terça-feira, 6 de agosto de 2013

Decide fazer uma mudança



O Rei Ezequias, 715 a.c., 13º Rei de Judá, quando assumiu a liderança tinha os cofres do estado completamente vazios, não tinha exército, o povo estava completamente desanimado e derrotado. A sua primeira ação foi fazer uma Aliança com o dono do Universo, limpou a Casa de Deus, convocou o povo e celebrou a Páscoa, lembrando assim o Deus de seus pais que de forma tão milagrosa já os tinha abençoado antes. E como O Deus de ontem é o mesmo hoje, então Ele enviou um anjo e libertou o seu povo das garras de Rei da Síria que já antes tinha sido opressor e dominador. Com a vitória veio a paz, as riquezas e a prosperidade.

“Ezequias começou a reinar quando tinha vinte e cinco anos; e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. E o nome de sua mãe era Abia, filha de Zacarias.
Ele fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo quanto fizera Davi, seu pai.
Pois ele, no primeiro ano do seu reinado, no primeiro mês, abriu as portas da casa do Senhor, e as reparou.
Fez vir os sacerdotes e os levitas e, ajuntando-os na praça oriental,
disse-lhes: Ouvi-me, ó levitas; santificai-vos agora, e santificai a casa do Senhor, Deus de vossos pais, e tirai do santo lugar a imundícia.
Porque nossos pais se houveram traiçoeiramente, e fizeram o que era mau aos olhos do Senhor nosso Deus; deixaram-no e, desviando os seus rostos da habitação do Senhor, voltaram-lhe as costas.
Também fecharam as portas do alpendre, apagaram as lâmpadas, e não queimaram incenso nem ofereceram holocaustos no santo lugar ao Deus de Israel.
Pelo que veio a ira do Senhor sobre Judá e Jerusalém, e ele os entregou para serem motivo de espanto, de admiração e de escárnio, como vós o estais vendo com os vossos olhos.
Porque eis que nossos pais caíram à espada, e nossos filhos, nossas filhas e nossas mulheres estão por isso em cativeiro.
Agora tenho no coração o propósito de fazer um pacto com o Senhor, Deus de Israel, para que se desvie de nós o ardor da sua ira.” II Crónicas 29:1-10 

Num breve resumo podemos alinhar que Ezequias:
  • Fez o que era reto.
  • Santificou a casa de Deus
  • Resolveu fazer uma aliança
Precisamos do confronto das mudanças. Imaginem um jovem com 25 anos de idade a provocar uma mudança numa nação.

Acaz foi o seu pai e só fez asneiras. Dava presentes aos inimigos para ter paz, adorou os deuses de Damasco e quando não tinha mais riquezas entrou no templo e retirou os utensílios para também os dar aos inimigos. Mas isso não serviu de nada pois a nação ficou ainda mais pobre. Não existe mais pobreza do que ficar sem Deus na nossa vida.

Um abismo chama outro abismo e Israel sofreu com esta frouxidão. E morreu. No capítulo 28 diz que nem no sepulcro dos reis o colocaram.

Então o filho com apenas 25 anos de idade assumiu o trono, sem dinheiro, sem exército, sem estrutura administrativa, e sem esperança no povo.

A mudança começou com uma atitude diferente. Atitudes geram decisões. Até porque ele não tinha escolha. Ezequias precisava de dinheio, de exercito e do  apoio moral do povo. Quando não se tem nada precisa-se de tudo.

Alguém escreveu: “Você toma alguma coisa para ser feliz? Sim, tomo decisões.”

“Agora tenho no coração o propósito de fazer um pacto com o Senhor, Deus de Israel, para que se desvie de nós o ardor da sua ira.” II Crónicas 29:10 

DECIDI fazer uma mudança.

Decisão e mudança faz com que a nossa história mude. Decisão é crucial para que as desgraças passem a fazer parte do passado e uma nova aliança possa garantir o nosso futuro.

Precisamos de muita coisa nesta vida mas há uma que é essencial: uma aliança com o “dono do universo”.


  • Há pessoas que querem mudar o marido, a esposa, mas não fazem nada por eles.
  • Há pessoas que querem ser saudáveis mas comem desgarradamente e não têm horas para dormir.
Uma mudança na nossa história precisa de uma mudança nas nossas decisões.

A fé está acompanhada de atitude, decisão.

- Ezequias de imediato abriu as portas de casa do Senhor.
Quem quer mudar abre o seu coração para a mudança.

- Tira do santuário toda a imundície.
Quem quer mudar tira todo o lixo da sua vida.

- Fez o que David, “seu pai” fez.
Ezequias busca um referencial. Tem que haver alguém em quem nos possamos inspirar.

O que pode ser uma boa inspiração para uma mudança da nossa vida?


  • Um computador?
  • Um livro?
  • Uma herança?
  • O euro-milhões?
  • Um carro novo?
Coisas não podem inspirar a nossa vida. Apenas pessoas o podem fazer. Jesus é a melhor escolha de inspiração para a nossa vida.

Um homem, uma mulher que procurem andar com Deus são também uma boa opção e inspiração para mudar de vida. Mas se todo o sistema económico, político, social, estiverem corrompidos a Palavra tem bons exemplos.

A história continua e no v.12 começamos a ver algumas mudanças: “Então se levantaram os levitas…”

- Ezequias sabe que precisa de dinheiro, mas primeiro ele procura trazer Deus para perto de si, porque Deus é o Deus de toda a prata e de todo o ouro.
- Ezequias precisa de um exército, mas ele sabe que o Senhor é o Deus dos exércitos.

