terça-feira, 6 de agosto de 2013

Coisas com que Deus se importa.



Deus surpreende-nos com isto? Não fazia ideia que Deus se preocupasse com estas coisas. Eu continua a acreditar que Deus preocupa-se com a condição humana, com o coração humano, com os que estão oprimidos, com os que não têm um pedaço de pão e com os que sofrem. 

Medite nisto: “Não seja cínico agradecendo a Deus um carro topo de gama quando o seu semelhante clama ao mesmo Deus por um pedaço de pão. Ou qual dos dois adora o verdadeiro Deus?”

A Palavra de Deus ensina-nos que lhe devemos agradecer todas as coisas pois é através d’Ele, por Sua graça, que temos o que temos. Contudo, entendo que se Deus estivesse ocupado em dar-nos este tipo de luxos isso seria reduzir o seu amor por todos os outros fazendo de nós, habitantes de um mundo com tantos recursos, uma minoria de privilegiados. É apenas a minha opinião. E se for o único a pensar assim por aqui também me fico.

Quando Deus nos abençoa com riquezas e a razão porque isso acontece é para que nós sejamos instrumentos de bênção para a vida de outros. Quando apenas somos o receptáculo final isso é apenas um teste à nossa mordomia e cedo ou tarde a cobrança de Deus chegará. Será preciso eu mencionar a Bíblia para provar isso? Alguém se lembra do ensino da mordomia dos 10 talentos? Portanto “coisas” não são surpresas de Deus se porventura não servirem como instrumento de bênção na vida de outros. As surpresas de Deus são MILAGRES, são VIDAS TRANSFORMADAS, são CURAS quando já não há esperança, são a PROVISÃO quando há escassez.

Em muitos púlpitos de igrejas ditas evangélicas as pessoas foram doutrinadas repetitivamente a dar respostas como “se não tens (COISAS) é porque não tens fé suficiente” ou então “o teu Deus é pobrezinho”. São táticas já muito desgastadas que não têm outra finalidade senão envergonhar aqueles que não alcançaram essas “bênçãos” ou vivem frustrados por não as conseguirem.

Contudo, quando batem de frente com casca-dura como a minha, isso não funciona (claro que não é a primeira vez), porque pela Graça que me foi dada combato com firmeza na pequena responsabilidade que me foi dada e isso me basta, sim A SUA GRAÇA me basta. Por outro lado esta doutrina de prosperidade é uma questão com fim anunciado.

Infelizmente o que abunda por aí são pessoas decepcionadas com Deus por causa de tais ensinos e comportamentos. São incontavelmente muito mais aqueles que se atreveram a citar versículos bíblicos para TER TUDO e agora vivem completamente decepcionados, do que aqueles que ostentam os bens e em Nome de Deus dizem que os conseguiram.

Trabalho em Segurança Privada. Não aspiro possuir esse tipo de bênçãos mas louvo a Deus porque na minha igreja local há pessoas com carros melhores que o meu (que não é meu mas pronto…), mas ainda mais tranquilo estou porque na minha igreja o povo é ensinado a que quem tem reparta com o que não tem. Naturalmente que um trabalhador por conta de outrem como eu não se pode sentir confortável em algumas igrejas onde todos os membros são tão prósperos que só têm carros como esse na foto. De acordo certa doutrina as bênçãos de Deus são de acordo com “fé quantificada” e não de acordo com quem apenas tem uma fé simples como é a minha.

Este tipo de ensinos e exemplos rebenta com o "Ide e fazei discípulos por todas as nações" porque quem ouve estas coisas não vai para o campo missionário porque lá não há AUDIs, nem MERCEDES, nem BMWs. Certos líderes induzem os seus membros a terem coisas ao invés de SEREM discípulos dispostos a pagar um preço.

E por favor não se confunda que estou contra quem pode ter essas coisas mesmo que elas não sirvam para mais nada além de um benefício próprio, efémero e inacabado.

Aos que se atrevem de chamar o meu Deus de pobrezinho, (talvez por não conhecerem o meu Deus ou a minha pessoa) preciso de dizer o seguinte: a grandeza do meu Deus na minha vida não se manifesta apenas nas bênçãos concedidas por Ele à minha pessoa, mas principalmente nos seus benefícios, dons e riquezas CONCEDIDOS A OUTROS através da minha vida, EM SEU NOME. Caminhar nesta dimensão é que é um privilégio que realmente não está ao alcance de todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário