quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Não troque a sua vinha por uma horta


Desde que o mundo é mundo o homem compra e vende, vende e compra. “VENDE-SE”. Todos nós já vimos uma tabuleta com esta inscrição seja num carro, num jornal, em frente a uma casa ou num terreno. Todos os meios são validos para fazer estas trocas comerciais, seja pela TV ou através da internet, por toda a parte encontramos pessoas a querer vender ou comprar algo.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Cabana ou árvore?



Em primeiro lugar FELIZ NATAL.

Não há consenso possível. Há vários anos que se repetem as mesmas argumentações a favor e contra o Natal.

Ainda que eu acredite que as argumentações "pró Tabernáculos" sejam muito fortes e os seus defensores tenham bons argumentos, o que me incomoda é alguma perca da minha liberdade pessoal e desconforto, quando por vezes desejo "Feliz Natal" a alguém que não gosta do histórico do 25 de Dezembro e suspeito que pode ficar desagradado com a minha expressão. Sei que me sujeito também a um desfile de recados e informação sobre o dia do solstício de Inverno e mais algum paganismo implícito misturado na data. Confesso que já fui mais radical mas não há como ignorar aquilo que parece ser mais a verdade dos factos.

sábado, 21 de dezembro de 2013

A nossa estrutura espiritual


Ossos. O tema deste artigo é "ossos", só que ele não está no título para que você não se assuste e fuja. Quando Deus fala em ossos, no fundo Ele refere-se a outra coisa e isso fica claro quando lemos as 2 seguintes passagens:

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O Escorpião


Um mestre do Oriente viu quando um escorpião estava a afogar-se e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião picou-o. 

Pela reação de dor, o mestre soltou o animal que caiu de novo na água e de novo corria o risco de se afogar. O mestre tentou tirá-lo novamente e novamente o animal o picou.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Como educar os filhos


Não faço ideia de quantos artigos ou capítulos terão este título, “como educar os filhos”, em diversos formatos e por esse mundo afora em todas as línguas. Este pode ser também apenas mais um contributo teórico ou prático; teórico se o achar interessante, prático se tentar aplicar algumas das ideias aqui colocadas e que têm funcionado connosco. Pode não se adaptar a quem o lê ou a quem o ouve mas adapta-se a nós. Também não é nenhum curso, um seminário ou um manual, é apenas um tema que abordámos num dos convívios de casais que realizamos todos os meses na nossa casa e claro está, ajustado ás necessidades pontuais do nosso ministério e igreja local. É portanto um contributo muito ínfimo, portanto não se iluda com as nossas fórmulas e de preferência procure melhores conteúdos noutros locais na internet e claro em bons livros.

A pessoa que atrapalhava a sua vida morreu


Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito: "Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa. Você está convidado para o velório na sala de desporto".

No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhandoa a sua vida e bloqueando o crescimento na empresa. A agitação na sala de desporto era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas se iam aproximando do caixão, a excitação aumentava:


sábado, 7 de dezembro de 2013

Sugestões para desanimados


O desânimo é uma arma que nos desgasta. É muito difícil fazer uma caminhada onde há obstáculos e ter que carregar com uma pessoa desanimada. Portanto, precisamos de estar num lugar onde não haja desanimados.

Se pudermos encontrar um lugar onde não hajam palavras de desânimo tanto melhor. Mas ninguém está imune ao desânimo.

O desânimo pode trazer várias consequências à nossa vida como:

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

As vitórias de Ana


Ana é uma mulher de fé. Teve uma vida marcada por experiências profundas no seu relacionamento Deus. Viveu numa época e num contexto cultural em que a esterilidade como uma maldição, um preconceito e era rejeitada pela sociedade.

Para agravo da situação Penina, sabendo que Elcana amava mais a Ana, humilhava-a provocando-lhe sofrimento e dor. Elcana estava casado com duas mulheres porque naquele isso tempo era vulgar pois o Estado de Israel estava fora da direção de Deus, em total corrupção moral e espiritual.


