sábado, 24 de agosto de 2013

A justa salvação de Deus


Se Jesus é o único caminho, como pode Deus ser justo se o inverso desta afirmação faz-nos concluir que estão condenados os restantes que nunca ouviram falar d'Ele?

Não sabemos. Não sabemos quais são os critérios de Deus para a avaliação daqueles que não tiveram oportunidade de conhecer o valor do sacrifício de Jesus na cruz.

Mas há outra coisa que não sabemos: não sabemos julgar o coração de ninguém. Temos então que nos cingir ao que nós sabemos.


Vamos considerar algumas questões:


Primeiro: Deus é Deus de todas as pessoas.

A Bíblia diz que

“…quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte a favor daqueles cujo coração é perfeito para com ele…” II Crónicas 16:9. 

A Bíblia também diz que Deus revela-se através da natureza; quando roubamos nós sabemos que isso é certo ou errado. “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.” Salmos 19:1. 

Portanto Deus olha para o coração de cada um e não para a nossa religião.

Segundo: Na eternidade com Deus estão pessoas salvas que durante a sua vida terrena não conheceram Jesus, o Filho de Deus, como nós o conhecemos hoje.

“Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala.
Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara; pois antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.
Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”
Hebreus 11:4-6 

Alguém disse: "o que não vem de nós e é dom de Deus é a Salvação, não a fé", portanto:
- A Salvação é dada por Deus.
- A fé que salva brota de dentro do homem.

Assim, se Jesus é o único caminho, temos de incluir nesta verdade aqueles que depositaram fé na luz e no conhecimento que tinham na época a respeito de: um Deus revelado pela natureza; um Deus buscado secretamente nos seus corações íntegros desejosos de um relacionamento com o Deus verdadeiro; quiçá também o “Deus desconhecido” dos gregos.

A Bíblia também afirma que no céu haverá povos de todas as tribos, línguas e grupos étnicos. Não estão lá porque foram boas pessoas mas por causa do sangue precioso e favor imerecido de Deus – a SUA GRAÇA.

“Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos;” Apocalipse 7:9 

Em Actos no capítulo 10 Deus viu que um centurião era temente a Deus e enviou-lhe Pedro para que ele conhecesse a Cristo.

Actos 10:1-4: “Um homem em Cesaréia, por nome Cornélio, centurião da corte chamada italiana,
piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, e que fazia muitas esmolas ao povo e de contínuo orava a Deus,
cerca da hora nona do dia, viu claramente em visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e lhe dizia: Cornélio!
Este, fitando nele os olhos e atemorizado, perguntou: Que é, Senhor? O anjo respondeu-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus;”

Depois disto, Pedro, um judeu, disse que: “Então Pedro, tomando a palavra, disse: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é aceitável aquele que, em qualquer nação, o teme e pratica o que é justo.” Actos 10:34-35

O caso “Centurião vs Pedro” é demonstrativo de como podemos errar no juízo que fazemos dos outros: um foi aceite por Deus mesmo sem ter uma “doutrina completa”, o outro teve de reconhecer que Deus não é apenas Deus do "seu povo judeu escolhido" mas de todo aquele que de coração pratica a justiça e teme a Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

Terceiro: Nós temos a certeza de que Deus não pode ser injusto. Não podemos por isso julgar quem tem um conhecimento diferente do nosso porque Deus olha é para o coração do Homem e não para os seus condicionamentos religiosos. Ninguém irá para o inferno por causa da sua ignorância, por causa do ambiente religioso ou cultural em que nasceu.

Quarto: Nós sabemos que Deus quer que todos tenham a confiança e a segurança de que estão justificados diante dele  Foi para isso que Cristo veio.

Em I João está escrito: “Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna.” I João 5:13

Também, Deus quer que todos os homens se aproximem d’Ele sem condenação. A Bíblia é clara dizendo que Jesus é a provisão de Deus para a humanidade. Não parece que seja razoável imputar a quem desconhece a verdade alguma culpa.

Contudo há sérias vantagens em conhecer e ter Jesus:

a. Ter Jesus como caminho para chegar a Deus é um privilégio que nos traz segurança. É trilhar o caminho certo sem qualquer atalho.

b. Deus quer relacionar-se com a sua criação. Essa é uma possibilidade que muitas religiões negam. Os fiéis em muitas religiões são pessoas extremamente devotas mas os seus líderes, por intermédio de Satanás, retirou-lhes a possibilidade de terem um relacionamento pessoal com Deus.

c. A diferença entre ter Jesus e ter Salvação e ser salvo sem conhecer Jesus é que nós temos a segurança da vida eterna, que se crermos, podemos usufruir com toda a tranquilidade.

d. Em Jesus nós temos um referencial que pode ajudar-nos a melhorar o nosso carácter. As religiões podem ajudar as pessoas a serem melhores pessoas mas Jesus é que é o Pão da Vida, a Água da Vida, a Luz do Mundo, o Deus Connosco, etc…

c. O nosso coração engana-nos, a Palavra de Deus é clara no que toca aos princípios para a vida no que diz respeito aos nossos relacionamentos, finanças, respeito mútuo.

e. Com Jesus na nossa vida nós podemos ter a certeza de que a nossa culpa foi perdoada se nos arrependemos de todo o coração.


De novo a questão: E os que professam outras religiões? Não sabemos. Mas sabemos que Deus se preocupa mais com eles que nós próprios. Jesus deu a vida por eles, portanto Ele é o principal interessado na salvação deles.

O cristianismo é a única “religião” que oferece um fé em que a criatura se pode relacionar directamente com Deus, que é Pai, e que quer que todo o homem se salve.

Jesus Cristo, que significa “Salvador Enviado”, ao contrário de qualquer outra religião, é o único profeta que na terra ousou afirmar que “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai se não for através de mim.” João 14:6

Este último versículo parece excluir qualquer outra possibilidade de chegar à Salvação se não for em exclusivo através d’Ele. O que Jesus disse está correcto e temos de o aceitar como verdade absoluta, contudo ninguém tem o direito de julgar a forma como Deus se revela aqueles que têm um coração perfeito e justo, pelos quais Jesus também morreu, e pelo que antes da cruz foram salvos pela fé.

Sem comentários:

Enviar um comentário