sexta-feira, 12 de abril de 2013

Convívios de casais



A primeira razão pela qual promovemos convívios de casais é porque estamos muito ocupados. Temos imensas coisas para fazer e inúmeras maneiras de nos entretermos apenas connosco próprios. Temos os nossos empregos, as tarefas domésticas e as familiares. Gostamos de passear e estar juntos mas a nossa igreja local e a Cruz Azul ocupam uma parte substancial do nosso tempo disponível. Temos portanto “montes” de desculpas para apresentar para não nos relacionarmos com outros iguais a nós.

Mas porque precisamos de amigos que estejam incomodados com tanto sufoco e corre-corre no dia-a-dia dedicamos parte da nossa vida a procurar disciplinar e forçar esta oportunidade. Precisamos de aprender com os outros e gostamos de partilhar o que temos vivido e aprendido.

A segunda razão porque o fazemos é porque desejamos que os nossos amigos se dediquem também aos outros. Servir faz bem. Desejamos que eles se libertem do sufoco de cumprir apenas com obrigações pessoais e laborais ou que se libertem da preguiça de olharem apenas para si próprios. Quando interagimos uns com os outros ficamos mais protegidos contra as hostilidades externas, partilhamos com mais facilidade as nossas dificuldades, criamos laços de confiança, e essencialmente socorremo-nos com mais rapidez porque já demonstramos na prática que não estamos assim tão ocupados e inacessíveis que não possamos dar uma ajuda adicional na hora da maior dificuldade.

A terceira razão (que podia ser a primeira) é porque precisamos de Deus. Oramos todos os dias pela nossa casa, pelas nossas miúdas e pelos nossos pais. Oramos todos os dias pelos nossos amigos mais próximos, pelos que colaboram na Igreja, na Cruz Azul e pelos que como nós contribuem de alguma forma para a construção de um mundo melhor. Fazemos isto não apenas porque é o nosso dever como cristãos mas porque quando estamos próximos daqueles com quem privamos na intimidade ficamos mais conscientes dos desafios com que eles também se debatem e também sentimo-nos responsáveis por eles. Admitimos, e é conhecido, que ambos já atravessamos por sérias dificuldades nos nossos relacionamentos no passado. Temos consciência dos assaltos permanentes a que as famílias estão expostas, das dificuldades de educação dos filhos e dos contágios a que eles também são vulneráveis. Queremos ser responsáveis pelos outros.


Sem comentários:

Enviar um comentário