sábado, 29 de agosto de 2015

Leitura bíblica de cada dia - Levítico


“Deus parece-me tão distante. Se eu ao menos o pudesse ver ou ouvir”. Já alguma vez te sentiste assim? A lutar contra a solidão, deseperado, consciente do teu pecado e sobrecarregado de problemas? Pois é, sabes porque é que isso acontece? Porque todos nós fomos feitos à imagem de Deus e fomos feitos para ter um relacionamento pessoal e íntimo com Ele. Quando essa comunhão não existe ou é quebrada, ficamos assim, com dúvidas, incompletos e a precisar de restauração.

A comunhão com o Deus vivo é vital para nós.

Mas para quem já se sentiu, ainda sente ou se vier sentir-se deste modo, o livro de Levítico tem uma grande e maravilhosa mensagem: a mensagem da redenção! Cap. 19:2: “…Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou Santo”. Levítico é o livro que mais menciona a palavra "santidade", 152 vezes!

Após a saída dramática do Egipto, os israelitas ficaram acampados ao pé do monte Sinai durante dois anos a ouvir a Deus. Foi um período de descanso, ensino e encontro com Deus – um encontro face a face. Também nós, muitas vezes, precisamos de ficar acampados perto de Senhor a descansar e a ouvir as suas instruções.

Já sabemos que o livro de Levítico dá muita ênfase à santidade de Deus. Então podemos pensar: “como podemos nós, pessoas pecadoras, aproximarmo-nos do Deus Santo?”

Como? Primeiro temos que lidar com o nosso pecado! No livro de Levítico Deus ensina o Seu povo a forma como os seus pecados poderiam ser perdoados. Vemos também que esse perdão exigia sempre o derramamento de sangue, o sacrifício de uma vida inocente o mais perfeita e imaculada possível. Isto já antevia o sacrifício definitivo que Deus estava a preparar, Jesus, o Cordeiro de Deus.

Jesus veio e abriu o caminho para Deus, dando a Sua vida como sacrifício completo e definitivo em nosso lugar. A verdadeira comunhão e unidade com Deus começa quando nos arrependemos, quando confessamos os nossos pecados e quando aceitamos o Senhor Jesus Cristo como o único que pode remir-nos do pecado e aproximar-nos de Deus.

Neste livro lemos como o povo de Israel recebeu as instruções para poder chegar a Deus. Lemos que eles receberam as leis da santidade e das regras para o seu dia-a-dia. Regras essas referentes às responsabilidades familiares, conduta sexual, relacionamentos, etc. Tais instruções dizem respeito a um caminhar santo com Deus e a padrões de vida espiritual que ainda se aplicam aos dias de hoje e que nos levam a honrar a Deus em todos os nossos relacionamentos e comportamentos.

Não esqueçamos que ser santo, não é alguém que nunca peca, que tem uma aura na cabeça, que nunca erra! Ser santo é alguém que aceita estar separado, estar à parte, que vive neste mundo, mas não vive como os restantes neste mundo que não conhecem a Deus. Aquele que é santo, vive separado para adorar e servir a Deus e, para fazer a diferença!

No final do livro de Levítico temos celebração. Aqui temos as instruções para as festas que eram ocasiões especiais e regulares onde o povo se lembraria daquilo que Deus tinha feito podendo assim agradecer-lhe por isso.

Nós também precisamos de dias especiais. Quando nos reunimos devemos adorar e celebrar com os nossos irmãos ao Deus maravilhoso que temos e lembrar a Sua bondade nas nossas vidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário