sábado, 12 de julho de 2014

Cristão autêntico



“Característica, particularidade ou estado do que é autêntico. Natureza daquilo que é real ou verdadeiro; estado do que é genuíno; verdadeiro: autenticidade de uma obra de Picasso. Em que há pertinência; que possui legitimidade; legítimo e adequado: a autenticidade de um artigo científico. Particularidade do que se pode confiar; que se encontra em conformidade com a lei; legitimidade.” Dicionário On-line



“A coisa mais cansativa na vida é não ser autêntico.” Anne Lindbergh

“Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades. Hoje sei que isso é...Autenticidade.” Charles Chaplin

Vamos espreitar cinco marcas sobre o que é um cristão autêntico segundo João, discípulo de Jesus.



Vivemos num mundo em que tudo conspira para que sejamos absorvidos pelo comportamento da maioria para que nos sintamos aceites e não marginalizados. O oposto disto é ser autêntico, cultivar convicções e personalidade própria.

Autenticidade não é fazer o que eu quero, dizer o que eu quero, viver como eu quero. Ser autêntico é viver segundo um padrão de honestidade, transparência, lucidez, domínio-próprio e se possível mais elevado que nós próprios. É marcar pela diferença e ter em conta o interesse dos outros pois isso é que nos acrescentará satisfação pessoal.

Debaixo da pressão social, embebida no valor efémero do populismo muitos cristãos perdem a sua autenticidade, esquecendo-se de viver de acordo com a proposta do seu Senhor, O Cristo.

I. Um cristão autêntico confessa Jesus Cristo como Senhor.


I João 4:15 “Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.”

Ser cristão começa com uma confissão verbal de Jesus Cristo como Senhor na minha vida. A Bíblia diz que até os demónios crêem e estremecem (Tiago 2:19) Cristãos verdadeiros
devem estar aptos a dizer que Jesus Cristo é o seu Senhor.

Tiago 2:19 “Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demónios também o crêem, e estremecem."

II. Se somos cristãos autênticos, sentimo-nos infelizes e miseráveis quando pecamos.

I João 3:9 “Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus."

Isto não significa que nunca mais vamos pecar só porque somos cristãos.

I João 1:8 “Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós."

Mas há uma diferença entre reconhecer que podemos falhar de algum modo, de alguma forma, ou prosseguir no futuro de forma intencional no trilho do pecado, porque nós sabemos no fundo do nosso coração o que fazemos de errado. Se não sabemos que é errado é porque não temos consciência cristã ou não temos o Espírito de Deus na nossa vida.

III. Um cristão autêntico gosta do relacionamento com outros cristãos.

I João 5:1 “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido.”

Um cristão verdadeiro deseja estar rodeado de outros cristãos. Os que se isolam dos outros crentes fazem-no correndo o seu risco próprio porque a Bíblia diz nos que é importante estarmos juntos para nos encorajarmos e corrigirmos uns aos outros.

Hebreus 10:24,25 “consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.”

Além do mais porque Deus deverá ir à sua casa se você não quer ir à “d’Ele”? Muitos de nós querem todos benefícios adicionais do Cristianismo sem nos aplicarmos próprios a fazer também um esforço e a marcar pela diferença.

IV. Um cristão autêntico obedece ao comando de Jesus Cristo.

Se somos cristãos autênticos, então obedecemos aos mandamentos de Jesus Cristo:I João 5:3 “Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos.”

Não podemos negar que a Bíblia está repleta de regras, mas o propósito delas não é fazer a nossa vida miserável. Especialmente, elas protegem-nos de um perigos potenciais. A pessoa que de forma grosseira, deliberada e continuada quebra os mandamentos de Deus, simplesmente não o ama.

V. Finalmente, um cristão autêntico ama e obedece à Palavra de Deus.

I João 2:5 “Mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele.”

Efectivamente não se pode viver uma vida cristã sem amar e obedecer à Palavra de Deus. Todos os verdadeiros discípulos de Cristo são estudiosos das escrituras e andam de acordo com os seus ensinos. Isto é vital para uma vida cristã autêntica porque a Bíblia é de facto o livro da vida.

I Timóteo 3:16,17 “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.”


Muitos crentes não lêem a Bíblia. Ainda não se aperceberam que o sucesso ou o falhanço na vida cristã depende de como a Bíblia é embutida nos seus corações e mente de uma forma regular. Nós temos que praticá-la.

Para ser autêntico é necessário pagar um preço. Sem máscaras e na prática da verdade para connosco próprios, para com os outros e acima de tudo para com Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário