domingo, 6 de outubro de 2013

Quatro inimigos do casamento




O relacionamento entre duas pessoas é algo bastante complexo. Se tudo está bem nem damos conta dessa complexidade mas se alguma coisa está mal então qualquer pequena dificuldade é um obstáculo monstruoso.

O relacionamento conjugal é uma coisa boa. São as coisas boas que são alvo de cobiça e ataques do inimigo. Podemos também avaliar a importância de uma coisa boa pela forma como o inimigo o ataca.

O inimigo tenta muito destruir a família e quando consegue há uma reacção em cadeia: atinge os filhos, a vida profissional, os pais, a igreja e todos os laços em que houver qualquer nível de relacionamento.

Importante: hoje em dia a única instituição conhecida que trata e fala de família é a igreja.

Quatro grandes inimigos da família:

I. Incompatibilidade.
II. Dinheiro.
III. Sexo.
IV. A própria família.

I. Incompatibilidade.

“Nos não nos entendemos”

A vida tem três máximas:

- Onde eu vou passar a eternidade
- O que eu vou fazer nesta terra
- Com quem eu vou viver nesta terra

A vida é uma só, curta e rápida. Tenho que eliminar da minha vida as coisas insignificantes. Os grandes problemas unem as pessoas mas as pequenas são as que nós ampliamos e as que nos prejudicam mais.

A vida tem que ser vivida como se fosse o último dia. Sorri, brinca, diverte-te porque quando tu morreres o caixão leva o teu corpo mas não leva a memória que nos deixas.

Fazer os outros felizes é importante para a vida. Nós temos que ser criativos e usar bem o bem que Deus nos proporcionou: nós podemos fazer rir ou podemos fazer chorar; nós podemos fazer com que uma pessoa à nossa volta fique contente ou triste; temos portanto poder para proporcionar bem-estar ou mau-estar à nossa volta. Hoje em dia, como sabemos, há muitos divórcios muita gente que não vive bem no casamento.

II. Dinheiro

Antes de encontrar uma mulher primeiro é melhor arranjar dinheiro. Mulher é um artigo de luxo.

Há imensos conselhos sobre como gerir o dinheiro em família.
1º Orçamento: quanto ganhamos e quanto podemos gastar;
2º Dialogue sobre finanças também com os seus filhos;
2º Não gastar mais do que o que recebe;
3º Separar todos os meses uma pequena quantia;
4º Não use cartões de crédito;

III. Sexo

A homossexualidade, a pornografia, a pedofilia, tomaram um lugar muito relevante na nossa sociedade.

Falar de sexo não é fácil porque está relacionado com a imagem e imaginações. É por isso que muitos líderes não falam desta importante questão. Por outro lado a igreja é um meio que Deus usa para proporcionar um melhor estilo de vida aos casais, e por conseguinte, se a Bíblia fala de relações sexuais então nós também devemos e podemos falar.

Génesis 2:25 “E ambos estavam nus, o homem e sua mulher; e não se envergonhavam.”

Sexo é um ato de intimidade. Quando não funciona é porque não há intimidade.
Alguns factores podem perturbar a intimidade / sexo:

- discussões por coisas pequenas;
- acções de manipulação / vingança;
- preocupações não partilhadas;
- alterações de humor;
- incapacidade temporária por motivo de medicação;
- ciúme;
- traição;

Como se processa um relacionamento sexual:

a. desejo.

A primeira etapa é o desejo. Sexo acontece primeiro na mente. Sexo começa “dois dias antes”, o homem tem que criar desejo na mulher. Há homens que querem sexo “fast food” mas não preparam o ambiente primeiro. Há homens que só agradam em situações de emergência. O homem é atraído pelo que vê a mulher é pelo que sente.

Há mulheres que são desarrumadas na forma como se tratam e fazem jogo de manipulação com o sexo. Sexo não é uma arma de vingança, é uma bênção dada ao casal.

b. Excitação.

O corpo vai recebendo mensagens. Toque o corpo do seu cônjuge. Se não sabes como fazer pergunta-lhe. A mulher não funciona com pressas, tem que ser com jeitinho. Os casais precisam de dialogar antes, durante, e depois do acto, sobre o que agrada mais a cada um. Se não há essa liberdade então é porque não há intimidade.

c. Ato.

O ato sexual é a melhor parte mas nalguns isso dura muito pouco tempo. Os homens podem sofrer de ejaculação precoce. Isso acontece por algumas razões: problemas emocionais, medicamentos depressivos, masturbação, stress ou mesmo descanso temporário.

d. Clímax

O orgasmo é a parte mais deliciosa do ato. Ao mesmo tempo ou um de cada vez o importante é que ambos fiquem satisfeitos. Depois do orgasmo não te vás embora imediatamente, troca mais uns beijos e uns carinhos porque isso só te fica bem.

I Coríntios 7:3-5

“O marido pague à mulher o que lhe é devido, e do mesmo modo a mulher ao marido.

A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher.

Não vos negueis um ao outro, senão de comum acordo por algum tempo, a fim de vos aplicardes à oração e depois vos ajuntardes outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.”

IV. A própria família.

“Quem casa quer casa”

O homem é o único animal da terra que se mete na vida dos parentes. Os animais não têm netos nem filhos (passado um tempo). Ninguém casa com uma pessoa só, tem que levar o todo o pacote. A escolha da família é por isso muito importante.

Conselhos familiares podem ser saudáveis, preferencialmente os que são pedidos pois se não for assim podem prejudicar o casal.

Há sogros que interferem excessivamente no novo casal e se eles não são financeiramente independentes isso é muito pior. A dependência emocional também pode ser muito perturbadora quando um dos conjugues não consegue se desprender emocionalmente da mãe ou mesmo quando depende da mãe para lhe fazer tudo.

Antes de assumir um casamento a pessoa tem de ser minimamente autónoma em muitas áreas da sua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário