sexta-feira, 3 de novembro de 2017

À descoberta da nudez


“O homem e a mulher viviam nus e não sentiam vergonha.” Gn.2:25


Deus deu a Adão o governo do mundo: tinha habitação (2:8,8); tinha profissão (2:15,19,20); tinha uma missão (2:16,17); e acesso direto ao criador. Mas faltava-lhe algo que o preenchesse completamente…

Podemos ter muita coisa na vida, fazer o que mais gostamos, mas se nos faltar alguém ao nosso lado estaremos incompletos. Quando Adão a viu a mulher disse: “Esta é osso dos meus ossos, carne da minha carne! Ela será chamada mulher porque do homem foi tirada.” Génesis 2:23.


sábado, 21 de outubro de 2017

Atitudes defensivas

Uma atitude defensiva é uma reação verbal que resulta do nosso estado emocional ou da memória do nosso passado histórico.

A atitude defensiva também pode manifestar-se numa retirada estratégica do local, ficar em silêncio, tentar mudar de assunto fingindo que não percebeu o ataque, (se é que realmente houve um ataque, o que pode nem ter acontecido).


terça-feira, 22 de agosto de 2017

Poema do amor


“Deus de amor, tu estabeleceste o casamento para o bem-estar e a felicidade da humanidade. Teu foi o plano e somente contigo podemos realizá-lo com alegria. Tu mesmo disseste: “Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idónea”. Agora, nossas alegrias estão duplicadas, pois a felicidade de um é a felicidade do outro. Nossos fardos estão agora divididos, desde que nós os partilhamos.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

A noiva espera


1. A noiva prepara-se para o casamento.

Não há nada mais maravilhoso nesta vida do que um relacionamento feliz em família. Essa aprendizagem faz-se com modelos: os nossos pais são os primeiros modelos, eles encaminham-nos para recebermos de outros; e também outros valores como Deus, a Bíblia, a Igreja, outros casais, etc…

A noiva reserva-se em exclusivo para o casamento. Ela preserva a sua virgindade, a sua pureza, a sua exclusividade. Ela quer ser por inteiro do seu amado!

E também vai adquirindo alguns apetrechos. A família vai oferecendo algumas coisas que ela guarda cuidadosamente numa arca. Ela e tudo o que é seu, um dia será por completo do seu noivo.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

O dízimo


O dízimo é uma das armas de maior ataque às igrejas evangélicas nos dias de hoje. É evidente que os visados não são os bruxos, os políticos, os jogadores de futebol, as estrelas de cinema, as figuras públicas, apresentadores famosos, etc… Esta evidência é suficiente como resposta, mas não vamos ficar por aqui.

Primeiro deixem-me fazer uma “emissão” de perdão sobre os que sob diferentes formas nas diferentes épocas têm procurado por todos os meios caluniar as pessoas íntegras, desde dos pastores até aos membros das igrejas que contribuem fielmente com os seus dízimos.

quinta-feira, 29 de junho de 2017

A teologia da retribuição



A Teologia errada (da Retribuição) em que muitos crentes vivem...

Vocês conhecem o drama de Jó!!! A tese levantada por Satanás é a de que ninguém adora e serve a Deus por nada.

Isto é: Por detrás de toda a rectidão e integridade, o homem esconde sua verdadeira motivação que é a recompensa que espera receber de Deus. Satanás duvida que alguém possa amar a Deus sem esperar alguma retribuição.

Por Daniel Marques Silva
Pastor da Igreja Congregacional de Montargil

https://www.facebook.com/daniel.m.dasilva


quarta-feira, 28 de junho de 2017

Caia fogo do céu


Os cristãos, tal como os discípulos de Jesus, não estão imunes a sentimentos de ira, indignação, desejo de que o "dia do juízo" caia sobre todos os hipócritas, etc..., etc... A dificuldade com estes desejos não é tanto tê-los, é consumá-los, é atacar os que nos estão próximos e remetê-los para a categoria de inimigos.


É nesta fase que seguir a Jesus se torna mais complicado e difícil, uns retornam à Lei e aos seus aspectos punitivos, enquanto outros regressam aos profetas arvorando-se em arautos da santidade, sem contudo conseguirem deixar de brandir suas lanças vingativas.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Diferenças



Antes de casar o Manuel imaginava como seria agradável tomar o pequeno-almoço cedo. Assim que casou descobriu que a Maria não gostava de levantar cedo da cama. Também imaginou como seria agradável caminhar pelo meio das montanhas e dormir numa tenda, mas depressa descobriu que ela tinha pavor dos bichos que andam no mato e gostava mais de hotéis com piscina. Pagou o anel de noivado a pronto, pois juros eram coisa que o repelia, contudo ela gostava de gastar com o cartão de crédito. O Manuel gostava de “analisar” cada decisão mas a Maria decidia no imediato o que lhe vinha à cabeça.

Quanto tempo poderá durar um casamentos destes?

Os opostos atraem-se. Até certo ponto.

sexta-feira, 23 de junho de 2017

A vingança de Deus


I. Como nós vemos a justiça? O que é para si justiça? O que é fazer justiça?

Vamos simplificar "justiça": Justiça é punir o culpado e livrar o inocente!


A Bíblia tem muitos versículos sobre justiça. Mais de 362 pelo menos. Um versículo sobre justiça para cada dia do ano.

Vamos recolher dois exemplos: 

"Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda darás testemunho, acompanhando a maioria, para perverteres a justiça;" Êxodo 23:2 
"A benignidade e a fidelidade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram." Salmos 85:10

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Cinco reações em cadeia


“Palavras leva-as vento”. Nem sempre. O dito contradiz um outro: “Há quatro coisas que não voltam para trás: a pedra atirada, a palavra dita, a ocasião perdida e o tempo passado”.

Salomão coloca a questão numa forma positiva: “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo” Provérbios 25:11

A palavra é uma ferramenta muito poderosa. Uma palavra ofensiva pode despoletar violência, uma insinuação provoca mau ambiente familiar e até mesmo a ausência de palavras pode ser perturbador.

sábado, 15 de abril de 2017

O altar do sacrifício


“Se me levantares um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas, pois se sobre ele manejares a tua ferramenta, profaná-lo-ás.” Êxodo 20:25

“Façam o Altar do Senhor, o seu Deus, com pedras brutas, e sobre ele ofereçam holocausto ao Senhor, o seu Deus.” Deuteronómio 27:6 (NVI)

1. O que é um altar?

O altar é um lugar onde o homem mais se pode aproximar de Deus. É o lugar onde o imperfeito se encontra com o perfeito, o feio com o belo, a criação com o criador, o pecador com o justo.

terça-feira, 14 de março de 2017

Da comunicação à intimidade


I. Padrões prejudiciais

Sem uma comunicação saudável não haverá intimidade.

Há comportamentos no nosso relacionamento que levam à intimidade enquanto que há outros que são totalmente destrutivos de um casamento.


Há também casais que querem ter uma relação saudável mas desconhecem que certos comportamentos apenas a danificam.


quarta-feira, 1 de março de 2017

As linguagens do amor


“As Cinco Linguagens do Amor” é uma abordagem sobre as relações conjugais numa perspectiva de comunicação através de atos, no que diz respeito a dar e receber, na “linguagem” que mais agrada ao cônjuge. Gary Chapman encontrou em “palavras de afirmação”, “qualidade de tempo”, “receber presentes”, “formas de servir” e “toque físico”, matéria suficiente para desenvolver as suas abordagens em sessões de terapia com casais.

Entre outros temas, esta abordagem também ganhou espaço nos nossos convívios de casais.

I. Primeiro uma história…

Estávamos a cerca de 12 mil metros de altitude, algures entre Buffalo e Dallas, quando o meu companheiro de viagem colocou a revista que lia na bolsa do seu banco e, olhando na minha direção, perguntou:

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Cumplicidade no relacionamento


1. O mesmo propósito.

O namoro serve para afinar os nossos desejos, avaliar a nossa personalidade, confrontar o nosso egoísmo. É suposto que durante o período do namoro muita coisa tenha sido falada, assim como também é necessário fazer muitos ajustes e mudanças ao longo da vida de casados.

2. Companheirismo.

Companheirismo é gostar de fazer as coisas em conjunto. Quando um casal funciona bem não há problema se tiverem um negócio juntos ou se um for chefe e o outro o subordinado. Com um excelente companheiro podemos funcionar bem tanto no trabalho como no divertimento, no sexo e na oração.