quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Obrigado a todos



Durante todo este processo de abdicação de uma responsabilidade e integração na Assembleia de Deus de Almada alguns dos meus amigos têm demonstrado alguma preocupação com o meu (e nosso) bem-estar emocional pois este tipo de processos poucas vezes são exemplares ou resultam de algum estado de crise crónica ou incompatibilidade que não foi mais possível sustentar nem sequer na aparência.

domingo, 14 de dezembro de 2014

Cinco palavras que geram vida


Salmos 37:3-7 "Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança. Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor;confia nele, e ele tudo fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia. Descansa no Senhor, e Espera nele..."

Aqui estão cinco palavras importantíssimas que precisam ser aplicadas no dia a dia da nossa vida, na busca de soluções para os desafios que enfrentamos todos os dias:


sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Agradecimento




Conheci o Pr. José Gabriel Cabral quando ainda estava na Marinha, provavelmente por volta de 1990 numa das suas visitas à Igreja Viva – Assembleia de Deus do Fogueteiro. Nos anos seguintes voltámos a encontrar-nos repetidamente no Fogueteiro e também nos Açores quando entre 1998 e 2000 me desloquei por algumas vezes ao arquipélago em missão pela Cruz Azul.


Carta do Pr José Gabriel Cabral




Gostaria de informar a quem interessar sobre a nossa amizade com o pastor Samuel Dias a qual remonta a 1989 por ocasião de uma das minhas viagens missionárias a África. Era ele ainda muito jovem e muito activo no louvor da Igreja do Fogueteiro pastoreada pelo nosso amigo pastor Joaquim Lucas da Silva.


quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O início de uma nova jornada


Decorreram quase 10 anos que estamos juntos nesta jornada. Foi uma década repleta de bons momentos, algumas dores, muitas vitórias e também muitas perdas. Recordamos com saudade os que partiram, os que se ausentaram e alegramos-nos com os que permanecem. Fizemos muita coisa juntos e também muito ficou por fazer.

domingo, 31 de agosto de 2014

O poder de um encontro com Deus


Toda a pessoa que tem um encontro com Deus não fica igual; toda a pessoa que tem um encontro com Deus, muda, melhora, fica diferente; os valores mudam, os hábitos mudam, a visão muda.

O texto que vamos ler fala nisso, fala no grande poder que tem o nosso encontro com Deus. Há um grande poder quando temos um encontro com Deus.

sábado, 2 de agosto de 2014

Eu apoio Israel




Se os judeus fossem um povo perfeito e o Criador tivesse abandonado o restante da sua criação não teria sido necessário a Deus fazer uso do seu último recurso para trazer paz à humanidade: Jesus, O Cristo.

Apoio também incondicionalmente o meu país, por ser filho de portugueses, por ter nascido neste território e por ter jurado honrar a pátria na Marinha de Guerra Portuguesa onde servi entre os anos 1982-1991. Apoio o meu país independentemente da sua origem pois foi fruto de uma rebelião familiar; e da sua história, a boa e a má; e independentemente do seu governo, pois muitas vezes são tomadas decisões contrárias à minha consciência, como é o caso do aborto que vitima milhares de crianças todos os anos, e a corrupção que tem lançado o caos na nossa economia sobrecarregando posteriormente os cidadãos com mais impostos lançando milhares de famílias no desemprego e maior pobreza.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Os deuses de barro



Porque ficamos transtornados quando algum defeito de um dos nossos ídolos é exposto?

Alguns dos meus amigos ficaram indignados por ter trazido para o presente um assunto que, presentemente, é motivo de regozijo e indignação, nas redes sociais de israelitas e árabes. Cristiano Ronaldo terá dito no balneário “não troco a minha camisola com assassinos” ao justificar-se por não ter trocado a sua camisola com Yuval Spungin, jogador do Maccabi TelAviv”, quando em Março de 2014, em Israel, jogou com a seleção israelita.

sábado, 12 de julho de 2014

Cristão autêntico



“Característica, particularidade ou estado do que é autêntico. Natureza daquilo que é real ou verdadeiro; estado do que é genuíno; verdadeiro: autenticidade de uma obra de Picasso. Em que há pertinência; que possui legitimidade; legítimo e adequado: a autenticidade de um artigo científico. Particularidade do que se pode confiar; que se encontra em conformidade com a lei; legitimidade.” Dicionário On-line



“A coisa mais cansativa na vida é não ser autêntico.” Anne Lindbergh

“Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades. Hoje sei que isso é...Autenticidade.” Charles Chaplin

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Os puritanos


"Aos caluniadores profissionais do prazer é costume chamar «puritanos». Sabes quem é puritano? É aquele que garante que o sinal de que uma coisa é boa consiste em não gostarmos de a fazer. É aquele que sustenta que tem sempre mais mérito sofrer do que gozar (quando, na realidade, pode ser mais meritório gozar bem do que sofrer mal).

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Arte em Belém


Quadro de Rafael, "A Deposição", de 1507,
que mostra Jesus sendo carregado da cruz para o
túmulo após a crucificação, com uma sobreposição da fotografia
de um palestiniano com as pernas sangrentas
sendo carregado sob os olhares de um soldado israelita...
Na sua maioria, árabes e judeus não gostam de Jesus. Jesus é a figura central do cristianismo. O deus dos islâmicos, na sua maioria árabes, é Alá, Maomé é o seu profeta e o Corão o seu livro sagrado. O Deus dos judeus e dos cristãos é o mesmo. A diferença está no reconhecimento de Jesus nascido em Belém, filho de Maria, e da linhagem de Abraão, Judá e David, como o Messias prometido. Assim, para os cristãos, Jesus, O Filho de Deus, é também Deus e Senhor.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Castigo ou perdão?




I. PARA QUE SERVE O CASTIGO?

O castigo tem por finalidade uma mudança do comportamento.

Há castigos naturais que resultam da teimosia da criança em mexer numa vela acesa ou se aproximar de um forno quente. Mas a nossa preocupação é quando o comportamento não muda. Castigo após castigo, o comportamento não muda e pelo contrário provoca revolta e ódio na pessoa que não reconhece o erro de modo algum.

domingo, 6 de abril de 2014

Não me envergonho do evangelho de Cristo

























Está a decorrer no facebook um desafio que passa de "mão em mão" com o objectivo de compartilhar entre os amigos o testemunho pessoal de cada um. Aqui está o texto do meu e o respectivo vídeo, o qual coloquei no canal do Youtube.


Eu e a minha esposa fomos desafiados pela Adelaide Costa a compartilhar um pouco da nossa fé. Obrigado Adelaide, já estava à espera que alguém o fizesse e tu lembraste-te de nós primeiro.


sábado, 15 de março de 2014

Sete perguntas sobre prosperidade


SETE PERGUNTAS QUE TODO "CRENTE" DEFENSOR DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE, DEVERIA RESPONDER:
  1. Se o evangelho da prosperidade é bíblico porque Jesus era pobre e não tinha nem onde reclinar a cabeça?
  2. Você conhece alguém no Novo Testamento que, depois de aceitar Jesus, ficou materialmente rico?
  3. Saulo era pobre e ficou rico ou era rico e ficou pobre depois de sua conversão?
  4. Como você interpreta I Timóteo 6: 7-10 onde diz que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males?
  5. Reparou que as igrejas estão lotadas de pessoas buscando carros, casas, fazendas, empregos, prosperidade? Será que eles estão buscando o que querem no lugar certo?
  6. Como você explica o verso de I João 2:15 "não ameis o mundo, nem o que há no mundo?"
  7. Já percebeu que as igrejas da prosperidade oferecem ao crente o mesmo que o Diabo oferece aos seus seguidores?

terça-feira, 4 de março de 2014

Os Nefilins


Uma das passagens mais controversas da Bíblia é Gênesis 6. Mas creio que ela nos descortina um pouco mais o drama vivido por nossos primeiros pais. Vejamos o que ela diz:

“Como os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Então disse o Senhor: Não permanecerá o meu Espírito para sempre com o homem, pois este é mortal; os seus dias serão cento e vinte anos. Havia naqueles dias gigantes na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Estes foram valentes, os homens de renome que houve na Antiguidade”. Gênesis 6:1-4

Niveis de maturidade


Partilhava num outro dia com meus companheiros de caminhada que podemos medir o nível de maturidade da nossa fé em 5 níveis:

1 – O nível mais básico, o auto centrado. 


É a fé que vive focada nos pedidos a Deus. Podemos vê-la retratada na observação que Jesus fez à multidão que O seguia." ...Em verdade, em verdade vos digo que me buscais, não porque vistes sinais, mas porque comestes do pão e vos saciastes". (João 6.26) Uma fé assim, precisa constantemente de ser reforçada por favores de Deus sob o risco de esmorecer. Esta fé não sabe lidar com falsas espectativas, com desilusões.....

domingo, 9 de fevereiro de 2014

O caminho da felicidade


“Vendo Jesus as Multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos” (Mateus 5.1).

O texto começa a afirmar: “vendo Jesus as multidões”. Hoje em dia, com uma explosão demográfica quase sem controlo, estamos acostumados a ver multidões, são multidões nos estádios, nas ruas, nas escolas, nas igrejas, multidões nas filas de desempregados, nas filas de hospitais públicos etc. 
Creio que essa linguagem nos é muito comum. A questão é: precisamos “ver” as multidões como Jesus as vê!



sábado, 1 de fevereiro de 2014

Sete erros que impedem o sucesso dos nossos filhos


Todos os pais querem sempre o melhor para os seus filhos. Querem que sejam educados e boas pessoas, mas não totós. Que sejam altruístas e solidários, mas não esbanjadores. Que sejam criativos e de mente aberta, mas não demais. Que sejam livres e viajados, mas que se mantenham por perto. Que sejam cultos e informados, mas não prepotentes. Que sejam bem estruturados e que saibam dizer “não” quando necessário, mas que o façam por eles e não por alguém. Que sejam influenciadores e não influenciados. Que se distingam mas não sejam diferentes. Que tenham bom carácter, sentido de humor e que não façam asneiras gratuitas, porque nós já as sabemos (quase) todas e se não as conseguirmos evitar, então estamos a fazer um mau trabalho.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Anulação conjugal


“Anulação” é uma forma de encontrar uma plataforma de convivência pacífica mas a um preço muito elevado. O preço a pagar vai da infelicidade à violência física, passa pela abdicação de viver o presente de forma mais agradável e ter um futuro melhor, sofrer de depressão, ter baixa auto-estima, ser vítima de violência verbal e privação sexual.

São várias as formas de anulação e por fim concluímos com a única forma de conseguir a felicidade do casal e que é TER OBJETIVOS EM COMUM, no mínimo.


sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Para que serve a igreja



Um Deus de promessas e serviço é o que todos procuramos. É isso que esperamos sentados e de mãos estendidas, pedindo que algo se nos dê, que alguma coisa aconteça. Mas será que realmente cremos em Deus? Não estaríamos depositando a fé, na verdade, numa espécie de Superman? Afinal, para que nos serve esse Deus?

Volto a me perguntar: por que ainda vamos à igreja? O que procuramos nela?

Autor: Julio Zamparetti
Extraído de Genizah