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Pastores encurralados nas igrejas


A propósito de um vídeo que vi (que está em baixo) e de um texto que me foi enviado pelo Pr. Gabriel Cabral pareceu-me bem partilhar este assunto pois nos últimos tempos ele tem se tomado mais grave à medida que o tempo passa.

Cada um tem a sua história, eu tenho a minha, mas de uma forma ou de outra todos os líderes cristãos lidam com frustrações muito diversas como a dificuldade aqui abordada. Mesmo com algumas ferramentas de ajuda disponíveis, que não estão acessíveis a todos e especialmente aos que mais precisam (é preciso dizê-lo), o assunto é tabu. Um pastor não se pode queixar à congregação das suas dificuldades de liderança e também não pode fazê-lo diante de um público qualquer. 



domingo, 20 de outubro de 2013

O meu bem maior


Nunca se falou tanto em auto-estima como nos dias de hoje. Vivemos dias em não falta o conhecimento sobre coisas que contribuem para o nosso bem-estar mas a realidade é que as pessoas estão cada vez mais doentes, insatisfeitas, stressadas, ansiosas e inseguras.

A luta desenfreada dos pais pela conquista dos bens efémeros deixou completamente desamparados os seus filhos que cresceram à custa dos exemplos dos seus pares, sem valores, sem educação e sem Deus.


sábado, 12 de outubro de 2013

O vidente ambíguo


Com o avanço dos hebreus os moabitas e os midianitas uniram forças contra o inimigo comum. Como já sabiam das anteriores vitórias do povo de Israel, concluiram que apenas lhes poderiam ganhar se travassem uma batalha na esfera espiritual, e por conhecerem a fama e o prestígio de Balaão, chamaram-no.
Embora Balaão desempenhasse o papel de verdadeiro profeta ao abençoar Israel, antes de sair de cena, ele revela-se como uma figura repugnante que tenta provocar a ruína dos hebreus. Balaão revela-se um profeta ambíguo e emocionalmente descontrolado, modelo e figura de muitos que apesar de saberem dizer as verdades bíblicas na verdade têm o seu coração nas recompensas terrenas e com isso causam imensos estragos no povo de Deus.

Números 22-24

domingo, 6 de outubro de 2013

Quatro inimigos do casamento




O relacionamento entre duas pessoas é algo bastante complexo. Se tudo está bem nem damos conta dessa complexidade mas se alguma coisa está mal então qualquer pequena dificuldade é um obstáculo monstruoso.

O relacionamento conjugal é uma coisa boa. São as coisas boas que são alvo de cobiça e ataques do inimigo. Podemos também avaliar a importância de uma coisa boa pela forma como o inimigo o ataca.

Perfeição, justiça e paz

Melquisedeque é uma figura misteriosa na Bíblia. A Bíblia não tem enigmas, nem códigos para decifrar como alguns oportunistas nos tentam fazer acreditar para tirar proveito próprio do Livro Sagrado aproveitando-se dos menos esclarecidos. A Bíblia pode ter algumas coisas difíceis de entender por nos faltarem alguns dados culturais, ou até mesmo as traduções ingenuamente podem provocarem-nos algumas dúvidas na precisão dos significados originais.

Melquisedeque é em Hebreus 7:3 "sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida"... e "o qual recebeu o ofício do sacerdócio". Sem dúvida, esses atributos tais como, "sem pai, sem mãe" ou como "sem genealogia, sem princípio de dias", faz dele alguém, indiscutivelmente, de uma natureza sobrenatural.

Apenas três livros da Bíblia o mencionam: Génesis, Salmos e Hebreus.

Profetas fora da legalidade


A Igreja cristã nos dias de hoje está a atravessar momentos de dificuldade de vária ordem: secularismo, apostasia, doutrinas e práticas estranhas, descrédito causado por escândalos, etc...

Mas Deus tem uma igreja que é discreta, fiel e santa. Em alguns pontos ocasionalmente surgem focos de avivamento, milagres e grandes vitórias. A história mostra-nos que depois de crises de fé ou mesmo de perseguição, Deus renova a sua igreja com grande força e impacto na sociedade.


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O estrangeiro que não quis apenas uma parte da bênção.


A lepra é uma doença degenerativa. As extremidades dos dedos, orelhas, nariz, pálpebras apodrecem e caiem. No caso das pálpebras, uma vez sem elas o leproso cega porque os seus olhos perdem a lubrificação.

Assim este grupo deveria ter indivíduos com vários estágios da doença e dificuldades diversificadas. Uns poderiam ser cegos e outros poderiam ser coxos.

Lucas 17:11-19 “E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passava pela divisa entre a Samaria e a Galiléia. Ao entrar em certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, os quais pararam de longe, e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós! Ele, logo que os viu, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, enquanto iam, ficaram limpos. Um deles, vendo que fora curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, dando-lhe graças; e este era samaritano. Perguntou, pois, Jesus: Não foram limpos os dez? E os nove, onde estão? Não se achou quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.”


sábado, 21 de setembro de 2013

Deus vê quando sofres


Popeye tinha uma namorada que se chamava Olívia Palito. Olívia era tão vistosa que quando passava o trânsito parava e os cães latiam. Para perturbar harmonia entre o casal Brutus aparecia e cometia várias acções de violência e desestabilização da harmonia enquanto Popeye pacientemente aguentava o quanto podia.

Até que, havia um momento na vida dele em que ele berrava num inglês muito pobre típico de marinheiro: “That’s all I can stand, I can´t stands no more!” (É tudo o que eu posso aguentar, já não aguento mais”). Então abria uma lata de espinafres salvava Olívia e a humanidade do perigo.

sábado, 14 de setembro de 2013

Um profeta deprimido


I Reis 19:2-8 “Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles. Quando ele viu isto, levantou-se e, para escapar com vida, se foi. E chegando a Berseba, que pertence a Judá, deixou ali o seu moço. Ele, porém, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitando-se debaixo do zimbro, dormiu; e eis que um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te e come. Ele olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água. Tendo comido e bebido, tornou a deitar-se. O anjo do Senhor veio segunda vez, tocou-o, e lhe disse: Levanta-te e come, porque demasiado longa te será a viagem. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força desse alimento caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.”

Muitas vezes ficamos tão fascinados com o registo bíblico sobre homens e mulheres de Deus que acabamos por esquecer que todos eles eram humanos.

Passamos a vê-los como heróis e como tal acreditamos que eles não tinham falhas. Todavia, a Escritura mostra os homens de Deus como de facto são: fiéis, vigorosos, destemidos, corajosos e ousados – mais ainda assim humanos.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A melhor oferta


A Bíblia conta-nos a história de Caim e Abel, os dois filhos de Adão, criados e educados com os mesmos princípios, mas com um caráter e personalidades totalmente diferentes.

Num determinado momento, Caim e Abel trouxeram uma oferta ao Senhor. fruto do trabalho deles. Era um momento específico, pré-determinado e muito provavelmente, periódico, em que se deveria oferecer algo em sacrifício a Deus.

“Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta, ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou.” (Gn 4.3-5)


terça-feira, 3 de setembro de 2013

O africano que temia a Deus


Ebede-Meleque entra em cena num dos momentos mais angustiantes da história hebraica. O Reino de Israel quase não existia e o de Judá estava prestes a ser destruído.

