domingo, 30 de dezembro de 2012

Amigos fantásticos



Um amigo é aquele que vê o melhor em ti, mesmo quando não estás a mostrá-lo. Um medo humano básico que todos temos, especialmente na sociedade em que vivemos, é o receio de um dia acabarmos sozinhos e sem afeto.

Todos precisamos de amigos fantásticos que conheçam as nossas falhas e que mesmo assim nos aceitem e amem. Assim sendo, o melhor que podemos começar desde já a fazer é procurar no Livro da Sabedoria como encontrar amigos fantásticos.

E podemos começar por:


sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Antídoto para cobras




Muitos adultos ainda sentem dor emocional por palavras impensadas que lhes foram ditas durante a infância.

O livro de Provérbios revela esse incrível poder que as palavras têm. Em Pv 12:18 lemos assim: “Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde”. Este versículo diz-nos que a nossa língua tem o poder de fazer duas coisas impressionantes: ferir ou curar.

Para dominar as nossas bocas, nós devemos considerar em primeiro lugar...



quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Cinco dias em Cabaret, Haiti


A maioria dos passageiros que ia naquele voo era haitiana. Levavam uma carga escondida que não declararam na alfândega. Quando o avião se inclinou para descer e pela janela espreitavam uma cidade quase metade desfeita em escombros, descobrimos o que levavam secretamente: DOR. Via-se nos seus olhos.

O pai pródigo



Um certo homem tinha dois filhos; e o mais novo disse ao pai: “Pai, dá-me a parte do teu tempo, da tua atenção, da tua amizade e do teu conselho que me pertencem”.

E o pai repartiu com ele alguma coisa pagando as suas despesas numa conceituada universidade de uma cidade distante e deu-lhe uma verba mensal para o sustento, pensando que havia cumprido o seu dever.

Os sete pecados das injustiças sociais



Antes de apresentar no Facebook estas reflexões sobre os sete pecados capitais das injustiças sociais (de Mahatma Gandi) fiz um pequeno teste com uma afirmação para ver no que resultariam os comentários de forma a poder construir uma abordagem coerente e pudesse com isso também aprender alguma coisa sobre as ideias e conceitos que abundam sobre prosperidade.

“Não seja cínico agradecendo a Deus um carro topo de gama quando o seu semelhante clama ao mesmo Deus por um pedaço de pão. Ou qual dos dois adora o verdadeiro Deus?”


A estranha lá de casa fez filhos



Alguns anos depois que eu nasci, o meu pai conheceu uma estranha. Ela era recém-chegada em nossa pequena cidade, e desde o princípio, meu pai ficou perdidamente fascinado com aquela encantadora personagem. Em seguida, meu pai a convidou para viver com nossa família, e a estranha aceitou a oferta, e desde então tem estado connosco.


Os misteriosos segredos do G12



Não pretendo com esta nota fazer uma análise extensiva da "visão" (termo que não prefiro muito) mas apenas dar o meu contributo e entendimento sobre esta matéria que tem sido explorada até à exaustão, com maledicência e comércio.

Também não pretendo ser nenhum perito nesta matéria, como em nenhum dos meus posts e comentários no FB. Algumas pessoas levam isto demasiado a sério e chegam até a zangarem-se confundindo uma ou outra colocação menos feliz com todo o resto que o seu interlocutor vale como pessoa.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Vacina para raivosos




Quantas vezes você já ficou irritado hoje? E exaltado? Ninguém está imune a ficar irado mas há os que se excedem na raiva e na exaltação.

Os homens costumam ficar exaltados com mais frequência do que as mulheres e tendem expressar-se com agressividade chegando por vezes a ter comportamentos de violência extrema. As mulheres tendem a ser menos propensas a expressar a sua ira externamente mas são mais propensas a permanecer mais tempo amuadas e feridas emocionalmente.


sábado, 22 de dezembro de 2012

Nunca desista



Muitas pessoas que planeiam triunfar na vida por um tempo sobem os degraus do sucesso mas no final acabam por fracassar.

David venceu Golias. Mas Golias não foi o seu maior gigante. Os gigantes ajudam a revelar quem somos, se somos covardes ou corajosos. E há ainda os gigantes reais e os fictícios. Os dez espias de Israel, por exemplo ampliaram os gigantes na sua mente: “Somos aos seus olhos como gafanhotos”.

Mas também há os gigantes reais: a saúde, a economia, o emprego, a família em crise. Há gigantes em cada esquina. Como iremos vencer tantos gigantes?



Coração perfeito




“Onde está Jesus?”

