sábado, 21 de setembro de 2013

Deus vê quando sofres


Popeye tinha uma namorada que se chamava Olívia Palito. Olívia era tão vistosa que quando passava o trânsito parava e os cães latiam. Para perturbar harmonia entre o casal Brutus aparecia e cometia várias acções de violência e desestabilização da harmonia enquanto Popeye pacientemente aguentava o quanto podia.

Até que, havia um momento na vida dele em que ele berrava num inglês muito pobre típico de marinheiro: “That’s all I can stand, I can´t stands no more!” (É tudo o que eu posso aguentar, já não aguento mais”). Então abria uma lata de espinafres salvava Olívia e a humanidade do perigo.

Qual foi o momento da tua vida em que disseste “não aguento mais?”

O que é que tu já não aguentas mais? Os momentos em que batemos no fundo são os que podem acabar connosco de vez, ou ao contrário, provocar uma reviravolta na nossa vida a ponto de nos colocar no centro da vontade de Deus e no caminho certo.

O que é que tu não aguentas mais?

Coisas que nós aguentamos mais provocam reviravoltas dentro de nós, “dão-nos a volta ás tripas” e fazem-nos tomar decisões. Coisas que não aguentamos criam em nós descontentamento, tensão, angústia, frustração.

Pessoas que fazem a diferença.

II Crónicas 16:9 "Os olhos do Senhor passam por toda a terra, para mostrar-se forte a favor daqueles cujo coração é perfeito para com ele."
  • O que faz a diferença entre aqueles que se ficam pela mediocridade dos seus interesses mais mesquinhos e aqueles que fazem diferença na sociedade? Na igreja? Em qualquer coisa que á sua volta não esteja bem?Antes de a pessoa entrar em acção o que acontece dela?
  • Porque nesta igreja há alguns que fazem TODA a diferença e outros que não fazem nenhuma diferença?
  • Porque essa diferença não acontece em todos nós a um nível mais profundo?
Naqueles que uma inquietação ou descontentamento faz alguma diferença dentro deles tem que acontecer uma coisa incrível. Qualquer coisa dentro de nós tem que nos lançar da estagnação par a acção.

Se as motivações não são dinheiro, prestígio social, posição na sociedade, então o que é?

1. Vamos observar Moisés.

Moisés não aguentou ver os seus irmãos a sofrer. Moisés era um hebreu, educado no Egipto. A determinado momento Moisés VIU o trabalho árduo e um dia VIU um egípcio a bater num conterrâneo seu.

Moisés chegou a um ponto em que não aguentou mais.

Êxodo 2:11-12 “Ora, aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a ter com seus irmãos e atentou para as suas cargas; e viu um egípcio que feria a um hebreu dentre, seus irmãos. Olhou para um lado e para outro, e vendo que não havia ninguém ali, matou o egípcio e escondeu-o na areia.”

Torna a sair e vê dois hebreus a lutar entre si. Será que o sofrimento infligido pelos egípcios não seria suficiente e ainda dois irmãos teriam que lutar entre si?

Êxodo 2:13-14 “Tornou a sair no dia seguinte, e eis que dois hebreus contendiam; e perguntou ao que fazia a injustiça: Por que feres a teu próximo? Respondeu ele: Quem te constituiu a ti príncipe e juiz sobre nós? Pensas tu matar-me, como mataste o egípcio? Temeu, pois, Moisés e disse: Certamente o negócio já foi descoberto.”

E Deus também viu o que Moisés fez. Viu o que ele fez e viu o que ele sentiu. Deus viu para além da acção, Ele viu o coração também. Deus conhece as nossas acções mas também conhece os nossos corações.

E quando Deus lá de cima vêm um homem que sente o que Ele sente, marca um encontro com ele.

Êxodo 3:1-4 “Ora, Moisés estava apascentando o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e levou o rebanho para trás do deserto, e chegou a Horebe, o monte de Deus. E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia; pelo que disse: Agora me virarei para lá e verei esta maravilha, e por que a sarça não se queima. E vendo o Senhor que ele se virara para ver, chamou-o do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés! Respondeu ele: Eis-me aqui.”

Aquela sarça apenas serviu para chamar a atenção a Moisés. Deus disse-lhe:

Êxodo 3:7 “Então disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egipto, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exactores, porque conheço os seus sofrimentos;”

“Tenho visto” é o mesmo que Deus dizer:
  • Ouvi os “ais” e os gemidos…
  • O mesmo que tu viste eu também vi;
  • Vi a paixão pelo teu povo;
  • Vi que isto mexe contigo;
  • Vi que tu és o homem que eu preciso;
  • Vou usar essa paixão para libertar o meu povo;
  • Eu não aguento mais essa situação.
Na vida de Moisés houve um momento que mudou toda a sua vida. Já houve um momento de mudança na tua vida?



Perguntas.

1. O que é que tu não aguentas mais?
Na discussão de mesa fala sobre algo que “não aguentas mais”.

2. As pessoas costumam culpar Deus pelas desgraças que acontecem no mundo. De que forma esta mensagem responde a essa questão?

3. “Se Deus existisse as crianças deixariam de sofrer!” Qual é a outra forma de dizer isto?

4. Que tipo de inquietação ou “não aguento mais” te faria fazeres a diferença na sociedade?

5. Em que tipo de causas gostarias de te envolver para ajudar os que sofrem á tua volta? Estás a fazer alguma coisa para alcançar esse objetivo?

Sem comentários:

Enviar um comentário