Por teimosia o povo entregava-se à idolatria e aos pecados mais horríveis. Os príncipes e os sacerdotes mentiam e espoliavam os pobres, e os falsos profetas desmentiam as palavras de Jeremias. Embora ele tudo fizesse para que seus compatriotas voltassem a observar a Lei de Moisés, ele recebia pelas suas profecias escárnios injúrias. Só não o mataram, porque Deus o guardou.

sábado, 24 de agosto de 2013

A justa salvação de Deus


Se Jesus é o único caminho, como pode Deus ser justo se o inverso desta afirmação faz-nos concluir que estão condenados os restantes que nunca ouviram falar d'Ele?

Não sabemos. Não sabemos quais são os critérios de Deus para a avaliação daqueles que não tiveram oportunidade de conhecer o valor do sacrifício de Jesus na cruz.

Mas há outra coisa que não sabemos: não sabemos julgar o coração de ninguém. Temos então que nos cingir ao que nós sabemos.


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Pecados grandes e pequenos


Há dias reencontrei alguém que não via há muitos anos... Partilhei algo relacionado com a congregação de que fazíamos parte na altura, acerca de como saí de lá...

O meu líder do grupo de louvor da altura disse-me depois de o questionar se eu seria rebelde se saísse de lá: "David sempre respeitou Saul, mas quanto este atentou contra a sua vida fugiu, não se deixou matar! Assim faz o mesmo, aguenta até sentires que a tua vida espiritual corre riscos... Nessa altura foge!".

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Evidências da graça sem religião


O perdão encontra-se no centro do projeto de Deus para o futuro da humanidade.

O que nós estamos mais habituados a ouvir é retaliação, vingança, razão, mas só o perdão pode trazer mudança aos corações despedaçados pelo desapontamento e ás etnias dos povos do mundo a quem foi roubada a sua própria autodeterminação.

Justiça religiosa.

Não só de pão mas também de palavras


"Há quatro coisas que não voltam atrás: a pedra atirada, a palavra dita, a ocasião perdida e o tempo passado"

Vivemos de palavras. A vida e a morte estão na nossa boca: “A boca do justo é manancial de vida, porém a boca dos ímpios esconde a violência.” Provérbios 10:11; “O que guarda a sua boca preserva a sua vida; mas o que muito abre os seus lábios traz sobre si a ruína.”  Provérbios 13:3


terça-feira, 6 de agosto de 2013

Decide fazer uma mudança



O Rei Ezequias, 715 a.c., 13º Rei de Judá, quando assumiu a liderança tinha os cofres do estado completamente vazios, não tinha exército, o povo estava completamente desanimado e derrotado. A sua primeira ação foi fazer uma Aliança com o dono do Universo, limpou a Casa de Deus, convocou o povo e celebrou a Páscoa, lembrando assim o Deus de seus pais que de forma tão milagrosa já os tinha abençoado antes. E como O Deus de ontem é o mesmo hoje, então Ele enviou um anjo e libertou o seu povo das garras de Rei da Síria que já antes tinha sido opressor e dominador. Com a vitória veio a paz, as riquezas e a prosperidade.

Coisas com que Deus se importa.



Deus surpreende-nos com isto? Não fazia ideia que Deus se preocupasse com estas coisas. Eu continua a acreditar que Deus preocupa-se com a condição humana, com o coração humano, com os que estão oprimidos, com os que não têm um pedaço de pão e com os que sofrem. 

Medite nisto: “Não seja cínico agradecendo a Deus um carro topo de gama quando o seu semelhante clama ao mesmo Deus por um pedaço de pão. Ou qual dos dois adora o verdadeiro Deus?”

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Deixemos de ser bebés.


“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino”. I Coríntios 13:11

Quando uma pessoa se entrega a Cristo, confessando-o como Senhor e Salvador da sua vida, ela é feita nova criação, como relatado em II Coríntios 5:17 – “E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas antigas já passaram; eis que tudo se fez novo”.


segunda-feira, 29 de julho de 2013

Más notícias para pessoas boas



I. 1º tipo de pessoas. Pessoas que sugam as nossas vidas.

a. Pessoas que sugam são “conspiradores de vidas”.

