sexta-feira, 8 de março de 2013

Egoístas e servos



O egoísmo é (a) uma condição inata e (mais) pecaminosa do ser humano. O egoísmo manifesta-se quando nos achamos mais importantes que Deus. O nosso egoísmo começa quando somos crianças porque os nossos pais convertem-nos no centro do universo e há alguns que nunca saíram desse estágio infantil.

A. Gente egoísta e relacionamentos infelizes.

Primeiro vamos explorar as diferenças entre o conjugue egoísta e o conjugue servo.
Na escala de 1 a 10 como classificas o teu egoísmo? E ao teu conjugue que avaliação atribuis?


Por detrás do egoísmo está o orgulho. O orgulho simplesmente afirma sou mais importante que tu.
  • O que eu digo é mais importante do que o que tu dizes;
  • O que eu estou a fazer é mais importante do que o que tu queres ou necessitas;
  • As minhas atividades e interesses são mais importantes que as tuas.
Se esta é a tua atitude no casamento então tu não amas o teu conjugue, tu usas o teu conjugue. Tens um/a criado/a para te servir e achas que isso essa é a formula para seres feliz. Como na verdade o teu egoísmo é a tua própria frustração, então a consequência são disputas no casamento, e porventura no resto dos teus relacionamentos.

Alguns fazem confusão entre orgulho e auto-estima. Acham que tem uma auto-estima elevada e para a preservar não se sujeitam a servir a ninguém, mas na verdade são orgulhosos.Provavelmente estas podem ser as diferenças entre o orgulho e a auto-estima:
  • Orgulho: É considerar-se a si próprio e aos seus interesses mais importante que tudo o resto. Orgulho é achar-se que É Deus.
  • Auto-estima: É considerar-se valorizado com o que é e satisfeito com o que tem. Amor-próprio é sentir-se realizado (e criado) por Deus.
Confundir e converter auto-estima em orgulho é uma astúcia que mínimo torna a outra pessoa amargurada e infeliz. O orgulho alimenta-se da humilhação dos outros. Em Provérbios 8:13 le-mos que “O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, eu os odeio.”


Deus, o TODO-PODEROSO, odeia o orgulho!


“Abominação ao Senhor é todo o altivo de coração, certamente não ficará sem castigo” Provérbios 16:5 

A sociedade instiga-nos a afirmar a nossa personalidade na nossa imagem exterior, como nos vestimos, no que temos, no que conquistamos, no que dominamos. TER e DOMINAR é o objectivo do ser mortal. Mas a  bíblia ensina-nos a afirmar a nossa personalidade no nosso homem interior, como nos comportamos, no que somos, no serviço aos outros. SER e SERVIR é o objectivo do ser imortal. 

Provérbios 16:18:  “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.” 

O primeiro plano de Deus é a humildade, o segundo plano de Deus é a humilhação. Se não escolhermos o caminho da humildade seremos achados no caminho da humilhação. 

“Todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes.” Tiago 4:6

I Pedro 5:2-5 “Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a coroa da glória. Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;"

Alguns podem ter dificuldades no casamento, algumas áreas na sua vida familiar não funcionam, o teu conjugue não corresponde como gostarias e perguntas porquê… Não sei! Mas uma coisa pelo menos podemos afirmar, é que, se és orgulhoso e egoísta tu estás em guerra com Deus e a consequência é falta de graça no teu casamento.

GRAÇA: favor imerecido de Deus, bem-estar familiar, compreensão, harmonia, estado de graça.
 


As pessoas orgulhosas transformam-se em pessoas egoístas dentro e fora do casamento. O egoísmo não atinge apenas o casamento, sendo um defeito de carácter reflete-se em todas as restantes relações sociais. 

O egoísmo no casamento conduz à brutalidade, ao aproveitamento indevido do outro, ao abuso verbal. Se no casamento um é egoísta e o outro é serviçal, um ama e o outro aproveita-se. Não havendo uma mútua correspondência de amor estamos confrontados com um problema injustiça com consequências imprevisíveis.

Pergunta: como é o teu casamento? Egoísta e orgulhoso ou humilde e serviçal?
Vamos considerar três tipos de casamentos:

  • Os dois são egoístas e orgulhosos;
  • Um é egoísta e o outro é servo humilde;
  • Os dois são servos humildes.
A questão é que tu nunca podes dizer de ti próprio que és humilde, só o outro o pode fazer. Mas o que é evidente é que os casamentos que funcionam melhor sãos os que um ao outro se servem desinteressadamente, divertem-se, cuidam-se, e melhoram sempre. Não se cansam nem se amarguram.

É difícil confiar numa pessoa orgulhosa porque ela simplesmente quer ser Deus e na verdade não é. A pessoa orgulhosa quer adoração e o conjugue que é humilde prefere adorar a Deus. O melhor casamento é aquele em que ambos se servem um ao outro e ambos adoram o mesmo Deus.


B. Jesus é o Servo Humilde


No livro de Isaías cap. 40 a 66 vemos a descrição de um servo profetizado 700 anos antes. Jesus seria um servo sofredor, humilde e generoso. Veio do céu à terra, das riquezas para a pobreza, de “Santo, santo, santo” para “crucifica-o, crucifica-o, crucifica-o”.

Em Marcos encontramos os discípulos a debater um assunto estúpido e Jesus responde-lhes:
“Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva;” Marcos 10:43

  • Porque os discípulos queriam ser uns mais do que os outros?
  • Porque nós não levamos em “alta-importância” a correção de Jesus?
Porque a nossa natureza continua a querer impor-se acima da honorabilidade e capacidade de sermos humildes.
 
Jesus disse-lhes que
“qualquer que quiser ser grande seja primeiro um servo porque quem a si mesmo se exaltar será humilhado e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.” O teu orgulho e a tua exaltação pessoal afastam-te de Deus e afasta os teus semelhantes de ti. À primeira vista “ser servo” parece ser virar o mundo de cabeça para baixo mas esta é única forma de fazer as coisas funcionar. “Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.” Marcos 10:45
Jesus serviu a humanidade através do sofrimento, com sacrifício e humildade. Jesus é diferente dos outros, não se compreende portanto como quem lê a bíblia ou se diz cristão quer ser diferente d'Ele.

O que motivou o teu casamento? Quando se é solteiro também se é incrivelmente egoísta pois ainda não estão resolvidos todos os resquícios da infância. Alguns pais não obrigam os seus filhos a fazer as coisas em casa e então eles vão para o casamento igualmente egoístas à espera que o conjugue o sirva.

A sociedade está construída de forma a pagarmos para nos servirem:
  • Pagamos ao empregado que nos serve no restaurante e isso faz-nos superiores;
  • Pagamos a uma empregada para nos fazer a limpeza e isso torna-nos superiores;
  • Pagamos a um Pastor para nos oferecer um belo discurso e somos superiores;
Os solteiros têm tendência para fazer uma lista do esperam do seu futuro conjugue e depois de casados quando alguma coisa falha entram em curto-circuito. Direccionaram a lista à pessoa errada, a lista deveria ser para eles próprios. Não é tarde para escrever essa lista. Hoje mesmo deveríamos fazer uma lista das áreas em que quero servir o meu conjugue. A lista é fácil de fazer porque basta pensar no queremos que o nosso conjugue faça por nós e depois é só trocar o remetente pelo destinatário. 

Filipenses 2:3-7 “nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros. Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;”
O que não desejamos nestas mensagens é que alguém se sinta inatingível com elas. È comum entre os orgulhosos o sentimento de que não precisariam de ouvir recados sobre este assunto. O certo é que se o casamento continua fragilizado e em casa um trabalha e o outro deixa sempre alguma coisa para fazer então há alguém que continua em falta na sua dedicação serviçal. De acordo com este texto se ambos deram prioridade ao outro acima de si próprios, o casamento será no mínimo fabuloso.

“Não buscando cada um os seus próprios interesses”. As pessoas egoístas tendem a casar com alguém igual porque assim não têm que fazer o esforço de se adaptar à pessoa que tem gostos diferentes. Lidar com uma pessoa que pensa diferente obriga a agir com ela de forma diferente e isso dá trabalho.

“Não buscando cada um os seus próprios interesses mas também o que é dos outros. Haja em vós esta atitude”.


Há pessoas que não querem mudar a sua atitude e dizem descaradamente: “Sou uma pessoa egoísta, fui criado numa família egoísta, sempre se aproveitaram de mim, então agora é a minha vez…” Bom, sendo assim, o resultado de qualquer teste de personalidade daria como resultado final:


e-s-t-ú-p-i-d-o.


Ao invés disso deveria dizer “quero ter a mente de Jesus, o qual antes existia em forma de Deus”.“Deus” viveu como nós vivemos, teve de aprender a caminhar, a falar, a ler. Foi atraiçoado, foi abandonado, sangrou, padeceu e morreu. Tomou a forma de servo e fez-se semelhante aos homens. Ele é o exemplo de quem nunca usou ninguém em proveito próprio, antes ao contrário amou e serviu.

(Inspirado nos recursos de www.marshill.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário