segunda-feira, 11 de março de 2013

Fenómeno e fortuna, Justin Bieber



Eu devia ter uns 15 ou 16 anos, o espetáculo prometia porque era a inauguração da Praça de Touros de Paio Pires e eu estava em pulgas para me escapar para lá.
Mas nem passava pela cabeça pedir ao meu pai porque ele não me deixaria ir. Tão pouco poderia pensar na possibilidade de ter qualquer quantia de dinheiro para pagar o bilhete, e na verdade acho que nem sequer pagaria para satisfazer aquele desejo.

Mas assim que consegui livrar-me da ajuda que lhe dava na horta que ele tinha nuns terrenos da Siderurgia-Nacional, escapei-me para lá. Eu sabia que ia conseguir entrar porque conhecia todos os buracos daquele recinto e apenas teria que contornar um obstáculo humano: a GNR, que estava em força ali por causa da sobrelotação do evento. Mas isso também foi rapidamente resolvido colocando os ouvidos em ação porque eu escolheria um momento de aplausos mais intensos para saltar mesmo por detrás do soldado. E assim foi. E nunca mais fui.

Não tenho nada contra o Justin Bieber nem tenho que ter. É mais um fenómeno de espetáculo e espetadores. Houvesse internet ou não, ele ou outro estaria aí para desinquietar mentes vulneráveis à procura de uma referência, de um modelo, ou de um deus.

Dizem-me que o Bieber é cristão, não sei se é, do Elvis também se dizia que era. Sei é que não tem cuidado com o que diz e sei também que um cristão convida outros a seguir o seu Mestre, portanto, ele pode dizer o que quiser mas não é discípulo de Jesus. Quase tudo o que o Bieber diz é convertido em histerismo, colocado em camisolas, em posts, em páginas de fans, enfim…, parece-se com religião.

A maioria dos ídolos que conheço doam grandes fortunas para obras sociais e fazem concertos de angariação de fundos para diversos fins principalmente os mais mediáticos como o são o HIV/Sida e fome. Este fenómeno também faz isso ou pelo menos fez uma vez. Estas esmolas são um bom atenuante para a vaidade e para sumptuosidade que estas estrelas não resistem a atrair para si próprios.

Porém não os ouço dizer aos seus fans que devem dar a vida pelos que sofrem. É um escândalo e uma farsa encher o saco com fortunas à custa dos seus adoradores e depois distribuir uma pequena parte pelos mais pobres.

Deus não está interessado em que eu enriqueça porque tenho boas intenções para com os outros. Deus está interessado em que a minha vida seja enriquecida ao ponto de me dar a mim pelos outros. Se alguns que também se dizem cristãos e usam a Bíblia para se encherem de dinheiro não escapam à censura da minha consciência, então este também não pode ficar de fora.


Quando todos os Justin Bieber fizerem isso aplaudirei cada um deles, tal como faço com outras figuras que na história da humanidade que se deram a si próprios em favor dos outros.





Sem comentários:

Enviar um comentário