David era um crente em Deus com muitas capacidades mas permanentemente afrontado na sua segurança por conspiradores.

Salmos 31:13 “Pois tenho ouvido a difamação de muitos, terror por todos os lados; enquanto juntamente conspiravam contra mim, maquinaram tirar-me a vida.”

Uma observação atenta dos versículos que falam de vida e se relacionam com vida percebemos que David ocupou-se grande parte do seu tempo de vida a esquivar-se daqueles que lhe queriam tirar a vida.

sábado, 13 de julho de 2013

Quatro leis do casamento


1ª Lei: Deixará
= lei da emancipação

Não apenas o sucesso do nosso casamento mas também o sucesso dos nossos relacionamentos. Esta é a forma mais simples e mais original de Deus.

Génesis 2:24 “Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne. E ambos estavam nus, o homem e sua mulher; e não se envergonhavam.”

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Vingança doce


Estêvão foi um imitador de Jesus. As frases de clamor por perdão no fim da sua vida não são as mesmas que Jesus proferiu, são muito idênticas, mas o coração é o mesmo. Estêvão também realizou milagres mas em nenhum outro momento ele se comparou tanto a Jesus como na hora da sua morte.


segunda-feira, 29 de abril de 2013

Passos para admissão do erro




Sim eu fiz - admissão de acção
Sim eu fiz, está errado - admissão do erro
Sim eu fiz, está errado, coitado de mim não presto - Remorso
Sim eu fiz, está errado, vou mudar de atitude - Arrependimento
Sim eu fiz, está errado vou mudar de atitude, perdoa-me - Pedido de perdão e Arrependimento

(via Paulo Chaveiro)

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Convívios de casais



A primeira razão pela qual promovemos convívios de casais é porque estamos muito ocupados. Temos imensas coisas para fazer e inúmeras maneiras de nos entretermos apenas connosco próprios. Temos os nossos empregos, as tarefas domésticas e as familiares. Gostamos de passear e estar juntos mas a nossa igreja local e a Cruz Azul ocupam uma parte substancial do nosso tempo disponível. Temos portanto “montes” de desculpas para apresentar para não nos relacionarmos com outros iguais a nós.

As dívidas no casamento




Sim, as finanças podem destruir um relacionamento, seja por causa de dívidas, excesso de gastos, falta de dinheiro ou por omissões. Os casais com dívidas passam menos tempo juntos, brigam mais e são menos felizes, constatou o pesquisador Jefrey Dew. 

As brigas por causa de dinheiro sempre acabam por afetar outros aspectos do relacionamento. Além disso, causam problemas de saúde como insónias, dores de cabeça, dores de estômago, ataques cardíacos e depressão.


A comunicação no relacionamento




“As Cinco Linguagens do Amor”, é um livro que já ajudou milhares de casais a resgatar seu relacionamento e a criar um ambiente emocional positivo no casamento. O conjugue tem uma das cinco lin­guagens do amor predominante. Um desses estilos de comunicação toca mais fundo em nossas emo­ções do que os outros quatro.

Em maior ou menor grau, gosta­mos de todos eles, mas geralmente temos preferência por um e não abriríamos mão dele por nada. Essa é a linguagem que nos faz sentir verdadeiramente amados. Quando o cônjuge "fala" connosco nessa linguagem do amor predominante o nosso tanque de amor enche-se e sentimo-nos seguros. A chave é descobrir a linguagem do amor predomi­nante de seu cônjuge e usá-la em doses maciças com uma pita­da das outras quatro linguagens como a cereja em cima do bolo.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Quarta-feira, véspera de Sábado



"...Então alguns escribas e fariseus lhe disseram: Mestre, gostaríamos de ver da tua parte algum sinal. E Ele lhes respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas. Pois como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra." Mateus 12:38-40

Quem é a pessoa que diz estas palavras? Jesus! Quantos dias Jesus disse que estaria morto? Três!

quarta-feira, 13 de março de 2013

Não matarás



“Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós. E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão.” Mateus 7:1-5

Há pessoas que acham que o mal é sempre dos outros. Jean Paul Satre e Jesus Cristo não podem ser mais antagónicos, por muita defesa que o filósofo possa oferecer. A sociedade oferece-nos duas possibilidades: “O inferno são os outros”, culpar os outros, ou assumirmos nós próprios a nossa responsabilidade, “não julgueis, para que não sejais julgados”.

