segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Quatro tragédias pessoais


A transformação do carácter é um dos desafios mais intensos das lideranças nas igrejas. Uma das marcas das igrejas evangélicas é a “transformação de vidas” que resulta da “renovação do entendimento” para experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

As maiores preocupações do mundo (pesquisa global) são: a corrupção, a economia, a pobreza e o ambiente.

Numa outra dimensão da miséria humana encontramos o tráfico de armas, animais, drogas e seres humanos, estão entre as maiores calamidades.

Entre as maiores tragédias pessoais podemos seleccionar o orgulho, a avareza, a luxúria e a ignorância.

Muitas igrejas cristãs têm uma forte intervenção na área social, na intervenção em calamidades universais, na acção social local, etc… Mas nenhuma destas intervenções de dimensão mais visível se pode comparar com aquilo com que Deus mais se preocupa: comigo e consigo.

Podemos não conseguir resolver todos os problemas do mundo mas podemos começar por nós próprios.

I. Ignorância.

Ignorância é o contrário de conhecimento, e conhecimento é diferente de sabedoria.

A ignorância é latente no ser humano mas também pode ser adquirida. Quantas vezes somos confrontados com pessoas que antes tínhamos como ordeiras, educadas, prestáveis mas que se transformam em autênticos monstros malignos.

Para ser ignorante basta focar o “nada” ou o “trivial”. A pessoa ignorante pode também ser uma pessoa focada em algumas áreas da sociedade: pode ser obsessiva por futebol, por novelas, por ídolos, por religiões, por Israel, pelo conjugue, pelos filhos, por si próprio.

Alguém disse que “somos o resultado dos livros que lemos, das viagens que fazemos e das pessoas com quem nos relacionamos”. Ora, há livros, lugares e pessoas que não são uma inspiração, sequer motivacional, para coisa alguma.

Há até estudos que dizem que as pessoas que dizem palavrões são de maior confiança porque desabafar faz bem! Sem dúvida alguma um bom tema para atrair pessoas que dizem palavrões.
- Uma pessoa é digna da nossa confiança pelas provas dadas ao longo de muito tempo, não porque diz palavrões!
- A pessoa que desabafa com palavrões é a mesma que ofende outros com as mesmas palavras.
- A pessoa que tem um palavreado repetido de desabafos descontrolados é da mesma qualidade daquela que mente desnecessariamente.

Prefiro o conselho de Paulo:

Colossenses 3:8-10 “mas agora despojai-vos também de tudo isto: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca; não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.”

A língua “porca” está associada a pessoas iradas, maldizentes e mentirosas. E estas coisas são próprias de pessoas sem conhecimento, ou seja, ignorantes. Quem tem uma linguagem suja também não tem problema em mentir descaradamente.

Relativamente à sabedoria, ela é fundamental para a vida:
- Sem sabedoria o conhecimento fica obstruído;
- e ter conhecimento sem usar de sabedoria, pode resultar em desastre.

Quantas pais SABEM TANTO mas são progenitores negligentes.
Quantos pais DÃO TUDO aos seus filhos mas são totalmente ausentes no que diz respeito às suas vivências e problemas.

Provérbios 4:7 “A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento”.

O homem com conhecimento pode ser dono da razão, contudo aquele que lhe junta sabedoria pode salvar uma cidade mesmo que seja pobre.

Eclesiastes 9:14-18
“Houve uma pequena cidade em que havia poucos homens; e veio contra ela um grande rei, e a cercou e levantou contra ela grandes tranqueiras.
Ora, achou-se nela um sábio pobre, que livrou a cidade pela sua sabedoria; contudo ninguém se lembrou mais daquele homem pobre.
Então disse eu: Melhor é a sabedoria do que a força; todavia a sabedoria do pobre é desprezada, e as suas palavras não são ouvidas.
As palavras dos sábios ouvidas em silêncio valem mais do que o clamor de quem governa entre os tolos.
Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra; mas um só pecador faz grande dano ao bem.”

Mas um só “IGNORANTE” faz grande dano ao bem. É inexcusável afirmar que todo o pecador é um ignorante.

O que nós temos visto também na humanidade é que muitos governantes com muito conhecimento têm causado muito dano às suas populações por motivo de falta de sabedoria (e corrupção).

II. Luxúria

Luxúria é um substantivo feminino com origem no latim luxúrias e significa lascívia, libertinagem, concupiscência, sensualidade. A luxúria é também vista como um vício e é o oposto da castidade, como uma satisfação desregrada dos desejos sexuais. Vários autores também afirmam que a luxúria prejudica o desenvolvimento harmonioso da personalidade, porque actua como uma força contrária em relação à dignidade do ser humano.

O que diz a Bíblia sobre a Luxúria?

Há pessoas que vivem num ambiente de total promiscuidade que não dão conta do prejuízo que trazem à sua vida e das pessoas que estão ao seu redor.

Luxúria, concupiscência, são sinónimos de “desejo da natureza humana” e o apóstolo Paulo reconheceu que isso estava errado porque lhe foi comunicado pela Lei: “Não cobiçarás”.

Romanos 7:7 “Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.”

Este é um dilema básico na humanidade: grande parte das ofensas são cometidas porque as pessoas desconhecem que há um Deus que ditou regras de comportamento para a sua criação.

Nós podemos dizer que as pessoas racionais têm o dever de distinguir entre o certo e o errado, contudo, essa possibilidade é mais difícil de ser alcançada se não lhes forem ensinados outros valores essenciais:

II Pedro 1:4 “pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo”.

A escolha é sua:
- preciosas e grandíssimas promessas, e natureza divina;
- corrupção e concupiscência (ou lascívia)

III. Avareza.

Colossenses 3:5 “Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria.”

Exterminai! Acaba com essa raça! Pulveriza! Ra-ta-ta-ta-ta…

A avareza é uma das causas principais da pobreza e fome no mundo! A avareza é tão abominável a Deus que Ele de uma vez só destruiu duas cidades: Sodoma e Gomorra.

Ezequiel 16:49 “Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e próspera ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado.”

Ezequiel disse que os habitantes de Sodoma NUNCA estenderam a mão para o pobre e para o necessitado! O sentimento de Deus é que havia gente em Sodoma que “não presta para nada”. Além de promíscuos são avarentos e se são ociosos não merecem habitar nesta terra que é minha!

Avareza significa: apego excessivo e sórdido ao dinheiro; desejo ardente de acumular riqueza; falta de generosidade; mesquinhez; sovinice; insignificância e miserabilidade.

Nós sabemos que Deus não faz distinção entre pecados no que diz respeito à culpabilidade da pessoa. Mas não restam muitas dúvidas que há pecados que são mais perversos no que diz respeito aos danos pessoais ou colaterais:

Lamentações 4:3-6:

“Até os chacais abaixam o peito, dão de mamar aos seus filhos; mas a filha do meu povo tornou-se cruel como os avestruzes no deserto.
A língua do que mama fica pegada pela sede ao seu paladar; os meninos pedem pão, e ninguém lho reparte.
Os que comiam iguarias delicadas desfalecem nas ruas; os que se criavam em escarlata abraçam monturos.
Pois maior é a iniquidade da filha do meu povo do que o pecado de Sodoma, a qual foi subvertida como num momento, sem que mão alguma lhe tocasse.”

O texto de Salomão estabelece, de novo, uma relação entre a avareza e o pecado de Sodoma!

Você acha que é mais nobre porque não é promíscuo? Então atreva-se a ser avarento que verá o que o espera!

“O amor ao dinheiro é …” (I Timóteo 6:10)


IV. Orgulho, o pior de todos os pecados.

Porque o orgulho é o pior de todos os pecados? Porque o orgulhoso quer ser como Deus.

Génesis 3:1-6
“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,
mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.
Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.
Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.”

O primeiro pecado cometido no universo foi o orgulho:

Isaías 14:13, 14 “E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.”

O segundo pecado que há registo foi a negação do que Deus disse: “certamente não morrereis”.

O terceiro pecado de que há registo foi a serpente ter dito à mulher “sereis como Deus”.

“Orgulho” é o homem querer ser como Deus ou o seu próprio Deus.

“Orgulho é uma característica de alguém que tem um conceito exagerado de si próprio. Também pode significar altivez”.

O orgulho, de acordo com Salomão está entre as piores coisas que Deus abomina:

Provérbios 6:16-19
“Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina:
olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente;
coração que maquina projectos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal;
testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.”

V. Conclusão.

Cada um de nós tem sensibilidades diferentes relativamente ao nosso desenvolvimento pessoal. As nossas escolhas determinam aquilo que nós podemos ser e aquilo que somos afecta absolutamente a nossa vida e as pessoas que estão à nossa volta.

Quem escolhe ser ignorante, promíscuo, avarento e orgulhoso, pode eventualmente alcançar muita riqueza, poder ou glória nesta vida. Porém a sua vida não deixa ser por isso absolutamente miserável.

A ignorância pode ser uma infelicidade acidental de quem por diversas circunstâncias pode não ter acesso ao conhecimento. Mas não é com certeza absoluta o caso daqueles que são confrontados com a Palavra de Deus.

A promiscuidade resulta de ignorância mas também de uma escolha deliberada, esta por sua vez como resultado da cobiça e desejo de posse do daquilo que é ilícito.

A avareza pode ser o resultado de uma imagem distorcida daquilo que é o propósito para a nossa existência nesta terra. A avareza é destruidora de tudo à nossa volta e Jesus avisou que por essa razão “… quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!” (Lucas 18:24) A Bíblia ensina-nos a reconhecermos de quem provem todas as coisas. Quem usurpa para si aquilo que também é dos outros só pode merecer um justo castigo.

O orgulho cega o homem. O orgulho é a causa básica dos conflitos em relacionamentos. Provérbios 13:10: “Da soberba só provém a contenda.”

Como podemos resolver isto, os problemas do mundo e os nossos?

- Certamente muitos de nós ficam indignados com a crueldade humana contra os outros homens, contra os animais e a natureza;
- Eventualmente ficamos indignados com a acumulação de riqueza por muitos, os mais ricos ficarem cada vez mais e ricos e os mais pobres cada vez mais pobres;


A resposta de Deus para estes problemas é a igreja. Deus escolheu-me a si e a mim como resposta para os problemas da humanidade.

Jesus ao morrer na cruz levou sobre si o pecado dos ignorantes, dos promíscuos, dos avarentos e dos orgulhosos.

A única solução para os problemas da humanidade só podem ser encontrados por uma solução sobrenatural de Deus sobre o planeta terra mas você pode começar por fazer parte desse milagre.

Deixa que Deus transforme a tua vida.

Mateus 6:33 “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Sem comentários:

Enviar um comentário