quinta-feira, 29 de junho de 2017
A teologia da retribuição
A Teologia errada (da Retribuição) em que muitos crentes vivem...
Vocês conhecem o drama de Jó!!! A tese levantada por Satanás é a de que ninguém adora e serve a Deus por nada.
Isto é: Por detrás de toda a rectidão e integridade, o homem esconde sua verdadeira motivação que é a recompensa que espera receber de Deus. Satanás duvida que alguém possa amar a Deus sem esperar alguma retribuição.
Por Daniel Marques Silva
Pastor da Igreja Congregacional de Montargil
https://www.facebook.com/daniel.m.dasilva
quarta-feira, 28 de junho de 2017
Caia fogo do céu
Os cristãos, tal como os discípulos de Jesus, não estão imunes a sentimentos de ira, indignação, desejo de que o "dia do juízo" caia sobre todos os hipócritas, etc..., etc... A dificuldade com estes desejos não é tanto tê-los, é consumá-los, é atacar os que nos estão próximos e remetê-los para a categoria de inimigos.
É nesta fase que seguir a Jesus se torna mais complicado e difícil, uns retornam à Lei e aos seus aspectos punitivos, enquanto outros regressam aos profetas arvorando-se em arautos da santidade, sem contudo conseguirem deixar de brandir suas lanças vingativas.
segunda-feira, 26 de junho de 2017
Diferenças
Antes de casar o Manuel imaginava como seria agradável tomar o pequeno-almoço cedo. Assim que casou descobriu que a Maria não gostava de levantar cedo da cama. Também imaginou como seria agradável caminhar pelo meio das montanhas e dormir numa tenda, mas depressa descobriu que ela tinha pavor dos bichos que andam no mato e gostava mais de hotéis com piscina. Pagou o anel de noivado a pronto, pois juros eram coisa que o repelia, contudo ela gostava de gastar com o cartão de crédito. O Manuel gostava de “analisar” cada decisão mas a Maria decidia no imediato o que lhe vinha à cabeça.
Quanto tempo poderá durar um casamentos destes?
Os opostos atraem-se. Até certo ponto.
sexta-feira, 23 de junho de 2017
A vingança de Deus
I. Como nós vemos a justiça? O que é para si justiça? O que é fazer justiça?
Vamos simplificar "justiça": Justiça é punir o culpado e livrar o inocente!
A Bíblia tem muitos versículos sobre justiça. Mais de 362 pelo menos. Um versículo sobre justiça para cada dia do ano.
Vamos recolher dois exemplos:
Vamos recolher dois exemplos:
"Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda darás testemunho, acompanhando a maioria, para perverteres a justiça;" Êxodo 23:2
"A benignidade e a fidelidade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram." Salmos 85:10
"A benignidade e a fidelidade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram." Salmos 85:10
Etiquetas:
comportamento,
Eliseu,
Isaías,
vingança
quarta-feira, 21 de junho de 2017
Cinco reações em cadeia
“Palavras leva-as vento”. Nem sempre. O dito contradiz um outro: “Há quatro coisas que não voltam para trás: a pedra atirada, a palavra dita, a ocasião perdida e o tempo passado”.
Salomão coloca a questão numa forma positiva: “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo” Provérbios 25:11
A palavra é uma ferramenta muito poderosa. Uma palavra ofensiva pode despoletar violência, uma insinuação provoca mau ambiente familiar e até mesmo a ausência de palavras pode ser perturbador.
Etiquetas:
comportamento,
desejo,
emoção,
escolha,
interpretação
Subscrever:
Mensagens (Atom)