quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Recomeços



RECOMEÇOS E OPORTUNIDADES DIVINAS

Gostaria de começar este tema com algumas reflexões:

Vamos reflectir primeiro sobre o que poderá significar “recomeço”. O que sentes quando pensas em “recomeço”? Podemos sentir esperança, euforia, alegria, mas também medo, insegurança e fraqueza.

E eu quero aqui afirmar que recomeçar é mais difícil do que começar. E porquê? Porque se vamos recomeçar é porque algo "lá atrás" correu mal. É porque alguém fracassou ou sonhos e expectativas foram destruídos. E por isso estamos fragilizados, magoados, feridos, desmotivados, desesperados, desesperançados... e nesta situação não é fácil recomeçar, porque não reunimos as melhores condições para corresponder ao requisito de um recomeço!

E quais são os requisitos de um recomeço:

1- Humildade.

Humildade para reconhecer que precisamos de ajuda para recomeçar. Humildade para reconhecer que no passado algo correu mal independentemente se sermos culpados ou não.

2- Fé.

Fé para acreditar na oportunidade que Deus nos quer dar.

3- Força interior.

Força interior para enfrentar as dificuldades, o trauma, a dor. Força interior para perdoar aos outros e porventura a nós mesmos.

4- Perseverança.

Perseverança para para não desistir, porque o risco de querer desistir é grande.

5- Sujeição/obediência.

Sujeição, ou obediência, áquele que nos quer ajudar a recomeçar; áquele que nos dá a oportunidade do recomeço: Deus! Recomeçar é sempre mais difícil, no entanto, é muito gratificante poder levantar, sacudir a poeira e "dar a volta por cima".

Há um provérbio chinês que eu gosto muito e que diz: “Fracassar não é cair, é recusar a levantar-se.” Só porque as coisas no passado não deram certo não quer dizer que somos uns fracassados! Seremos sim, se nos recusarmos a levantar!

Quero continuar a falar deste assunto mas com bases bíblicas para que possamos confirmar o que foi dito até aqui.

A Bíblia tem muitas histórias de recomeços e oportunidades divinas. Das muitas histórias que existem não foi fácil seleccionar uma para podermos ver e aprender o que Deus nos diz sobre este assunto. Mas fui direccionada por Deus para uma história que para mim, e talvez por ser mulher, é uma das histórias mais fantásticas e fascinantes da Bíblia. A história de Rute!

E porquê uma história fantástica e fascinante? Porque se por um lado a história de Rute é uma história de luto, lágrimas, perdas e pobreza, por outro ela também é uma história de redenção, pois nesta história Rute passa da pobreza para a riqueza, da viuvez para o casamento, de um casamento sem filhos para um casamento com filhos, de estrangeira para israelita.

Assim como nesta história houve um recomeço porque Deus estava disposto a escrever uma nova história na vida de Rute, assim também hoje poderá haver um recomeço na tua vida, pois assim como no passado, Deus ainda hoje deseja escrever uma nova história na vida de cada um de nós sempre que seja necessário.

E o que podemos, concretamente, aprender com a história de Rute?

I. Deus muda situações inexplicáveis na nossa vida:

Lemos que Rute enfrentou um casamento sem filhos, morte, tristeza, dor, mas vemos também que por detrás de tudo isto estava a provisão divina.

Não sei o que tu estás a enfrentar neste momento, mas Deus te diz que há sempre uma oportunidade divina à tua espera. Nós não vivemos sozinhos, Deus criou-nos e não nos deixa sós. Existe um Deus a trabalhar nos bastidores da nossa vida!

II. Deus muda todas as circunstâncias com o objectivo de mudar a nossa situação, a nossa vida:

Foi ao providenciar um encontro entre Boaz e Rute que Deus começou a mudar as circunstâncias da vida de Rute.

Eu não sei o que Deus tem de providenciar na tua vida para começar a mudar as circunstâncias, mas assim como Ele no caso de Rute estava no controle, também hoje Ele está no controle para te guiar e mudar a tua história. Basta uma atitude de fé!

Pela fé começa a caminhar e Deus te levará ao lugar que Ele preparou para ti, pois muitas vezes Ele espera que sejamos nós, pela fé, a dar o primeiro passo, para que depois ele possa agir e intervir! Rute teve uma atitude de fé; Ela não teve medo do desconhecido; Ela deixou a sua terra e seguiu Noemi; e agarrou-se a Deus.
Foi depois de muito sofrimento, de dor, de perda, de abandono das suas raízes, dos seus costumes e tradições que houve um recomeço, uma oportunidade divina na vida de Rute. Pensa nisso!

III. Deus estabelece a Sua restituição:

Deus começou a mover-se, a mudar a história de Rute e então chegou o tempo de Ele lhe restituir tudo o que ela havia perdido!

Deus também tem um tempo de restituição para ti! Pensa por momentos nos teus sonhos, nas tuas perdas, naquilo que hoje é luto e que no passado foi festa. Deus vai restituir! Há um tempo de recomeço! Um tempo, o tempo certo, em que Deus estará pronto para mudar a tua história!

Tudo o que foi roubado, Deus te restituirá, e no mínimo em dobro. Não foi assim também com Jó?  O tempo de Deus é perfeito e o Seu agir poderoso! Ele pode tornar algo mau em bom!

Seja qual for a intervenção que estás a necessitar na tua vida, nunca esqueças que no tempo certo, Ele mudará a tua história, tão somente adquire fé, humildade, força interior, perseverança e caminha em sujeição e obediência a Ele.

Rute decidiu recomeçar e para tal ela deixou para trás a sua pátria, os deuses a quem tinha servido no passado. Ela resolveu recomeçar sendo fiel aos princípios do Deus de Noemi, que agora também era o seu Deus! Que coisa tão linda: ela decidiu deixar o erro e seguir a verdade! Ela não se afogou na sua tristeza e dor, ela decidiu e agiu, procurou trabalho, esforçou-se.

Mas há aqui outra coisa também muito importante … ela sabia ouvir os conselhos de Noemi e não só os ouvia como os colocava em prática.

Eu não sei o que é que tu tens de deixar para trás, mas talvez Deus neste momento já esteja a falar ao teu coração. Deixa o que tens de deixar, seja a tua “pátria” e ou os teus “deuses”!

Não te afogues na tristeza e dor. Decide e entra em acção, faz a tua parte, ouve os conselhos daqueles que conhecem a Deus e segue-os. E Deus certamente mudará a tua história!


1 comentário: