terça-feira, 12 de março de 2013

A exigência de perdão



Tenho constatado com muita frequência, nos anos de experiência ministerial que tenho (e já são muitos), que os violadores do que seja ou de quem quer que seja, com a mesma intensidade e "velocidade" que agridem e ferem as suas vítimas, também lhes "pedem", direi antes, EXIGEM o perdão para os seus actos repugnáveis e abomináveis.

O que vem a seguir, SEMPRE, é mais do MESMO, ou seja, VIOLÊNCIA: Emocional, física, psíquica e até sexual em MUITOS casos que se conhecem.


O violador, parte do princípio que o perdão que lhe é concedido, é MAIS UMA VEZ, um passaporte, para INVADIR a dignidade e até a integridade física da sua vítima; Ou seja, ele considera que a vítima só tem UM direito: A OBRIGAÇÃO de o "perdoar" em "nome do amor" que ele "acha" ter direito. E assim, ele vai vivendo ano após ano, DESTRUINDO e MATANDO!

Geralmente, direi, SEMPRE, as vítimas são levadas a acreditar que seu agressor vai MUDAR; que aquela foi a última vez...que tal incidente, não se tornará a repetir...foi um momento de desnorte, etc, etc, etc.

Meus queridos amigos, o problema está nos nossos conceitos de PERDÃO. Jesus, quando perdoou aquela mulher apanhada em adultério disse-lhe: VAI e NÃO peques MAIS! Ou seja, o perdão de alguém, NÃO É nem NUNCA foi uma porta aberta, para a continuidade do pecado! Pelo contrário, é ALGO LIBERTADOR; é uma prova de confiança dada pelo OFENDIDO e que, visa a TRANSFORMAÇÃO do OFENSOR! Pergunto: NÃO É ASSIM QUE DEUS FAZ CONNOSCO? 

Será que Ele nos perdoa para que continuemos a pecar?...Claro que não!

Tenho aprendido que SEMPRE que alguém me IMPÕE o perdão em "nome do amor" estou perante um presumível agressor ou o que quer que seja.

Termino esta minha nota fazendo lembrar que, Paulo ao escrever aos Coríntios no cap.13 dizia: O Amor NUNCA fica satisfeito com a INJUSTIÇA... Direi antes, e é nota minha, o amor tem por OBRIGAÇÃO, DENUNCIAR a INJUSTIÇA. O amor NÃO pactua NUNCA com o CRIME e com aqueles que têm prazer no seu uso. 

Quanto a mim, NÃO me deixarei  "manipular" NUNCA, por frases bonitas "em nome do perdão e do amor".

Por Carlos Cardoso, Pastor, ICMAV

Sem comentários:

Enviar um comentário