Andamos a correr de um lado para o outro mas o que mais precisamos é de da presença de Deus.

II Crónicas 29:35-36 “E houve também holocaustos em abundância, juntamente com a gordura das ofertas pacíficas, e com as ofertas de libação para cada holocausto. Assim se restabeleceu o ministério da casa do Senhor. E Ezequias regozijou-se, e com ele todo o povo, por causa daquilo que Deus tinha preparado a favor do povo; pois isto se fizera de improviso.”

Então Ezequias faz uma festa de Páscoa, manda vir todas as tribos para lembrar a Páscoa.

A Páscoa fala do quê? Fala do Deus que deu vitória lá atrás é o mesmo que faz hoje milagres acontecer. Precisamos de nos lembrar do Deus que nos libertou e ajudou no passado para ganharmos fé e firmeza de que o mesmo vai voltar a acontecer novamente.

David também se firmou no passado quando se lembrou que o Deus que o livrou do leão e do urso seria o mesmo Deus para o ajudar a enfrentar o Golias.

Ezequias fez a Páscoa e depois disso pode então restabeleceu as ofertas.

Uma decisão de contribuir pode mudar a nossa história. Oferta tem que ser com alegria, com tristeza não pode dar.

Capítulo 32:1. Então quando tudo finalmente está a correr bem vem o inimigo. Senaqueribe certamente por sentir falta dos pagamentos acordados com Acaz e vem para recolher o seu quinhão. Mas Deus não se glorifica na crise mas glorifica-se na nossa vitória.

A propósito de não nos deixarmos vencer assim que surge um obstáculo serve de exemplo esta história: Um jovem perdeu-se na floresta e só tinha um canivete. Encontra-se com um leão e foge, escondido atrás de uma árvore ele fala com Deus: Deus, se estiveres do meu lado permite que eu mate o leão com um só golpe de canivete, se estiveres do lado do leão permite que eu morra com uma só dentada, mas se não estiveres com nenhum dos dois, senta aí que a briga vai ser feia.

Senaqueribe era um grande chefe dos exércitos da Síria e vem com todos os seus carros de guerra.

II Crónicas 32:7-8 “Sede corajosos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, pois há conosco um maior do que o que está com ele.
Com ele está um braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá."

O pai de Senaqueribe tinha ganho uma guerra a Acaz e lembra-lhe que Ele era filho de um vencedor e que Ezequias era filho de um perdedor. Senaqueribe ordena ao povo: rende-te! Nós somos os ganhadores e vocês os perdedores

II Crónicas 32:17-20 “Ele também escreveu cartas para blasfemar do Senhor Deus de Israel, dizendo contra ele: Assim como os deuses das nações das terras não livraram o seu povo da minha mão, assim também o Deus de Ezequias não livrará o seu povo da minha mão.
E clamaram em alta voz, na língua dos judeus, ao povo de Jerusalém que estava em cima do muro, para os atemorizarem e os perturbarem, a fim de tomarem a cidade.
E falaram do Deus de Jerusalém como dos deuses dos povos da terra, que são obras das mãos dos homens.
Mas o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amoz, oraram por causa disso, e clamaram ao céu.”

Há um detalhe no texto que faz à partida com que Senaqueribe perca rapidamente esta guerra: tal como Golias o inimigo de David, ele troça do Deus de Israel…

Quando estamos em aflição, oramos. O Rei Ezequias orou e o Senhor enviou “um anjo”, APENAS um anjo. Um “extreminador do futuro”, o qual matou todos os valentes mas os covardes poupou.

“Então o Senhor enviou um anjo que destruiu no arraial do rei da Assíria todos os guerreiros valentes, e os principes, e os chefes. Ele, pois, envergonhado voltou para a sua terra; e, quando entrou na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos o mataram ali à espada.”

Outro detalhe no texto é que o anjo só matou o valentes e portanto deixou os cobardes. Afinal Senaqueribe com toda a sua arrogância também foi contado com os covardes.

E depois disto todas as nações vizinhas trouxeram riquezas e tornaram-se amigos de Ezequias.

II Crónicas 32:22-23 “Assim o Senhor salvou Ezequias, e os moradores de Jerusalém, da mão de Senaqueribe, rei da Assíria, e da mão de todos; e lhes deu descanso de todos os lados.
E muitos trouxeram presentes a Jerusalém ao Senhor, e coisas preciosas a Ezequias, rei de Judá, de modo que desde então ele foi exaltado perante os olhos de todas as nações.”

Este é o resultado que quem traz Deus para a sua vida.
  • Limpe o santuário;
  • Crie um ambiente para Deus habitar;
  • Seja fiel;
  • Deixe que os inimigos se levantem e Deus mudará a sua história para Sua Glória.
Este é processo de Deus para nos trazer alívio e libertação. Reavalie a sua relação com Deus e a eficácia da Sua Palavra na sua família. Se Deus habitar na Sua vida, então virá a paz e a prosperidade.

Há pessoas que precisam de dinheiro para o seu sustento, outros precisam de cura nos seus corpos, mas uma única coisa pode trazer todos os benefícios. Se você não está contente então mude a sua história. O Deus de Ezequias pode mudar a sua história.

O Diabo ou Senaqueribe são feitos da mesma massa: covardia. "Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós." Tiago 4:7

Ezequiel primeiro trouxe Deus para perto de si. Depois recusou-se a fazer pactos com o inimigo, e por fim o "diabo" fugiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário