terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Integridade



Os homens são testados todos os dias na sua INTEGRIDADE. Num mundo onde a desonestidade, a mentira e a traição são tão banais e até socialmente aceites, o homem cristão carrega consigo a responsabilidade de mudar o mundo mas esbarra na maior de todas as dificuldades: a incapacidade de ser um exemplo para si próprio. Juntos, iremos descobrir como a Palavra de Deus pode ajudar-nos a ser os homens que sempre desejámos e que a nossa família, comunidade e o mundo precisa.


“INTEGRIDADE” vem de “ÍNTEGRO”, que quer dizer “INTEIRO”. Integridade é um substantivo feminino com origem no latim integritate que significa a qualidade ou estado do que é íntegro ou completo. É sinónimo de honestidaderetidãoimparcialidade.

integridade moral indica a inteireza moral e dignidade de um indivíduo. Assim, se uma pessoa for humilhada psicologicamente ou insultada, é provável que a sua integridade moral tenha sido afetada.

No que diz respeito à integridade há versículo na Bíblia onde uma vez só podemos encontrar três tipos de pessoas: (Tiago 4:8)
1-     Os que são íntegros: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós…”
2-     Os que não são íntegros: “Limpai as mãos, pecadores…”
3-     Os que não são uma coisa nem outra: “… e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.”
Tu, o que és?

Algumas características de pessoas íntegras na Bíblia:

I Reis 18:21 “E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada.”

Pessoas que “coxeiam” são pouco inteligentes! A falta de integridade no nosso carácter pessoal leva-nos à escravidão, à idolatria, à pobreza.


I Crónicas 12:33 “… de Zebulom, dos que podiam sair no exército, cinquenta mil, ordenados para a peleja com todas as armas de guerra, como também destros para ordenarem a batalha, e não eram de coração dobre;”
“… preparados para guerrear com qualquer tipo de arma, totalmente decididos a ajudar Davi;”
“… experientes e hábeis com todo o tipo de armas, prontos para guerrear, decididos a cooperar com Davi;”
  • Pessoas que são íntegras são mais inteligentes!
  • Pessoas íntegras são pessoas decididas que não mudam a sua determinação ao sabor do vento!
  • Pessoas íntegras são mais habilidosas e cooperantes!

Não podemos servir a dois senhores, o nosso coração tem que ser íntegro, inteiro do Senhor. David, em uma certa fase de sua vida fez uma oração a Deus; “… julga-me, Senhor, segundo a minha rectidão, e segundo a integridade que há em mim” Salmo 7:8.

O que é curioso na liderança de David é que não apenas ele era íntegro de coração mas os que o seguiam também adquiriam esse carácter!

Vejamos algumas das características de uma pessoa íntegra:

– Possui um alto padrão de honestidade, verdade, autenticidade, decência e honra.

– A pessoa íntegra faz aos outros aquilo que gostaria que lhe fizessem a si própria: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós, porque esta é a lei e os profetas”, (Mateus 7:12). Versão invertida de: “Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti.”

Há presentemente uma pessoa no meu serviço que não e fala… Falo-lhe eu!

– Integridade é nós sermos os mesmos quando ninguém nos está a observar. É um nível de moralidade de excelência, natural e que possuímos sem nos importarmos com o que se passa ao nosso redor;

– A pessoa que é íntegra é rápida a reconhecer quando erra;

– As palavras de quem é íntegro são coerentes. Não usa jogos de palavras, de maneira que nós nunca sabemos exactamente é a sua intenção. O seu sim é sim, o seu não é não: “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; porque, o que passa disto é de procedência maligna”, (Mateus 5:37).

– Uma pessoa íntegra tem temor a Deus e quem tem o temor de Deus é uma pessoa íntegra!


Perguntas:
Nós temos sempre que pôr Deus nesta questão da integridade?
Um ateu pode ser uma pessoa íntegra?

Sim, nós temos que pôr Deus aqui.
E Pode!
Mas a verdade é que os que são íntegros são também os que rapidamente estão mais perto de Deus. “… O centurião Cornélio, homem justo e temente a Deus e que tem bom testemunho de toda a nação judaica, foi avisado por um santo anjo para te chamar à sua casa e ouvir as tuas palavras.” Actos 10:22 

Já imaginou o que acontece quando uma pessoa é íntegra? Além de ter como característica “colada” temer a Deus ainda consegue ter a admiração de uma nação hostil à sua presença! Mais: Pessoas íntegras atraem Deus!

Ao contrário pode haver também quem saiba muito de Deus e se considere muito religioso mas acaba por perder o seu tempo a tentar justificar-se perante os homens: “E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque, o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação”, Lucas 16:15.

Então, se ser íntegro por uma opção de carácter pessoal nos coloca mais perto Deus, mesmo que ainda não o conheçamos, então quem, supostamente, acha que está perto de Deus (porque frequenta uma igreja, por exemplo) na verdade pode estar ais longe do que imagina.

Ser íntegro exige um padrão moral acima da média e inevitavelmente quem tem essa consciência tem também algum temos pelo Divino. Há uma moral acima de si próprio e essa inclinação é um dom de Deus. A pessoa não tem a Salvação porque é íntegra mas estará decerto mais sensível a ouvir sobre a moralidade que provém d’Aquele que a criou (à moral).

Quais os resultados de ser íntegro?

"Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem vos confiará as verdadeiras riquezas?
Lucas 16:10-11

Quem é íntegro coleciona riqueza, prosperidade, confiança. Se porventura, quem é íntegro não é abençoado também é porque está cercado por um ambiente de corrupção. Pessoalmente creio que quem é íntegro também é diligente, dedicado, esforçado, esforça-se mais que os restantes, e isso, cedo ou tarde terá que ter a sua recompensa. E mesmo que não seja assim: “Melhor é o pobre íntegro em sua conduta do que o rico perverso em seus caminhos.” Provérbios 28:6

Consequências para quem não é íntegro:

Vergonha:
“Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto.” Provérbios 10:9

Destruição:
“A integridade dos justos os guia, mas a falsidade dos infiéis os destrói.” Provérbios 11:3

Afastamento de Deus:
“Porque males sem número me têm rodeado: as minhas iniquidades me prenderam, de modo que não posso olhar para cima; são mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça; pelo que desfalece o meu coração”, (Salmo 41:12).

Digamos que quem não é íntegro nem olha para a frente, só olha para baixo. A pessoa que tem o “coração desfalecido” é uma pessoa abatida por natureza.

Coração endurecido:
A única forma de uma pessoa abafar a sua consciência é tornar-se numa pessoa dura. A pessoa cauteriza a sua consciência, cega a sua vista, torna-se surda às necessidades dos que lhe estão próximos, embrutece, grita, agride, torna-se num autêntico monstro. A sua vida transforma-se num mundo reduzido a ele próprio: egoísta, arrogante, orgulhoso, querendo ser um deus não passa apenas de um miserável.

Consequências para quem não é íntegro para connosco:

“Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o vosso bom procedimento, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.”
1 Pedro 3:16

Uma das características das pessoas que têm alguma coisa contra nós, é que quando se apercebem da nossa proximidade, baixam a cabeça ou escondem-se. Essa é uma característica natural no pecado: Escondermo-nos.

Benefícios de quem é uma pessoa íntegra.

- É uma pessoa segura de si mesma.
Não precisa mudar sua palavra, mesmo que isso lhe custe, “Quem anda em sinceridade anda seguro; mas o que perverte os seus caminhos será conhecido”, (Provérbios 10:9).

- Tem a consciência limpa.
“Orem por nós. Estamos certos de que temos consciência limpa e desejamos viver de maneira honrosa em tudo.” Hebreus 13:18

- Descendência abençoada:
A integridade leva a bênção aos nossos filhos, se formos íntegros nossa descendência será abençoada, “O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele”, (Provérbios 20:7).

- Comunhão com Deus:
“Por causa da minha integridade me susténs e me pões na tua presença para sempre.”
Salmos 41:12

- É livre:
Uma pessoa íntegra é uma pessoa livre. Uma pessoa íntegra não se esconde daqueles que erram. Pessoas íntegras não têm medo de perder amigos quando também são amigos daqueles que estão em litígio com terceiros.

- É puro na língua:
“Os meus lábios não falarão maldade, e minha língua não proferirá nada que seja falso. Nunca darei razão a vocês! Minha integridade não negarei jamais, até a morte. Manterei minha rectidão e nunca a deixarei; enquanto eu viver, a minha consciência não me repreenderá.

- Tem direito à justiça:
“Faz-me justiça, Senhor, pois tenho vivido com integridade. Tenho confiado no Senhor, sem vacilar.” Salmos 26:1

- É protegido.
“Que a integridade e a retidão me protejam, porque a minha esperança está em ti.”
Salmos 25:21


Recordando um versículo que lemos no início: Salmos 7:8 “O Senhor julga os povos; julga-me, Senhor, de acordo com a minha justiça e conforme a integridade que há em mim”. Temos sido íntegros, inteiros diante de Deus? Será que nós podemos fazer a oração que David fez no Salmo 7:8, pedindo que Deus nos julgue segundo a nossa integridade?


Peçamos a Deus que transforme o nosso coração e aperfeiçoe o nosso carácter! “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo”, (Filipenses 1:6).

Sem comentários:

Enviar um comentário