segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Vidas com significado



Lucas 12:15-19 “E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui. Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te.”

Se Salomão hoje fosse vivo ocuparia um lugar destacado nas melhores revistas “côr de rosa” do mundo, como por exemplo:
-        Os dez mais ricos;
-        Os dez homens mais sedutores;
-        Os dez homens mais empreendedores;
-        Os dez homens mais bem vestidos.


Este é o perfil do homem de sucesso que o mundo paga para admirar e tomar como modelo. As televisões pagariam caro para entrevistar Salomão, para ouvir a sua sabedoria e ele seria cada vez mais rico.

A Bíblia faz-lhe o retrato:
  • a sua opulência reflete-se numa economia estável, povo feliz, sem guerra, que comia, bebia e regalava-se;
  • Poder, dinheiro e sexo. Um conjunto raro ao alcance de poucos mortais, mas que muitos gostariam de ter;
  • 700 mulheres e 300 amantes.
Mas Deus tirou-o das capas de revista. A sua Salvação é uma incógnita que ele próprio reflecte nos seus últimos textos. A sua história é um paradoxo com uma aparência diferente da realidade. Deus disse-lhe para escolher o que quisesse e ele escolheu sabedoria. E teve tudo. Não foi o mais rico do mundo, mas foi o mais sábio.

Porém este Deus traça nas mesmas escrituras que perfil deveria ter um Rei de Israel:

Deuteronómio 17:16-19: “Ele, porém, não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egipto, para multiplicar cavalos; pois o Senhor vos tem dito: Nunca mais voltareis por este caminho. Tampouco multiplicará para si mulheres, para que o seu coração não se desvie; nem multiplicará muito para si a prata e o ouro. Será também que, quando se assentar sobre o trono do seu reino, escreverá para si, num livro, uma cópia desta lei, do exemplar que está diante dos levitas sacerdotes. E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, e a guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, a fim de os cumprir;”

É impossível que qualquer Rei de Israel não conhecesse isto. È impossível que qualquer cristão, com pelo menos um ano de Igreja, não conheça certos princípios que fazem com que a nossa vida seja realmente preenchida. O sábio afinal, não soube discernir entre aquilo que seria legítimo adquirir e o que realmente poderia possuir.

Pense nisto:
  • Há gente que tem mas não usufrui do que tem. E ainda quer mais;
  • Há gente não tem e sabe viver com muito pouco;
  • Há gente que perde e sabe viver sem nada;
  • Há gente obcecada por ter tudo e nunca terá o suficiente.
A maior parte das pessoas que procuram ajuda psiquiátrica, fazem-no por causa de uma insatisfação latente e por causa de um vazio existencial. A felicidade é um objectivo errado, dizem os melhores terapeutas, deveria antes ser uma forma como se vai não um lugar onde se chega.

A felicidade não pode ser uma obsessão a alcançar mas você será feliz na sua jornada se viver uma vida com significado. Isto significa que: poder, dinheiro e sexo não trazem felicidade. O que pode fazer um mortal feliz é uma vida com significado.

Dito de uma forma mais concreta, se o seu sonho é efémero, exclusivamente, Deus vai interferir e permitir que a nossa cara se suje no pó da terra. Na fé cristã o cristianismo a essência precede a existência, portanto é na nossa natureza que a nossa existência ganha valor.

Penso logo existo, de Descartes, é substituído no cristianismo por “sou, logo vivo”. Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança (essência).

O que é semelhança de Deus:

5 coisas:

  1. Deus é três. Pai, Filho e Espírito Santo. Portanto ninguém é feliz sozinho. E se vocês, casal, passarem a ser três, Deus, homem e mulher, serão mais felizes ainda.
  2. Deus compartilhou com o homem o domínio de tudo. Portanto é-se feliz partilhando com outros habilidades e capacidades. Isso faz-se num filho e em outras pessoas que nos rodeiam.
  3. Deus é Espírito. Logo a existência implica transcendência, contacto, intimidade, espiritualidade e cumplicidade com o outro e com o Divino.
  4. Deus é pessoal. Não é apenas uma mera força ou propagador de verdades e desejos para o homem. Isto implica desenvolvimento pessoal e aperfeiçoamento contínuo. (e não apenas as habilidades profissionais)
  5. Deus dá-se. Deus deu a sua vida pela humanidade. Ele morreu para que outros vivessem. Portanto melhor que uma razão para viver é uma causa pela qual morrer.
Isto é imagem de Deus. Você foi criado para ser semelhantes a Deus. Se você procurar ser semelhante a Deus, será mais feliz. O criador fez-vos assim. Dar um uso diferente à forma como Ele criou para funcionar de forma perfeita vai fazer com que nos estraguemos.

Ser semelhante a Deus… Você pode baixar a sua fasquia, mas já foi explicado o que é ser à imagem de Deus. Nós somos sempre imagem de qualquer coisa, mas a escoçha também pode ser sempre nossa.

Ser feliz tornou-se obrigatório na sociedade de hoje mas também cada vez mais difícil.

Para ser feliz o homem:
  • Joga no euro-milhões;
  • mata;
  • explora;
  • destrói a natureza;
  • faz obras sociais;
  • procura o melhor casamento;
  • procura tóxicos;
  • divorcia-se;
  • compra um carro melhor que o do vizinho.
A busca da felicidade é uma tirania caótica: Há os que são felizes porque os outros são felizes e há os que são felizes porque os outros são infelizes. Para trás fica a felicidade de aprender como ajudar o próximo. A felicidade de se mudar a si mesmo em vez de tentar mudar os outros.

Felicidade é deixar transformar. Felicidade é prosseguir sempre e nunca desistir. A felicidade de seguir o trilho que conduz à eternidade. E síntese, precisamos de um padrão de vida e não apenas de meros objectivos terrenos, pois estes desfiam a nossa vida.

Recordando Fontaine. “O Vento perguntou ao Fogo porque estava a queimar o cordão, e ele respondeu: para que ele não desfie mas o que eu gosto de fazer mesmo é queimar. A minha natureza é queimar, existo para queimar, não apenas a ponta do cordão.”

O Homem foi feito à imagem e semelhança de Deus. Foi feito para viver, não apenas para usufruir.

“A Água, entretanto, ouviu a conversa entre o Fogo e o Vento e disse: também tenho uma meta, ser bebida até ao fim da tarde, mas do que eu gosto mesmo é de matar a sede de alguém.”

O Fogo e a Água, figurativamente, ensinam-nos objectivos mais elevados, não se contentam com pouco mas com a satisfação da razão da sua existência.

É a consumação da nossa essência que nos satisfaz por completo, não a mediocridade de meras satisfações e caprichos pessoais. As crises existenciais do ser humano são portanto o resultado do desconhecimento de um significado para a vida e da sua razão de ser.

Há pessoas que se ficam pelo medíocre. Acumulam bens, cursos, e nunca desfrutam das suas conquistas. Nunca se satisfazem afectivamente. Movem-se apenas pela conquista e esse é o fim que desejam alcançar.

Isso faz com que a vida de muitos oscile entre o sofrimento e o tédio de um lado para o outro. Sofrem porque há desejo sem posse - desejam sempre e nunca têm. Vivem cheias de tédio porque há posse mas não têm desejo - por mais que tenham nunca se satisfazem.

Os que só conquistam são os mais infelizes. Os que param para usufruir conquistam-se a si próprios. Salomão disse que maior valente não é aquele que conquista uma cidade mas aquele que conquista o seu coração. “Melhor é o longânimo do que o valente; e o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade.” Provérbios 16:32 

Jesus disse: “Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. E disse aos seus discípulos: Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, nem quanto ao corpo, pelo que haveis de vestir. Pois a vida é mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário. Considerai os corvos, que não semeiam nem ceifam; não têm despensa nem celeiro; contudo, Deus os alimenta. Quanto mais não valeis vós do que as aves!” Lucas 12:20-24

Vive uma vida com significado.

Sem comentários:

Enviar um comentário