
- procedimento,
- intenção,
- fé,
- longanimidade,
- amor,
- perseverança,
- as minhas perseguições e aflições

III. Mas…

A nossa vida está carregada de “mas”…

“Mas” condiciona a nossa vida. Há mais “mas” na nossa vida do que “no entanto” ou “porém”.

Qual é o “mas” que atrapalha a tua vida?

“Mas”, muda tudo, condiciona tudo, atrasa tudo, atrapalha tudo. Quase sempre “mas” torna tudo diferente entre um passado e um futuro.

Quantos de nós não estivemos já à porta de um prédio a olhar para o elevador que nos pode transportar até acima? MAS não há que nos abra a porta para alcançar o elevador! Esta situação ilustra as vezes em que sabemos o caminho que nos pode levar ao nosso destino, sabemos que funciona, MAS não conseguimos alcançá-lo.

Por vezes na nossa vida, nós temos consciência que nem sequer temos acesso ao elevador ou à escada que nos pode levar ao patamar que nós desejamos para a nossa vida.

1. “MAS” pode fazer a diferença entre o lícito e o correcto.

I Coríntios 6:12 “Todas as coisas me são lícitas, MAS nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; MAS eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.”
I Coríntios 10:23 “Todas as coisas são lícitas, MAS nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, MAS nem todas as coisas edificam.”

O que é legítimo nem sempre contribui para o melhor da nossa vida. Ver um filme pode ser legítimo, pode ser um tempo de lazer e de descanso MAS ser viciado em filmes pode atrasar a nossa vida. Filmes, novelas, redes sociais, tecnologia… não me deixarei dominar por nenhuma delas.

Se aquilo que nos envolve retira:
- o nosso descanso;
- o nosso bem-estar emocional;
- os nossos amigos;
- a nossa liberdade de comunicação;
- a nossa autenticidade;
- a nossa autoridade;
- a nossa boa consciência;
Então, nós podemos estar no patamar do nosso direito de escolha, porém sem qualquer acesso possível a um estágio melhor e um nível de vida melhor.

2. “MAS” pode fazer a diferença entre o correcto e o que agrada a Deus.

II Crónicas 25:1 “Amazias tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. E o nome de sua mãe era Jeoadã, de Jerusalém. Ele fez o que era reto aos olhos do Senhor, mas não o fez com coração perfeito.”

Desde os primórdios que a humanidade é afetada por pessoas que fazem coisas certas mas com o coração errado. O “coração” humano é um dos principais alvos de Deus nas escrituras. “Dá-me filho meu…”; “Provérbios 4:23 “Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

3. “MAS” pode fazer-nos duvidar.

Mateus 14:29, 30 “Disse-lhe ele: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus. MAS, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, salva-me.”

Mas…
- MAS sentindo o vento forte.
- MAS achando que aquele que nos orienta não está a segurar-nos pela mão.
- MAS pensando que o “mar” é muito maior que o “barco”.

4. “MAS” também traz esperança:

I Samuel 7:10 “Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram para pelejar contra Israel; MAS o Senhor trovejou naquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os aterrou; de modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel.”

Salmos 34:19 “Muitas são as aflições do justo, “MAS” de todas elas o Senhor o livra.”

5. “MAS” pode condicionar a nossa ação:

Actos 16:1 “Chegou também a Derbe e Listra. E eis que estava ali certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia crente, MAS de pai grego;”

Os gregos eram naquela época os maiores azelhas e machistas a lidar com mulheres. A sociedade e todas as decisões andavam à roda de si próprios. Timóteo foi então educado pela avó e pela mãe pois está implícito, ao que parece, o jovem era filho de “pai ausente”. Mas há pior que isso: consegue imaginar Timóteo ser pastor de uma comunidade cristã judaica e trazendo sobre si a carga de sangue grego?

Consegue compreender também por isso a insistência de Paulo: “Ninguém despreze a tua mocidade MAS sê o exemplo dos fiéis.”?

Sobre Timóteo havia uma carga acrescida de responsabilidade por causa da sua ascendência ou se quisermos reforçar por causa do seu passado GREGO.

6. “Mas” também pode ser um argumento contra a dificuldade:

I Samuel 17:45 “Davi, porém, lhe respondeu: Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; MAS eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.”

Mateus 4:4 “Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.”

A intervenção de Deus nos “MAS difíceis” de cada um está quase sempre relacionada com um obstáculo intransponível que é solucionado de uma forma simples com fé, sabedoria, autoridade e perseverança.

7. “Mas” traz esperança à humanidade:

Isaías 53:12 “Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; MAS ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.”

8. “Mas” pode ser um confronto interior:

Mateus 19:21-22 “Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me. MAS o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste; porque possuía muitos bens.”

O que preferes? Bens ou felicidade? Coisas ou bem-estar? Prazeres ou alegrias?

9. Os “MAS” de Jesus são os mais deliciosos:

a) Livramento:

Mateus 6:13  “e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal.”

b) Suprimento:

Mateus 6:31-33 “Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. MAS buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

c) Cura:

Mateus 9:18 “Enquanto ainda lhes dizia essas coisas, eis que chegou um chefe da sinagoga e o adorou, dizendo: Minha filha acaba de falecer; MAS vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá.”

d) Salvação:


Mateus 10:22 “E sereis odiados de todos por causa do meu nome, MAS aquele que perseverar até o fim, esse será salvo.” 

Sem comentários:

Enviar um comentário