segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Quatro tragédias pessoais


A transformação do carácter é um dos desafios mais intensos das lideranças nas igrejas. Uma das marcas das igrejas evangélicas é a “transformação de vidas” que resulta da “renovação do entendimento” para experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

As maiores preocupações do mundo (pesquisa global) são: a corrupção, a economia, a pobreza e o ambiente.

Numa outra dimensão da miséria humana encontramos o tráfico de armas, animais, drogas e seres humanos, estão entre as maiores calamidades.

sábado, 29 de agosto de 2015

Leitura bíblica de cada dia - Levítico


“Deus parece-me tão distante. Se eu ao menos o pudesse ver ou ouvir”. Já alguma vez te sentiste assim? A lutar contra a solidão, deseperado, consciente do teu pecado e sobrecarregado de problemas? Pois é, sabes porque é que isso acontece? Porque todos nós fomos feitos à imagem de Deus e fomos feitos para ter um relacionamento pessoal e íntimo com Ele. Quando essa comunhão não existe ou é quebrada, ficamos assim, com dúvidas, incompletos e a precisar de restauração.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Povo escolhido




A expressão “povo escolhido” é usada, abusada e ridicularizada como referência a Israel em comentários nas redes sociais. Cristãos bem intencionados usam repetidamente esta expressão para defender o “povo de Deus” dos ataques dos meios de comunicação e dos movimentos anti-sionistas.

Na tradução bíblica de João Ferreira de Almeida há 207 expressões “meu povo”, 7 das quais no Novo Testamento. Grande parte destas expressões nem sequer são “mimos” por parte de Deus, antes pelo contrário, são correcções, exortações e castigos. Portanto, assumamos desde já que ser “filho” não é por si só um privilégio mas também são aplicadas punições. Além do mais, o profeta Oseias lança um aviso profético: “… Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada à que não era amada.” Romanos 9:25 (citação de Paulo resumindo Oseias 1:9,10)

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Sionismo cristão



A palavra “Sião” encontra-se na Bíblia 161 vezes, 7 no Novo Testamento. O primeiro versículo Bíblico encontra-se é uma alusão à conquistada do Rei David: “… David tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de David.” (II Samuel 5:7), tendo feito dessa fortaleza a sua habitação. O último versículo bíblico está em Apocalipse 14:1: “E olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o Monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam na fronte escrito o nome dele e o nome de seu Pai.”

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O limoeiro


Certo agricultor, ao saber que na sua paróquia necessitavam de um limoeiro para fazer um santo, prontamente cortou o que tinha no seu quintal e ofereceu-o graciosamente.

Passado um tempo, o povo concentrou-se nas ruas para ver a procissão e saudar o seu mais recente milagreiro. O agricultor, claro, compareceu também, mas não tirou o chapéu, não fez o gesto da cruz e não se curvou perante a divindade, o que provocou a irritação de vários populares.


Depois de várias insistências muito indignadas para respeitar o santo, acabou por não se conter e exclamou:

- Eu conheço-o! Há vinte anos que morava na minha casa e nunca me deu nada!