quarta-feira, 13 de março de 2013

O que é temer a Deus


~

O livro de Jó conta-nos a história de um homem muito especial. Ele é apresentado no início da história como um servo de Deus admirável, abençoado com muitas riquezas e uma família maravilhosa. Deus tinha muito prazer na vida de Jó! Certo dia Satanás estava rodeando a terra, “pois anda em derredor bramado como leão, buscando a quem possa tragar”, então Deus lhe disse: “Viste o meu servo Jó? Ninguém há na terra semelhante a ele.” 

E Satanás insinuou que sua fidelidade a Deus era o resultado das bênçãos de Deus sobre sua vida. Então Deus permitiu que Jó fosse provado, testado em sua fé.



Apesar de sua fé e sua dignidade, de uma hora para outra, ficou sem as suas riquezas, sem  a sua família e sem a sua saúde. Ele não sabia por que tudo aquilo lhe estava a acontecer mas nós sabemos que Deus estava a mostrar a Satanás que a fé de Jó era genuína e verdadeira.

Os seus três amigos vieram consolá-lo na sua desgraça e envolveram-se numa grande discussão a qual deu origem ao conhecido livro de Jó. Os amigos de Jó queriam convencê-lo de que o seu sofrimento era consequência de algum pecado, ele rejeitou o argumento deles e tentou mostrar sua inocência.


Por fim o próprio Deus dirigiu-se a Jó que O escutou com um coração quebrantado e contrito. Finalmente, Deus declarou a inocência de Jó, repreendeu seus amigos e disse a Jó para orar por eles. E o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía, dez filhos e muita saúde.

Ao ler esta história, somos abençoados pelo seu testemunho. Pela sua vida de fé e obediência a qual é uma inspiração para todos nós. Jó viveu uma vida agradável a Deus. Veremos como deve ser uma vida que agrada a Deus.

I. Uma vida comprometida com a integridade moral

O texto diz que Jó era íntegro e recto. Íntegro. Inteiro, completo. Essa é uma referência à sua rectidão moral e à nobreza do seu caráter. Ele era completamente honesto.

A sua vida resistia a qualquer investigação….Poucas são as pessoas na nossa sociedade que resistiriam uma investigação. Vivemos em um mundo onde a falta de caráter tem sido a marca de muitas pessoas. Compromisso com os princípios morais é coisa que muita gente não tem interesse em assumir. E por isso nossa sociedade vai sendo corroída, minada, destruída por pessoas sem moral, sem caráter, e que se colocam a serviço do mal.

Mais do que nunca, precisamos de homens e mulheres como Jó, que ao ser testados e provados possam também ser reconhecidos pela sua nobreza de caráter e integridade moral.

II. Uma vida que se desvia do mal.

Deus agrada-se de uma vida que se afasta do mal. Ao referir a integridade de Jó, o texto diz que ele se desviava do mal. Isso significa que seu estilo de vida era o resultado de uma atitude.

Ele esforçava-se para se manter íntegro. Ele sabia que não estava imunizado contra o erro e que precisava estar atento o tempo todo para não cair e não se corromper.

O caso de Ló.

Muito diferente foi a vida de Ló, que sabia que os moradores de Sodoma eram grandes pecadores contra o Senhor (Genesis 13:13), mas foi armando a sua tenda até chegar áquela cidade e estabeleceu-se precisamente ali, rejeitando a ajuda dos anjos para o tirar daquele meio perverso.

Acostumou-se com o mal mas foi salvo da destruição porque os anjos foram insistentes e o arrastaram para fora da cidade depois da intercessão de um amigo de Deus.

O caso de David.

No Salmo 40:12 David diz que estava cercado pelo mal: “Males sem número me cercam”. Daí a necessidade que temos de nos desviar do mal, ao contrário seremos alcançados por ele, e teremos nosso caráter comprometido, manchado, corrompido. O cristão está cercado pelo mal e precisa viver como Jó, desviando-se do mal.

O ímpio é muito diferente! A Bíblia declara que o mal está em seu coração,

Salmo 28:3: “Não me arrastes juntamente com os ímpios e com os que praticam a iniquidade, que falam de paz ao seu próximo, mas tem o mal no coração”.

III. Uma vida comprometida com Deus.

Deus deseja que sejamos comprometidos com Ele. Isso é diferente de ser apenas religioso. Milhões de pessoas são religiosas, mas não têm qualquer compromisso com Deus.

A Bíblia diz que Jó era temente a Deus.

TEMER é tributar reverência e respeito. Isso significa que Jó era um servo de Deus consciente do seu papel; tinha uma vida devota e submissa. O seu prazer era amar ao Senhor e obedecer à sua palavra. Eclesiastes 12:13 lemos “Temer a Deus e guardar seus mandamentos é o dever de todo o homem”.

Mas o que é TEMER ao Senhor? Temer a Deus não é ter medo, é perceber a grandeza de Deus, perceber quem ELE é. E isso depende de conhecê-lo. “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” é o desafio de Sua Palavra.

Por isso há tanta ênfase nas escrituras ao temer a Deus; “O temor do Senhor é o principio da sabedoria”.

O conhecer a Deus é o principio do saber, pois só assim podemos conhecer a nós mesmos. Ninguém se conhece totalmente a si próprio totalmente a não conhecer a Deus primeiro; este é um dos grandes problemas da humanidade.

Pois só nos conhecendo é que descobriremos quem nós realmente somos, e com essa descoberta nos encontramos, achamos a nós mesmos. Quando descobrimos quem Deus É, descobrimos também quem nós somos. Quando descobres que Deus é Santo então concluis que tu és pecador, quando descobres que Deus é justo, percebes que precisas da sua misericória, quando descobres que Ele é humilde tu reconheces que és orgulhoso.

Enquanto uma pessoa não se encontra a si própria, ela está perdida em si mesma e no mundo. É uma tragédia estar perdido em si mesmo. Pensar que é o que não é.

Há muita gente que pensa que é grande, que é poderoso, porque não conhece a si mesmo. Por isso o principio de todo saber está no Temor do Senhor. Pois quando O conhecemos, também nos conhecemos e sabemos que somos pó, “O que eu sei é que nada sei” como disse Paulo. Ou “Miserável homem que sou”.

“Amar a Deus como a nós mesmos” é algo inseparável.

Quanto mais alguém conhece a Deus, mas humilde e dependente se torna. Quando olhamos para uma pessoa, sabemos se teme ou não ao Senhor. “Assim, pois, a Igreja de toda Judéia, Galiléia e Samaria tinha paz, sendo edificada, e andando no TEMOR do Senhor…se multiplicava” Actos 9:31.

Em Deuteronómio 10:12 confirma este dever: “E agora, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas ao Senhor teu Deus, que Andes em seus caminhos, e O AMES, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo teu coração e de toda tua alma?”

Jó amava a Deus. Vemos isso quando foi incitado por sua esposa a blasfemar contra Deus e morrer. Ele respondeu: “Falas como qualquer doida, temos recebido o bem de Deus e não receberíamos o mal? Porque eu sei que o meu redentor vive e que por fim se levantará sobre a terra” Jó 2:10 e 19:25.

Esta é sem dúvida uma declaração de fé. Jó era amigo de Deus. Não é o nome que define nosso caráter mas nosso compromisso com Deus. Independente de qualquer coisa, você pode decidir obedecer a Deus e servi-lo sempre, tendo assim uma vida que agrada a Deus.

Conclusão

Deus quer ajudar-te a ter um bom caráter e a desviares-te do mal. Em Cristo tu podes ter uma vida nova. “Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.” II Cor. 5:17.

Sem comentários:

Enviar um comentário