Iniciei esta mensagem na comunidade com esta pergunta e a esmagadora maioria respondeu que Jesus estava no coração. Responderam bem. Jesus não está numa cruz nem no túmulo, está no nosso coração. Nós aprendemos a dar esta resposta porque a aprendemos de um sábio: “Filho meu, dá-me o teu coração…”

Mas Salomão na verdade ensinou mais do que isso: “Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos.” Provérbios 23:26


sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Divórcio e segundo casamento


Escrevi um texto a respeito do divórcio há um tempo atrás: "Deus, o divórcio e o segundo casamento". Aliás, divórcio e segundo casamento são temas (dentre muitos outros) que sempre me deixaram com "a pulga atrás da orelha". Desde que me conheço por gente, enfiaram-me goela abaixo que divórcio não é permitido por Deus, muito menos o segundo casamento. Aí eu ficava pensando: "Se Deus é um Deus de amor, vai se alegrar em ver seu filho sofrendo uma vida inteira? E onde entra a Graça nessa história?"

Lembro que quando resolvi escrever sobre esse tema, pesquisei em sete versões de Bíblia, assisti alguns vídeos, consultei livros, artigos, especialistas, busquei ajuda em comentários bíblicos, acompanhei casais em processo de divórcio (pessoalmente e virtualmente), diversas vezes debati com meus pais e marido... enfim, dei o meu melhor! Mas sei que ainda foi pouco, muito pouco. Li e reli o texto dezena de vezes, e cada vez que lia, mudava alguma coisa. Mas confesso que ao terminar, a pulguinha continuou atrás da orelha.

Alguns dias depois de publicá-lo, um leitor do blog me mandou o texto abaixo. Enquanto lia, parecia que uma venda estava sendo retirada dos meus olhos. Talvez essa não seja minha "posição final da vida inteira" sobre o assunto, mas por enquanto é. Não poderia deixar de dividir com você, afinal, coisa boa tem que ser compartilhada! Ele é longo, mas é um investimento de tempo valioso. Se não puder ler tudo agora, leia em partes, ou quem sabe em outro momento, mas não deixe de ler! Aí vai:

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Job, exemplo de perseverança e paciência














A "história" de Jó é uma das muitas "histórias" da Bíblia que me fascina. Certamente que ela nos foi dada como exemplo de perseverança e paciência nas tribulações, para que não desanimemos e desistamos de seguir o Senhor e de fazer a Sua vontade, ainda que venhamos a perder tudo o que prezamos como sendo coisas de valor e necessárias para nós.Se Deus permitir que sejamos despojados destas coisas nós devemos, tal como Jó, perseverar com confiança no nosso amor e dependência no Senhor.


sábado, 15 de dezembro de 2012

O REI quer que te sentes na Sua mesa




“Ora, Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Este era da idade de cinco anos quando chegaram de Jizreel as novas a respeito de Saul e Jônatas; pelo que sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo. O seu nome era Mefibosete”
II Samuel 4:4

Significado de Mefibosete: vergonha

O cenário: a guerra, a notícia da morte do Rei Saul e seu filho primogénito Jónatas, a ama que foge, e a desgraça de um menino que se chama (ou passou a chamar-se) Mefibosete cujo nome significa “vergonha”.

Passado um tempo, depois de David ter consolidado o seu governo em Israel o texto relata-nos o seguinte:“Disse Davi: Resta ainda alguém da casa de Saul, para que eu use de benevolência para com ele por amor de Jônatas?” II Sa 9:1

Convém lembrar neste ponto que David e Jónatas eram amigos de aliança. Jónatas esteve sempre do lado do seu amigo David contra as loucuras de Saul, Rei de Israel e seu pai.


A sabedoria produz felicidade



O livro de Provérbios é um compêndio de sabedoria dada por Deus sobre dinheiro, casamento, trabalho, raiva, saúde, pais, fazer amigos, planeamento, sucesso, etc.

Este livro surgiu durante um sonho que Salomão teve, em que Deus lhe diz: Pede o que queres que eu te dê (1 Rs 3:5). Em resposta, o que Salomão pediu sabedoria: A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar teu povo para que prudentemente discirna entre o bem e o mal. I Rs 3:9

Não foi um pedido egoísta, porque Salomão não pediu dinheiro ou poder, fama, nem uma vida longa, etc.. Portanto, Deus concedeu-lhe o seu pedido (1 Rs 3:12), e um dos resultados foi o livro de Provérbios ter chegado até nós.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A família perfeita



Mateus 1.18 “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo.”


1. A concepção de Maria.

Lucas 1:26-35
“Ora, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
E, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo. Ela, porém, ao ouvir estas palavras, turbou-se muito e pôs-se a pensar que saudação seria essa. Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai; e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão? Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.”

Na prática, permita-se dizer, um anjo apareceu a uma noiva virgem para dizer que lhe estragaria o casamento.

domingo, 9 de dezembro de 2012

A Bíblia, passado, presente e futuro



A Bíblia fala-nos sobre o nosso passado, o nosso presente e o nosso futuro.

Fala sobre o nosso passado.

Revela-nos a criação do mundo, a criação do homem e a sua homem. Revela-nos a Sua contínua persistência em ser o Único que merece a nossa adoração e O nosso Único provedor.