O que é temer a Deus


~

O livro de Jó conta-nos a história de um homem muito especial. Ele é apresentado no início da história como um servo de Deus admirável, abençoado com muitas riquezas e uma família maravilhosa. Deus tinha muito prazer na vida de Jó! Certo dia Satanás estava rodeando a terra, “pois anda em derredor bramado como leão, buscando a quem possa tragar”, então Deus lhe disse: “Viste o meu servo Jó? Ninguém há na terra semelhante a ele.” 

E Satanás insinuou que sua fidelidade a Deus era o resultado das bênçãos de Deus sobre sua vida. Então Deus permitiu que Jó fosse provado, testado em sua fé.



terça-feira, 12 de março de 2013

A exigência de perdão



Tenho constatado com muita frequência, nos anos de experiência ministerial que tenho (e já são muitos), que os violadores do que seja ou de quem quer que seja, com a mesma intensidade e "velocidade" que agridem e ferem as suas vítimas, também lhes "pedem", direi antes, EXIGEM o perdão para os seus actos repugnáveis e abomináveis.

O que vem a seguir, SEMPRE, é mais do MESMO, ou seja, VIOLÊNCIA: Emocional, física, psíquica e até sexual em MUITOS casos que se conhecem.


segunda-feira, 11 de março de 2013

Fenómeno e fortuna, Justin Bieber



Eu devia ter uns 15 ou 16 anos, o espetáculo prometia porque era a inauguração da Praça de Touros de Paio Pires e eu estava em pulgas para me escapar para lá.
Mas nem passava pela cabeça pedir ao meu pai porque ele não me deixaria ir. Tão pouco poderia pensar na possibilidade de ter qualquer quantia de dinheiro para pagar o bilhete, e na verdade acho que nem sequer pagaria para satisfazer aquele desejo.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Egoístas e servos



O egoísmo é (a) uma condição inata e (mais) pecaminosa do ser humano. O egoísmo manifesta-se quando nos achamos mais importantes que Deus. O nosso egoísmo começa quando somos crianças porque os nossos pais convertem-nos no centro do universo e há alguns que nunca saíram desse estágio infantil.

A. Gente egoísta e relacionamentos infelizes.

Primeiro vamos explorar as diferenças entre o conjugue egoísta e o conjugue servo.
Na escala de 1 a 10 como classificas o teu egoísmo? E ao teu conjugue que avaliação atribuis?


sexta-feira, 1 de março de 2013

Preguiçosos e viciados no trabalho




"O caminho do preguiçoso é como a sebe de espinhos; porém a vereda dos justos é uma estrada real." Provérbios 15:19

Nesta mensagem vamos falar sobre deixar a preguiça. A palavra para "preguiçoso" ou "preguiça" significa "movimento lento".

O preguiçoso, conforme o senso comum, é aquele indivíduo avesso a atividades que mobilizem esforço físico ou mental. De modo que lhe é conveniente direcionar a sua vida a fins que não envolvam maiores esforços. A preguiça é algo que pode ser combatido e pode ter motivações psicológicas e fisiológicas.


domingo, 24 de fevereiro de 2013

O pior de todos os pecados



Durante a Idade Média um grupo de monges decidiram amar a Deus com todo o coração, mente e alma, como Jesus ordenou no maior mandamento: “Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.” Mateus 22:36-37.

Eles queriam saber não só o que os atraía a Deus, mas também o que os afastava. Eles compilaram então uma lista de pecados básicos a partir do qual se originam todos os outros pecados. E concluíram num resumo conhecido como “Os 7 Pecados Capitais.” O pior e o mais perigoso de todos os pecados é o primeiro da lista.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Casaram e viveram felizes para sempre.


A Bíblia começa com uma boda e rapidamente se segue uma guerra.

Depois do casamento o personagem seguinte que aparece é o diabo com a clara intenção de agredir Deus, os anjos e o casal.


Na realidade, o casamento está num contexto de uma guerra. É uma batalha espiritual. O diabo odeia Deus, o seu povo e especialmente odeia famílias. Ele, diabo, não é pai, não tem filho, não tem nora. É um ser incompleto na sua realização pessoal e a sua única satisfação é tentar conseguir adoradores. Especialmente ele odeia famílias cristãs por razões óbvias, elas procuram seguir Cristo.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Os milagres "messiânicos"



Cada milagre de Jesus, para além do impacto que produzia na vida da pessoa que era abençoada, e nas multidões, tem uma profundidade muito maior que só uma observação mais atenta sobre o ambiente que rodeava Jesus e a mensagem que Ele queria transmitir nos pode revelar.

Fazer milagres não era apenas uma demonstração de autoridade, mas também o resultado de uma paixão pela humanidade e o cumprimento de uma missão: Ele era o Messias, portanto tinha que cumprir todas as expectativas relacionadas com a sua pessoa.

Vidas com significado



Lucas 12:15-19 “E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui. Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te.”

Se Salomão hoje fosse vivo ocuparia um lugar destacado nas melhores revistas “côr de rosa” do mundo, como por exemplo:
-        Os dez mais ricos;
-        Os dez homens mais sedutores;
-        Os dez homens mais empreendedores;
-        Os dez homens mais bem vestidos.


sábado, 12 de janeiro de 2013

A oração de Jabez




“Jabez foi mais ilustre do que seus irmãos (sua mãe lhe pusera o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz).. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Tomara que me abençoes, e estendas os meus termos; que a tua mão seja comigo e faças que do mal eu não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe pedira.” I Crónicas  4:9,10

Quase anónimo, no meio de um relato de genealogias o cronista pára e faz menção a um homem com um carácter muito especial: Jabez!

Jabez foi um homem que nasceu marcado para perder. O seu nome trazia a sua história, a qual não lhe era favorável. Cada pessoa que o chamava pelo nome conhecia a sua história e lembrava-lhe uma culpa que não tinha.

Porque eu creio em Deus


"Diz o néscio no seu coração: Não há Deus. Corromperam-se e cometeram abominável iniquidade: não há quem faça o bem" (Salmo 53:1). Afinal, Deus existe ou não? Esta pergunta obscurece todas as outras que a humanidade possa fazer.

A vida do homem em sua plenitude é afectada pelo facto de o homem se considerar o ser supremo do universo ou reconhecer que existe um ser supra-humano que é objecto de seu amor ou de medo, uma força a ser desafiada ou um Senhor a ser obedecido.



sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Outro tipo de comportamento



Temos uma forte tendência para julgar os outros. Faz parte da nossa natureza primária e da nossa herança religiosa católica e judaica.

Mas Jesus veio para nos mostrar uma outra dimensão no relacionamento de uns com os outros. O confronto de Jesus com os fariseus nesta matéria é um assunto dominante e que contrasta com as nossas atitudes muitas das vezes mais farisaicas que cristãs.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Boicote aos Judeus


Pouco tempo atrás, o Irão e o líder supremo, aiatolá Ruhollah Khomeini, pediu ao mundo muçulmano para boicotar tudo e qualquer coisa que tem origem judaica. Em resposta, Meyer M. Treinkman, um farmacêutico, além da bondade de seu coração, ofereceu-se para ajudá-los na sua causa da seguinte forma: